PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Acidente na Estrada da Matriz com um morto e três feridos.

Grave acidente na curva da Fazenda Modelo.

Marco Aurélio com a família ao iniciar a curva na altura da Fazenda Modelo não imaginava que fosse dar de cara com um Fiat Uno em alta velocidade que ia em sua direção na contramão. O acidente aconteceu na tarde da última terça-feira (03/03).

- "Pensei que já tivesse desviado o suficiente, mas me enganei, ou o outro carro avançou mais na minha direção, e, não deu". Explica Marco Aurélio enquanto era atendido na ambulância.

O fato é que a estrada naquele ponto é estreita e a curva acentuada fez com que o motorista do Fiat Uno em alta velocidade perdesse o controle e avançasse na contramão. O motorista causador do acidente faleceu no local e estava sem documentos. Horas após o acidente ainda não tinha sido identificado. Uma carteirinha de locadora poderia fornecer a pista que o identificasse.

É comum, jovens da região, com pouca experiência e as vezes sem carteira, aproveitarem a pouca fiscalização e excederem a velocidade em nossas ruas estreitas. A imprudência custou a vida do jovem e o ferimento de outras tres pessoas inocentes.

Nossa experiência na região recomenda muita cautela ao dirigir, pois as ruas com pouca ou nenhuma manutenção, com muitos buracos e em alguns trechos o mato invadindo as pistas, dificultam ações evasivas.

| 08.03.2009 |

Festa na Praça da Ilha comemora aniversário de Guaratiba com bolo e bandinha.

Festa foi organizada pela Associação de Moradores e comércio local.

Ontem dia 7 de março foi uma noite de festa na Praça de Ilha de Guaratiba, quando a Associação de Moradores e o comercio local organizaram uma grande festa com bolo e tudo para comemorar os 430 anos de Guaratiba.

Na foto à esquerda aparecem Chiquinho (historiador, escritor e poeta de Guaratiba), Tenil (Presidente da Associação de Moradores), Bandeira (Assessor de Salomon Pedregal - XXVI RA) e nosso querido José Carlos do Docinhos de Guaratiba.

Na Pedra de Guaratiba a festa de aniversário acontecerá hoje, domingo (dia 08/03) na Praça do Rodo e infelizmente o Portal já terá sido publicado quando de sua realização, mas fica aqui votos de muito sucesso.

Na festa de ontem vários líderes comunitários entre os moradores mais antigos da região foram chamados a discursar. O foco sempre foi a vida bucólica e segura que temos ainda em Guaratiba que permite ainda que uma festa como essa fosse organizada na pracinha com a presença dos moradores.

O apelo para que o progresso e a ocupação da região que inevitavelmente trará melhorias urbanisticas, não traga os perigos da cidade grande, também foi feito.

O Sr. Fábio, representante do Sub-prefeito da Região, reconheceu que após décadas de abandono pelas administrações anteriores, não poderão ser neutralizadas a curto prazo, e que a Prefeitura está olhando para os problemas de Guaratiba e pretende investir na região.

O Sr. Tenil, pegando o microfone, alertou o visitante que todos estavam escutando e que ações seriam cobradas.

| 08.03.2009 |

Festival Rio Roots 2009.

Festival de Forro organizado pela ARZ Eventos deste ano será em Barra de Guaratiba.

Texto retirado do Site da ARZ Eventos

Em 2009, mais uma vez a Semana Santa será festejada com forró no Rio de Janeiro. Em, sua 4° edição, o Rio Roots vem com o intuito de reunir os forrozeiros de diversos estados brasileiros. De 8 a 12 de Abril de 2009, os amantes do forró pé de serra contemplarão em um mesmo palco trios e bandas que se destacam no circuito.

O evento, além de criar a interação de diferentes culturas será uma ótima opção dos forrozeiros cariocas de encontrarem amigos de longas datas e uma grande festa para a galera atual que curte o forró.

A maior parte dos shows será realizada durante a noite, porém, o dia não passará em branco, diversos trios animarão a festa em um segundo palco.

A produção do Rio Roots convida a todos a estarem presentes nesta quarta edição e agradece aos que estiveram nas anteriores!

O evento será realizado na pousada Katura Garden, em Barra de Guaratiba, e já tem confirmado a presença das seguintes bandas: MESTRE ZINHO, TRIO XAMEGO, EDSON DUARTE, FÚBA DE TAPEROÁ, ZÉ CALIXTO E ZÉ RAMOS, FILHOS DO NORDESTE, TRIO NORTISTA, FAMILIA VIRGULINO, DONA ZEFA, TRIO ARAÇÁ, OS CABRAS, TRIO LAMPIÃO, 3X4, DONA FLOR, PARAXAXAR, TRIO CANDIEIRO, TRIO PÉ SERRA, PISAMANEIRO, FORRÓ DE PONTA, TRIO REMELEXO, TRIO RAPACUIA, TRIO DE JANEIRO, TRIO JUREMÁ, TRIO SANHAÇO, XELELÉU, SABOYA, RODRIGO, DINEY, PERNINHA, ZINHO, EVERTON, EDU THE POINT, VINICIUS, KALANGO, ALAMBIQUE

Se você tem uma banda ou trio e deseja participar do evento envie email para rioroots@arzeventos.com assunto: banda ou trio.

O endereço e os contatos da Pousada Katura Garden poderão ser obtidos aqui no Portal na Página das Pousadas .

| 08.03.2009 |Fonte: Site do RIOROOTS 2009

"Barra de Guaratiba na Segunda Guerra Mundial".

Chiquinho promete novidades nesse novo livro.

Ao encontrarmos com Francisco Alves Siqueira, o Chiquinho, na Festa da Ilha de Guaratiba, perguntamos pelas novidades e tivemos como resposta que saiu nova edição de seu livro Barra de Guaratiba, Seu Povo, sua História, que no caso estaria enriquecido com fotos de melhor qualidade, correções e acréscimos no texto. Foi-nos ofertado essa nova edição do seu primeiro livro, que certamente, mais uma vez vamos ler com avidez. Obrigado Chiquinho pelo presente!

Com relação ao novo livro: "Barra de Guaratiba na Segunda Guerra Mundial", será lançado nos dias 10/12/14 de março na praça em frente a ponte velha da Restinga de Marambaia na Barra de Guaratiba, com seus amigos e companheiros do bairro. No dia de lançamento do livro o escritor conta ainda com uma apresentação de artesanato organizada pelos artezãos de Barra de Guaratiba para incrementar o evento que deverá iniciar às 10:00 hs.

O novo livro em gestação, está sendo escrito em parceria com Nilson Pinto e deverá ser sobre "Guaratiba e suas Tradições." Chiquinho pode muito bem falar com a experiência de quem ajudou a construir a ponte da Restinga e a Estrada que vai até a Gaeta, na época Chiquinho tinha 18 anos.

Os livros do Chiquinho sobre Guaratiba podem ser comprados na Silbene de Campo Grande, no Bar Xodó no final da Praia da Barra ou no Bazar do Zico em frente a ponte velha.

| 08.03.2009 |

A partir de projetos escolares, estudante da Barra de Guaratiba muda comportamento de toda família.

A família Clapp fez uma mudança no dia-a-dia da casa para não jogar nada que pode ser reaproveitado no lixo. A iniciativa foi do filho mais velho do casal, José Pedro Clapp, de 12 anos.

“A minha idéia surgiu desde o colégio que fez uma peça sobre meio ambiente. Quando eu voltei para casa, falei para a minha mãe: ‘mãe, pai, vamos tentar fazer isso. Vamos tentar, na vida real, ajudar as pessoas a colaborar, porque o nosso planeta está realmente em estado de risco’. As pessoas estão fazendo queimada e poluindo, e eu ajudo a não fazer isso”, conta.

Agora, a empregada da família economiza com a venda das latinhas. “Eu junto uma boa quantidade. Depois, eu levo para o ferro-velho. Desse dinheiro, eu compro tudo de fralda”, revela a doméstica.

Com pouco trabalho e muita vontade de fazer, a família inteira tem orgulho em dizer que diminuiu a quantidade de poluição que deixa nos aterros de lixo.

”Depois que ele fez a peça, a gente começou a focar mais nesse ponto mesmo, de separar papelão, lata e garrafa. Agora, não passa nada. Ia passando para todo mundo. Eu acho que, se cada um fizer na sua casa, o geral fica legal”, afirma o empresário José Antônio Clapp.

Na Escola Vieira Fazenda, em Barra de Guaratiba, tem um núcleo de adolescentes multiplicadores, que reúne 28 alunos. Ao longo do ano, eles escolhem temas e traçam objetivos a serem alcançados pelos estudantes e pela comunidade. O trabalho começa em sala de aula, mas eles sentem a repercussão do lado de fora.

“Acho que o papel principal da população é mudar os hábitos. A mudança de hábitos ia ser bem melhor, como não jogar papel na rua e não poluir o meio ambiente”, defende um jovem.

Veja o vídeo desta reportagem do RJTV disponibilizado na página inicial do Portal.

| 08.03.2009 | Fonte:

Jornal Atual da Zona Oeste, a mais nova mídia impressa que começou a circular na região.

Esta semana recebemos um email muito gentil do Sr. Renato Reis, editor chefe do Jornal Atual da Zona Oeste. Entramos em contato com sua Redação em Campo Grande e soubemos que o jornal já está em sua 29º edição e deveria ser encontrado em todas as bancas da Zona Oeste de Santa Cruz a Realengo ao preço de setenta centavos.

Procuramos nas bancas aqui de Guaratiba e não encontramos o Jornal, e pedimos aos nossos leitores que nos avisem se não encontrarem nas bancas perto de suas casas. Este jornal já é um jornal que circula na Costa Verde há mais tempo, iniciando agora suas atividades na região.

Damos as boas vindas a mais esse meio de comunicação com o qual podemos contar. Nesta última edição o jornal publicou matéria sobre o aniversário de Guaratiba.

| 08.03.2009 |

Feira de Artesanato da Fundação Xuxa.

Texto recebido da Fundação Xuxa

A Fundação Xuxa Meneghel desde Novembro do ano de 2007 vem oferecendo o espaço da Fundação para os artesãos locais exporem e venderem seus trabalhos.

Essa iniciativa, junto a outras ações da Instituição, tem o objetivo de colaborar para o desenvolvimento local, valorizando suas potencialidades, considerando que essa região tem vocações importantes, tanto na linguagem da Arte, como na Linguagem Gastronômica.

A Feira tem a intenção de proporcionar um espaço alternativo de "encontros e descobertas" dessa comunidade, agregando valores aos produtos e ações desenvolvidas nesse ambiente.

Atividades culturais, como palestras e oficinas, apresentações artísticas,também fazem parte da programação.

A Feira é aberta para os artesãos, principalmente da Região de Guaratiba, mas também de toda a zona-oeste.

É a Linguagem da Arte tecendo a rede da economia criativa e fazendo poesia sobre a região de GUARATIBA.

| 08.03.2009 |