PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Existem tres projetos da CEDAE para Guaratiba.

Será que os recursos do PAC recebidos pela CEDAE em março vão ajudar Guaratiba?

Sérgio Cabral e Wagner Victer Presidente da CEDAE

Os moradores de Guaratiba sempre que vão reclamar sobre falta de água na sua casa ou na sua rua, normalmente recebem as seguintes informações: (1) Para eles (CEDAE) está tudo normal, deve ser em sua casa o problema (sic). Sua ligação está com problema, ou seu cano está com vazamento, etc... (2) Engraçado...Ninguém reclamou nada até agora, só você está reclamando... (3) Não tem "retaguarda", ou seja, o Guandu não está mandando água. (4) Ou uma outra desculpa esfarrapada qualquer.

O fato é que a própria CEDAE sabe das dificuldades de abastecimento. Sabe que realmente falta água. Sabe que o Estado está sucateado apesar de toda grana enviada pelo Governo Federal e dos impostos e royalties do petróleo arrecadados.

Enfim, nada podem fazer, mas precisam defender pelo menos os seus salários, e por isso mantém a precária estrutura local funcionando.

Entretanto, apesar de vários projetos imobiliários na região terem sido vetados (inclusive um Shopping Center na Pedra de Guaratiba) devido à dificuldade de fornecimento de água, podemos ver uma luz no fim do túnel.

Em recente visita a CEDAE, ficamos sabendo da existência de três projetos para Guaratiba que deverão resolver nosso problema de abastecimento. Tais projetos prevêem a construção de três enormes reservatórios: um na Ilha de Guaratiba, outro nas imediações da Estrada do Magarça com Américas e finalmente outro na região do Mato Alto.

Como a CEDAE recebeu do Governo Federal para obras do PAC, 460 milhões em março, e como duzentos desses milhões serão gastos na região metropolitana do Rio, ficamos aqui na esperança que sobre algumas migalhas pra nós, pois segundo o presidente da CEDAE, Sr. Wagner Victer, o dinheiro deve ser gasto em áreas carentes com população de baixa renda que não recebam água tratada, nem tenham saneamento básico, ou seja, Guaratiba.

| 10.05.2009 |

Feira de Artesanato de Guaratiba foi um sucesso.

Eram 22 horas de sábado e público não parava de chegar.

Eram três horas da tarde e as artesãs começavam a montar suas barracas. Eram barracas padronizadas da Prefeitura com telhadinhos azuis e tudo muito bem arrumadinho. Dava gosto de ver o capricho e o carinho com que todas se esmeravam em expor seus trabalhos.

É importante notar que algumas já tinham experiência de outras feiras da cidade, e gostaram da organização e do local escolhido.

"Realmente não poderia ser melhor, perto de nossas casas, de nossos amigos e da comunidade que nos acolheu, está tudo muito lindo!" Dizia uma das artesãs convidadas para o evento.

A Feira de Artesanato é um movimento cultural organizado pelo Portal Guaratiba mas que tem a partir de hoje vida própria e administração dos próprios artesãos. Sem nenhuma ingerência política ou econômica, a Feira de Artesanato de Guaratiba tem tudo para continuar sendo um sucesso.

O apoio dado pelo Sr. Salomão Pedregal, administrador da XXVI R.A. e seu Assessor Bandeira, foi fundamental para a realização do evento, inclusive facilitando a iluminação necessária da região.

A Feira de Artesanato deverá acontecer todo segundo sábado do mês, entretanto, devido à Virada Cultural promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro de 5 a 7 de junho, a comissão organizadora houve por bem solicitar autorização para um evento cultural no próximo dia 6 de junho durante a Virada Cultural.

Na ocasião, alguns artistas se apresentarão em tertúlias literárias, poéticas e musicais, a para isso contamos com a apresentação de artistas da região. Os interessados em participar do evento cultural podem se comunicar com o Portal pelo Telefone 2410-0788 (Sr. Sérgio).

Dia 13 de junho (segundo sábado do mês de junho) a feira cumprirá seu calendário normal.

Estamos todos de parabéns, a comunidade que tão entusiasticamente recebeu seus artistas, a Prefeitura e comerciantes pelo apoio oferecido, os artesãos pelos belíssimos trabalhos apresentados e o Portal Guaratiba por mais um projeto realizado para a comunidade.

| 10.05.2009 | Veja alguns produtos expostos

Beleza e juventude de Padre encanta fiéis em Guaratiba.

Padre Jefferson Gonçalves da Igreja de Santa Clara é destaque na mídia.

Imagem do Padre no Orkut.

Saiu essa semana no Dia Online uma reportagem sobre padres que encantam a juventude por sua beleza e jovialidade, mas o que é interessante nestes casos é o carisma e a fé que esses jovens padres demonstram que arrebanham dezenas de fieis.

Na reportagem é mencionado um padre da Igreja de Santa Clara em Guaratiba. Trata-se do Padre Jefferson Gonçalves que tem uma legião de fãs, inclusive com comunidades ligadas a êle no ORKUT.

O padre Jefferson, 30 anos, da Igreja de Santa Clara, na sua página do ORKUT faz questão de avisar que esse "profile" serve tão somente como instrumento de comunicação com a juventude da Paróquia Santa Clara para fins de evangelização.

Interessante que uma dessas comunidades, o Grupo de Oração Jovem Santa Clara, tem em sua página principal um comentário do Papa João Paulo II que bem interpreta a situação desses religiosos:

" Precisamos de Santos sem véu ou batina; Precisamos de Santos de calças jeans e tênis; (...)Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade; (...) Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos". João Paulo II

Não sabemos realmente se João Paulo II falou isso, mas é muito apropriado para os dias de hoje, e concordamos inteiramente com as palavras do Papa.

| 10.05.2009 |Fonte: Leia reportagem no Dia on line

CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba se reúne com autoridades.

Representantes do CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba estiveram ocupados essa semana, visitando as Secretarias de Cultura e Urbanismo, e, segundo informações recebidas de membros do CEPAG, as reuniões tiveram por objetivo tratar de questões ligadas à Lona Cultural e Meio Ambiente.

Segundo o Coordenador das Lonas Culturais, Saddan Maurício, Guaratiba é uma das prioridades da Secretaria e que Guaratiba também estará incluída em um projeto de eventos culturais da Secretaria de Cultura com previsão para junho (nós do Portal acreditamos que se trata da Virada Cultural do dia 5 a 7 de junho).

No próximo dia 15, às 18 horas, o CEPAG estará reunido com o Presidente da Comissão de educação e Cultura da Câmara Municipal, tratando mais uma vez da questão da Lona Cultural.

Alexandre Melo, do CEPAG, muito gentilmente nos informou de um segundo encontro que o grupo teve com Secretario de Urbanismo, Sergio Dias, e sua assessoria para tratar da situação da população e do meio ambiente do Piraquê.

O Secretário informou que a prefeitura instalará o projeto POUSO - Posto de orientação urbanístico e social na comunidade do Piraquê.

| 10.05.2009 |

ONG Vida Feliz foi uma das classificadas para 2a fase do Concurso Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho.

História do Prêmio (Texto AIB):

Visando a reconhecer e premiar o trabalho de Organizações não Governamentais (ONGs) que mais se destacam em trabalhos voltados para ações sociais em nossa Cidade, a Associação de Imprensa da Barra da Tijuca - AIB criou o TROFÉU RESPONSABILIDADE SOCIAL CARLOS FERNANDO DE CARVALHO. O nome do troféu é uma justa homenagem àquele que há mais de 30 anos vem realizando inúmeras parcerias e ações sociais por toda a Cidade do Rio de Janeiro, em especial na Baixada de Jacarepaguá.

Café da manhã Vida Feliz no Sítio "O Cantinho é Nosso"

Nesta 4ª edição do Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho nossa ONG de Guaratiba "Vida Feliz", criada e gerida pelo casal Cid e Ieda Thomé, saiu vencedora nesta primeira etapa em que são selecionadas 20 instituições que irão para a classificação final.

Segundo a AIB, o grande mérito não está em ser classificada, mas sim em obter o reconhecimento público de ações sociais de um trabalho sério, voluntário e solidário dignificante e altruísta em prol das comunidades mais carentes realizado por todas as Ongs inscritas. Este realmente é o caso da Vida Feliz, que tem nosso agradecimento e admiração.

| 03.05.2009 | Visite o Site da AIB

Músico de Guaratiba ainda se lembra de sua Banda, formada por músicos da região na época da Jovem Guarda.

Gilson nos recebe de bermudas e simpático abre as portas do Espaço Musical Samaúma. Ficamos curiosos pelo nome escolhido, e o proprietário nos conta que se trata de uma árvore da região amazônica que está em extinção.

Árvore Samauma

Como a internet é uma janela para o mundo e fonte de sabedoria e conhecimento, fomos à luta e encontramos a tal árvore que Gilson escolheu como símbolo de seu Espaço Musical. Realmente é linda e poderosa, talvez seja pela persistência em permanecer na terra que nasceu, por suas raízes fortes, apropriada a escolha de Gilson.

Conjunto Ciclones

Tudo começou nos anos 60 quando um grupo de jovens músicos de Guaratiba se reuniram em uma banda para tocar em shows e bailes. Eram "Os Ciclones" que na década de 70 se transformariam na banda Belsom com a chegada dos músicos Darcy, Dilton e Serginho.

Cantores famosos da Jovem Guarda foram acompanhados pela Banda Belsom com músicos de Guaratiba. Jerry Adriane, Wanderleya, Vanderley Cardoso, Vanuza e Paulo Sérgio foram alguns dos artistas acompanhados pela banda.

Resgatamos a foto publicitária para divulgação do primeiro LP da Banda. Para os mais jovens, informamos que LP era a mídia eletrônica usada para divulgação de músicas, não existia ainda o DVD.

Banda Belsom no Sítio Burle Marx na década de 70

Nos anos 80 a banda se dissolveu mas os componentes guardam nos seus corações essa época em que a música brasileira passava por transformações profundas e adquiria um ar de modernidade das novas gerações.

| 10.05.2009 |

CEDAE não admite atendimento precário na região de Guaratiba.

Moradores das pequenas travessas que saem da Rua Cabuis em Pedra de Guaratiba reclamam que a CEDAE envia todo mês as contas de água sem prestar o serviço.

Sempre que os moradores da região reclamam na CEDAE, afirmam que abastecem a comunidade duas vezes por semana. Parece que os administradores não sabem ou querem se fazer de desentendidos.

Existia uma modalidade de pagamento dentro da CEDAE chamada de "abastecimento precário" na qual a empresa reconhecia a deficiência do serviço e recalculava a conta para a tarifa mínima. Acontece que as novas chefias operacionais do Distrito de Campo Grande não querem mais reconhecer que o abastecimento é precário.

Dizem quando são procurados que o abastecimento "è sujeito a manobras" e com isso "quebra-se o galho no abastecimento" (SIC).

Transcrevemos abaixo o lamento de uma moradora:

Nós moradores da Travessa João do Vale e Travessa João do Rêgo(acesso pela Estrada dos Cabuis) em Guaratiba estamos aqui para reclamarmos da CEDAE que manda conta de água e esgoto para nós todos os meses sem oferecer esses trabalhos, nós não temos abastecimento de água a pelo menos uns 15 anos, nunca tivemos saneamento básico. E em nota ao Jornal o Dia no mês de setembro de 2008 vépera das eleições a CEDAE deu uma nota afirmando que abastecia a nossa comunidade 2 vezes na semana em cisternas comunitárias, parece piada pois nunca houve nenhuma cistaerna comunitária por aqui. Que vergonha emmmm!!!!!

| 10.05.2009 |