PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Comércio de Peixe em Pedra de Guaratiba foi intenso nesta Semana Santa.

Movimento foi grande na Rua Barros de Alarcão.

A Pedra de Guaratiba é hoje, sem sombra de dúvida, o melhor local do Rio de Janeiro para comprar frutos do mar. É claro que o Mercado São Pedro em Niterói por ser mais antigo é de longe mais visitado e freqüentado do que a Barros de Alarcão, mas o crescimento das vendas, principalmente em épocas como a Semana Santa animam os comerciantes e ambulantes da região.

Um detalhe que faz falta é um bar ou local que se possa fritar os camarões ou peixinhos comprados no local. No Mercado São Pedro tem um lugar assim na sobreloja e em Pedra de Guaratiba há alguns anos havia o "Botequim da Sheila" que fritava os camarões que comprávamos na "Valéria" e em outros ambulantes, por um preço simbólico do serviço. Quando Sheila fechou o "Botequim" o Bar na Praça de São Pedro fazia esse serviço, hoje não conseguimos encontrar quem o faça.

Brincos de pele de peixe.

"João de Corina" continua retirando a pele das Piraúnas para o artesanato que faz, mas na Semana Santa não tinha quase nada de Piraúna, conseguimos uma já no fundo do isopor.

Como sempre a oferta de pescado era grande, e os preços estavam razoáveis.

| 12.04.2009 |

Mercado de Peixe mesmo com aumento nas vendas continua fechado.

Segundo soubemos entrará em funcionamento após Semana Santa.

O Mercado de Peixes de Pedra de Guaratiba continua inativo, apesar das sucessivas notícias que recebemos de início de funcionamento. Parece, segundo alguns, que existe uma certa resistência por parte dos ambulantes que não estariam muito satisfeitos em ter de pagar o aluguel de R$ 380,00 pelos boxes, e isso seria o motivo real dos sucessivos adiamentos.

Entretanto parece que a Prefeitura agora fixou prazo, e esse prazo para a ocupação dos boxes e conseqüente liberação da Rua Barros de Alarcão seria logo após a Semana santa.

Segundo apuramos existe uma dívida de R$ 12.000,00 com a Light que a Prefeitura prometeu pagar. Os ambulantes alegam que estão ainda fazendo obras nos boxes para atender exigências sanitárias da própria fiscalização e esperando a entrega e instalação da máquina de gelo recentemente adquirida em condomínio.

| 12.04.2009 |

Mais três homens foram mortos a tiros em Guaratiba. Dessa vez no Jardim Maravilha.

Na foto abaixo de Felipe O'Neill / Ag. O Dia, marcas de tiros
num carro estacionado em frente ao local do crime.

Três pessoas foram assassinadas na manhã desta sexta-feira dentro de um bar que funcionava nos fundos de uma peixaria, na esquina da rua Letícia com Travessa B, no bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba.

Segundo testemunhas, por volta das 3h30 homens armados passaram disparando vários tiros na direção do estabelecimento e mataram Dênes Cardoso Batista, 33, e Fabiano Simplício dos Santos, 29. Em seguida, mataram Édipo Oliveira Souza, 23, que estava na rua. Os bandidos fugiram em um carro preto.

Um santana preto, placa LAY-7843, que estava próximo ao local, foi alvejado com oito tiros de grosso calibre. Policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e da 43ª DP (Pedra de Guaratiba) estiveram no local e fizeram a perícia. A polícia não descarta que o crime tenha relação com a guerra entre grupos de milicianos travada na região.

| 12.04.2009 |Fontes:

Ciep Posseiro Mario Vaz em Guaratiba está em péssimas condições, denuncia morador.

Leitor do Extra denuncia péssimas condições da Escola.

Enviado pelo leitor do Extra, André Luis de Castro Santos

Este é o Ciep Posseiro Mario Vaz, que fica na Rua Silvânia, no bairro de Guaratiba. A escola está abandonada há muito tempo. São péssimas as condições em que se encontra, com portas danificadas, banheiros em péssimas condições de uso, infiltrações, ferragens de colunas expostas, além de buracos, o que ocasiona costantes tombos de alunos.

E, ainda por cima, acúmulo de água parada formando possíveis focos do mosquito da dengue. O mais impressionante é que existe um painel de controle de energia elétrica que não fica trancado, exposto a qualquer criança, e ninguém toma providências.

| 12.04.2009 | Fonte:

Sem túnel, motoristas levam até 30 minutos para passar na serra da Grota Funda.

Reportagem de Ruben Berta no Jornal O GLOBO

Com o projeto de construção de um túnel ligando o Recreio a Guaratiba parado desde 2000, a cidade assiste ao surgimento de mais um ponto de engarrafamento: a Serra da Grota Funda. Cena improvável anos atrás, os congestionamentos têm se tornado constantes, principalmente no início da manhã e no fim da tarde. Acompanhando o fluxo de trânsito na região desde 2005, o engenheiro de transportes Fernando McDowell calcula em 15% o aumento anual no número de carros que passam pela serra.

- De 2005 para cá, foi surgindo essa característica, dos engarrafamentos nos horários de pico, pela manhã e à tarde. A impressão que temos é de que o fluxo aumentou principalmente por causa de empreendimentos de grande porte na Zona Oeste, como a Companhia Siderúrgica do Atlântico, em Santa Cruz. Boa parte dos funcionários mora na Barra e usa diariamente a via - diz McDowell.

Os problemas no trânsito não param na serra e seguem pelo Recreio, no trecho da Avenida das Américas que ainda não foi duplicado. Com mão dupla até o Shopping Recreio, motoristas apelam para bandalhas para tentar escapar das retenções. São comuns as ultrapassagens, principalmente de vans, pelo acostamento.

| 12.04.2009 | Fonte:

Guaratiba necessita de placas de incentivo ao turismo da região.

Guaratiba já é um Pólo Turístico há muito tempo. Muitos acham que somos o quintal do Rio de Janeiro, fundo de terreno em que colocamos pneus velhos, caixotes e restos de obra, enfim, todos os inservíveis da casa. Acontece que o orgulho dos Guaratibanos está muito acima do preconceito de nossos administradores.

Independentemente da ajuda do Estado, pouco a pouco a região está conseguindo o status de Pólo Turístico. Jornais de primeira linha na Alemanha, Estados Unidos e Holanda já publicam reportagens sobre Guaratiba e despertam o interesse de turistas sérios que buscam a paz e segurança de nossa região aliadas a facilidade de conhecer o Rio de Janeiro.

No momento estamos necessitando que a Prefeitura instale placas indicativas das atividades regionais e de incentivo ao turismo, indicando, por exemplo, que a região é um centro gastronômico de frutos do mar, atividades agropecuárias, região rural com vocação para plantas ornamentais, floricultura, horticultura, turismo ecológico, praias, etc... Algum tempo atrás a Prefeitura iniciou esse projeto, mas nas ruas internas, é necessário que as placas indicativas sejam instaladas na Avenida das Américas, principal via de entrada e saída do Rio de Janeiro.

| 12.04.2009 |