PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Completou no último dia 4 de agosto o centenário de Burle Marx.

Uma das figuras mais importantes de Guaratiba.

Pais de Burle Marx

Desenhista, pintor, escultor, musicista, cenógrafo, figurinista, criador de projetos de jóias, tapetes, jardins. Nasceu no dia 04 de agosto de 1909, numa ampla e confortável casa na Avenida Paulista, projetada por René Thiollier, conhecida como " Vila Fortunata", na cidade de São Paulo.

Era o quarto filho de Cecília Burle (de origem pernambucana e portuguesa) e de Wilhelm Marx, judeu-alemão, nascido em Stuttgart e criado em Trier (cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô).

A mãe, exímia pianista e cantora, despertou nos filhos o amor pela música e pelas plantas. Roberto a acompanhava, desde muito pequeno, nos cuidados diários com as rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões e muitas outras espécies que plantava no seu jardim. Com a ama Ana Piascek aprendeu a preparar os canteiros e a observar a magia da germinação das sementes no jardim e na horta domiciliar.

O pai era um homem culto, amante da música clássica e da literatura européia, preocupado com a educação dos filhos, aos quais ensinou alemão, embora se dedicasse aos negócios, como comerciante de couros, num curtume que mantinha em São Paulo

Burle Marx com 10 anos de idade

Quando a empresa da família entra em dificuldades financeiras, transferem-se todos para o Rio de Janeiro, em 1913. Depois de viverem algum tempo em casa de parentes, instalam-se num antigo casarão de fazenda, na rua Araújo Gondim, no Leme, na base do morro da Babilônia, tão logo a nova empresa de importação e exportação de couros começa a dar resultados positivos. Foi nessa casa do Leme que, aos 7 anos, o menino Roberto inicia a sua coleção de plantas e o cultivo dos próprios canteiros de mudas. Estudou com professores particulares, no colégio alemão. Fez o curso preparatório no Colégio Pedro II. Estudou depois no Colégio Rezende, em Botafogo. Além das disciplinas consideradas básicas: Letras, Matemática, Física, Química, demonstra interesse pelas artes, dedicando-se inclusive ao teatro. Na adolescência chegou a atuar como ator, ao lado de Lúcio Costa. Em 1927, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes.No entanto, em razão de um problema nos olhos, a família inteira parte para a Alemanha, para buscar tratamento para o filho, onde permanece entre 1928 e 1929 (cerca de 18 meses).

Sítio Santo Antonio da Bica na Década de 50

Nos anos 50, já com um estilo definido, singular e plenamente aceito e consagrado em todo o mundo, funda a empresa Burle Marx e Cia. Ltda., em sociedade com o irmão mais novo Siegfried e com a colaboração dos arquitetos José W. Tabacow e Haruyoshi Ono. Foi também o irmão que, em 1949, havia encontrado aquilo que o artista considerou o " lugar ideal" para abrigar a sua grandiosa coleção de plantas tropicais e estufas: o sítio Santo Antônio da Bica. Localizado em Barra de Guaratiba, com 365.000 m2, era uma antiga fazenda de café, desativada e abandonada, onde passou a viver e a trabalhar, depois de reformar a antiga casa da fazenda, construir escritório e ateliê. O sítio hoje pertence à Fundação Pró-Memória, a quem cabe zelar pelo patrimônio artístico, fazer a manutenção dos jardins e estufas, lagos e quedas d'água, que já foram comparados com os jardins de Monet, em Giverny, na França.

| 12.08.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Pré Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Realizada no dia 28 de julho, na Faculdade Machado de Assis – FAMA – Campus Santa Cruz.

Como sempre, defendendo os nossos interesses, o CEPAG esteve presente na reunião. Compareceram as representantes do CEPAG Catia Cristina de Carvalho, Elcinéa Daltro Chaves, Zilma Freitas, Ângela Cristina Portugal e Neli Cabral.

Apresentaram a proposta da criação do Conselho Tutelar da Criança e Adolescente específico parar Guaratiba, reforçando documento encaminhado para o Plano Diretor e ofício entregue ao Secretário Municipal da Assistência Social.

Após intensa discussão, a proposta foi incluída no relatório final que será apresentado na 8a Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Resta-nos agradecer ao CEPAG e aos seus representantes a defesa de nossos interesses.

| 12.08.2009 |

João Buracão - personagem que denuncia a "buraqueira" do Jornal EXTRA esteve em Guaratiba.

Em 1 de agosto o Jornal Extra publicou a reportagem.

Na reportagem João Buracão leva um susto com a denúncia do CEPAG veiculada pelo Portal Guaratiba em 19/07 de que existiam 210 ruas em Guaratiba sem calçamento com indicação inclusive dos respectivos processos com pedidos de pavimentação.

A visita do personagem criado por um morador de Marechal Hermes indignado com os buracos de sua rua e da indiferença das autoridades foi parar até no fantástico e foi adotado pelo Jornal Extra para denunciar os buracos existentes nas ruas do Rio de Janeiro.

| 12.08.2009 |Leia no Globo Bairros

Traficante preso em Guaratiba.

Bandido estava em uma casa na Barra de Guaratiba.

Policiais da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam, nesta sexta-feira, o traficante Ariel Vidinhas Neto, o Carequinha, apontado como irmão de Marcos Vinícius Vidinhas Júnior, o Palhaço da Vila Vintém, de 24 anos, em Barra de Guaratiba.

O cerco policial ao traficante palhaço está se fechando. Há dois dias, os agentes prenderam o braço-direito do bandido, Cyborg, também conhecido como DVD, em Angra dos Reis.

Traficante Ariel Vidinhas Neto, o Carequinha, preso por policiais em Barra de Guaratiba | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Carequinha era o responsável por guardar dinheiro e armas da quadrilha de Palhaço. Uma denúncia anônima levou os agentes da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) ao imóvel onde o bandido estava - no local, havia oito quilos de maconha.

“As pessoas que moram lá nem poderiam imaginar que um bandido estivesse naquela casa. Se não fosse pela denúncia, dificilmente o encontraríamos”, disse o delegado Márcio Mendonça.

Os bandidos ligados a Palhaço foram jurados de morte pelos ex-comparsas da facção Amigos dos Amigos (ADA) depois que o traficante tramou ‘golpe de estado’ contra seu sogro, Celsinho da Vila Vintém, que está preso em Bangu I. O quadrilha de Palhaço tentou tomar as bocas de fumo da favela da Zona Oeste, mas traficantes leais a Celsinho reagiram e expulsaram os traidores da Vila Vintém.

Na quinta-feira, cerca de 80 policiais foram até a comunidade para tentar encontrar Palhaço. Após troca de tiros, foram apreendidos 10 kg de cocaína pura, avaliado em R$ 100 mil. Uma fábrica de bebidas falsas foi fechada e dois micro-ondas - local onde o tráfico executa e queima suas vítimas -, foram encontrados. Os policiais localizaram a residência do bandido, mas ele não estava. Um homem morreu no confronto e três outros foram presos.

| 12.08.2009 |Fonte:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Oito anos de NUDECA - Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente de Guaratiba.

No dia 14-07-2009, as instituições que compõe o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente de Guaratiba – NUDECA –, reuniram-se para comemorar os 8 anos do trabalho em Rede. A criação desse Núcleo deu-se durante o 1º Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaratiba, em julho de 2001. O NUDECA é fruto da consolidação de diversos movimentos, realizados pela comunidade de Guaratiba, com a participação de diferentes instituições voltadas à proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença de várias instituições que compõe a Rede e convidados que atuam na área da infância e juventude. O tema da mesa redonda organizada pelo NUDECA foi: “O Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”. Para discutir e provocar a reflexão sobre o tema, contamos com a participação de profissionais especialistas na área, como a Professora Joana Garcia – Doutora em Serviço Social – ESS/UFRJ, que apresentou um histórico sobre a “Formação e Desenvolvimento do Sistema de Garantia de Direitos”, o Dr. Rodrigo Cezar Medina, promotor público, do Centro de Apoio às Promotorias da Infância que abordou “O Papel dos Operadores de Direito” e o Sr. Carlos Laldelino – Conselheiro CMDCA – RJ que explanou acerca da “Participação nos Conselhos e Fóruns de Controle Social”. Após a apresentação, foi aberto o debate mediado por Janaina Carvalho – Assistente Social da Fundação Xuxa Meneghel, representando o NUDECA.

As instituições presentes destacaram a importância do trabalho em Rede para o fortalecimento das ações individuais e coletivas e a participação dos diferentes atores sociais na efetivação de políticas públicas que atendam diretamente às demandas das crianças e dos adolescentes. Neste ano temos um marco importante – os 20 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças – a Carta Magna para as crianças de todo mundo que foi adotada na Assembléia Geral das Nações Unidas em 1989 e no ano seguinte foi oficializada como Lei Internacional. A Convenção sobre os Direitos da Criança é o instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal. Foi ratificado por 192 países, dentre eles o Brasil. Somente dois países não ratificaram a Convenção: os Estados Unidos e a Somália.

O encontro celebrou 8 anos de atuação em REDE e constatamos que muitos desafios ainda se põem à nossa frente, e um deles que foi novamente sinalizado no encontro, é a necessidade de implantação do Conselho Tutelar em Guaratiba, documento que o NUDECA já apresentou para vários órgãos que deliberam a Política da Infância no município do Rio de Janeiro.

| 12.08.2009 |Fonte: Site da Fundação Xuxa Meneguel