PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Portal Guaratiba completa três anos neste mês de setembro.

Estamos caminhando para 84000 acessos nos últimos dois anos.

Aspecto do Primeiro Portal Guaratiba

Tudo começou em 2006, quando tivemos a necessidade de mão de obra profissional e tivemos dificuldade de conseguir no bairro mão de obra especializada de jardineiro, pedreiro, eletricista, etc... Verificamos que apesar da região ser um celeiro de profissionais que prestam serviços em outros bairros, as famílias de Guaratiba encontravam dificuldades de contratar esses profissionais. Não só mão de obra, mas produtos que muitas vezes podiam ser encontrados na região, eram adquiridos na Barra da Tijuca ou Campo Grande.

Assim, mesmo sem possuirmos experiência na área, tivemos a idéia de desenvolver um site para a região, onde profissionais de todas as áreas podiam oferecer sua mão de obra e seus produtos para moradores de Guaratiba. Nascia assim em setembro de 2006 o primeiro Portal, com o nome de Classificados de Guaratiba, que tinha por objetivo prestar esse serviço. Vejam como era a primeira versão do portal em setembro de 2006:

Link do Primeiro Portal Guaratiba).

Aspecto do segundo Portal Guaratiba

Os amigos e usuários do primeiro portal começaram a surgir e a pedir que fossem acrescentadas essas e aquelas facilidades, de maneira que um ano após a primeira edição, O Portal Guaratiba já redesenhado, recebendo e publicando dezenas de anúncios, e com mais experiência, chegava em setembro de 2007 carregado de informações, que a pouco e pouco foram agregadas a pedido dos usuários. Vejam como chegava a segunda versão do portal em setembro de 2007:

Link do Segundo Portal Guaratiba).

Em janeiro de 2008, após um acompanhamento criterioso das páginas que mais eram acessadas, e com um critério de desprezar o supérfluo, nascia a terceira e atual versão do Portal, totalmente redesenhada e mais profissional, com informações necessárias à comunidade mantendo sempre o espírito de servir a todos dentro de um critério profissional e com seriedade, apesar de não buscarmos, em nenhum momento, dividendos financeiros da empreitada. Somente nosso sentimento de cidadania nos impelia para frente nessa jornada em que o pagamento é o sentimento pessoal de um dever cumprido.

Hoje o Portal Guaratiba, já com uma média de mil acessos semanais, torna-se talvez uma voz que clama por Guaratiba e esperamos que nossos leitores nos favoreçam com a sua confiança e carinho.

| 13.09.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

9º OESTE EXPORT - Encontro Internacional de Desenvolvimento e Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro.

Esta semana 16 a 19 de setembro de 2009 no Ginásio Algodão no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

O 9º OESTE EXPORT - Encontro Internacional de Desenvolvimento e Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro será realizado no confortável e internacional Ginásio Algodão no Centro Esportivo Miécimo da Silva no bairro de Campo Grande (Rio de Janeiro) durante os dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2009. Durante o evento, que se tornou a mais importante ação corporativa do estado, haverá mostra de produtos e serviços, rodadas de negócios, ciclo de palestras e workshops.

Como temas centrais discutidos durante a nona edição podemos destacar alguns como QUALIFICAÇÃO E ESTÁGIO, EXPANSÃO IMOBILIÁRIA, EXPANSÃO INDUSTRIAL, RODADA DE NEGOCIOS DO SEBRAE-RJ, CINTURÃO DE FORNECEDORES, COMÉRCIO EXTERIOR, INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL, GOVERNANÇA REGIONAL e a já reconhecida MOSTRA CULTURAL.

Participe desta iniciativa que faz parte do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro e fique íntimo dos maiores empresários e industriais da região !!! Venha vivenciar as melhores oportunidades do Estado do Rio de Janeiro !!!

Para mais detalhes ligue para 2516-2391.

| 13.09.2009 | Visite o site www.oesteexport.com.br

Vans da Zona Oeste do Rio ganham novas regras.

Cinco linhas de Guaratiba e Campo Grande serão licitadas no primeiro lote.

Em toda a cidade, a Zona Oeste é a que concentra a maior quantidade de kombis e vans. É nessa região que a prefeitura começou a reorganização do transporte de massa. O plano é integrar o transporte alternativo ao sistema de linhas de ônibus na cidade.

De acordo com a prefeitura do Rio, são quase 12 mil kombis e vans, 5.8 mil autorizadas. Outras 6 mil circulam clandestinamente.

Oito anos após o último cadastramento, a Prefeitura do Rio deu início à primeira licitação de vans municipais e decidiu cobrar pela permissão das linhas. Edital com as regras para a concorrência na Zona Oeste, foi publicado pela Secretaria Municipal de Transportes.

O lote inicial tem 5 trajetos, que ligam Guaratiba ao centro de Campo Grande. O lote será vendido em leilão, com lance mínimo de R$ 61.827,85, que poderá ser dividido em até três parcelas. Ganha a permissão quem fizer a maior oferta.

Só poderão participar da licitação cooperativas já cadastradas na prefeitura, mas não necessariamente precisam ser desta região. Elas terão 45 dias para apresentar suas propostas. A vencedora deste lote vai abocanhar mercado estimado em 22 mil passageiros por dia — dois mil deles têm direito a gratuidade. A tarifa fixada para o serviço é de R$ 2,20, mesmo valor dos ônibus.

| 13.09.2009 | Leia reportagem completa sobre o assunto no Dia Online

DVDS piratas apreendidos na Estrada do Magarça.

Com a repressão em Campo Grande alguns camelôs estão vendendo DVDS na região.

Aspecto de uma fábrica de DVS piratas

O processo é simples e não precisa muito conhecimento de informática, só disposição para burlar a lei de direitos autorais e o fisco. Basta alguns reais investidos em gravadores de DVDs uma CPU e alguns cabos de conexão e pronto, está garantido o leite das crianças a um lucro extraordinário, sem recolher um centavo ao fisco ou aos autores das obras.

Para quem está do lado de cá, na ponta do consumo, parece bom negócio, e é por isso que a pirataria aumenta, mas às vezes o consumidor "quebra a cara" com cópias mal feitas e embaçadas em VCD de baixa resolução quando não funcionam totalmente. Mas ainda assim para alguns consumidores parece bom negócio.

Atualmente podemos encontrar cópias originais a preços relativamente baixos, fenômeno provocado talvez pelo contraponto de uma pirataria crescente. O meio encontrado pelos fabricantes foi tentar na medida do possível baratear o produto.

Antes, lugares como Guaratiba, onde o tráfego nas ruas é reduzido, eram usados apenas como locais onde se faziam os DVDS, entretanto com a repressão em grandes centros, os camelôs estão se espalhando pela periferia para escapar da fiscalização, assim é que em algumas praças do bairro já encontramos a oferta do produto.

Na última quinta-feira, a Guarda Municipal apreendeu 1.504 DVDs piratas na Estrada do Magarça durante um patrulhamento de rotina.

Uma equipe da 13ª Inspetoria flagrou um ambulante comercializando o produto na Estrada do Magarça, em frente ao número 1.850. Com a aproximação dos agentes, o camelô fugiu, abandonando o material. Ninguém foi preso. A mercadoria apreendida foi encaminhada ao depósito da Prefeitura.

| 13.09.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

CEPAG inaugura novo site na internet.

Novo site do CEPAG desenvolvido pelo Portal Guaratiba já está na web.

São tantas as ações desenvolvidas pelo CEPAG, reuniões com moradores, atendimento à população em alguns serviços, encaminhamento de pedidos e reclamações de moradores, que o CEPAG é uma organização que precisava ter um site à altura dos serviços que presta.

Era necessário que a população soubesse não só o que o CEPAG pretende fazer através de sua Agenda publicada, como também o que já fez ou o que está em andamento. Quais os projetos que desenvolveu e em qual luta está agora.

É um trabalho pioneiro e em poucas regiões do Rio de Janeiro a cidade pode contar com uma organização em defesa da população de forma mais atuante.

Temos acompanhado o trabalho do CEPAG, não só na divulgação de suas ações, mas também nos espíritos que animam todos esses incansáveis diretores que sacrificam suas horas de lazer e descanso para trabalhar em favor do próximo.

O Portal Guaratiba como parceiro e incentivador das organizações que trabalham em prol de Guaratiba e sua população, não podia ficar de braços cruzados ante essa necessidade.

No novo site podemos encontrar todas as informações sobre o CEPAG desde sua criação, e, conhecer um pouco mais desses voluntários que se dedicam à causa de Guaratiba.

Obrigado CEPAG e sua Diretoria, em nome da população de Guaratiba pelos relevantes serviços que tem prestado. E nós aqui do Portal colocamo-nos à vossa disposição para entrar nessa luta por uma Guaratiba melhor.

Sucesso é o que lhes deseja a Equipe do Portal Guaratiba.

| 13.09.2009 | Novo Site do CEPAG

Entrega do prêmio VIDA FELIZ de Literatura 2009.

O evento foi realizado em 09 de setembro, na Igreja de Santana, no Largo da Ilha de Guaratiba.

O júri foi formado da seguinte forma:

Marly Monte, professora, poetisa e acadêmica de letras.

José de Jesus Cruz Araújo, repentista, escritor e Presidente do Lions Clube RJ Campo Grande.

Alexander Silva Macedo, professor de Educação Física.

Arthur Ferreira, professor de Educação Física.

Cid Carlos Roque Thomé, presidente da VIDA FELIZ.

Três foram os vencedores:

Modalidade Crônica: Francisco Alves Siqueira (Chiquinho), com a obra "Aqui me sinto feliz".

Modalidade Conto: Maria Alves Rangel, com a obra: "Saber viver".

Modalidade Poesia: Verbene Moraes de Oliveira, com a obra "Quando a velhice chegar".

Os troféus e medalhas foram oferecidos pelo Vereador Luiz Carlos Ramos.

| 13.09.2009 |Fonte: Iêda Thomé, Secretária VIDA FELIZ - por email