PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Como faz falta um abrigo de ônibus na descida da serra!

A população exige uma providência.

Ali na descida da Serra da Grota Funda, onde as crianças das escolas da região fazem baldeação nos ônibus da Prefeitura, onde as mães aflitas esperam seus filhos, onde encontros são marcados para conseguir uma carona, onde os moradores de Barra de Guaratiba fazem baldeação, não existe uma marquise, um abrigo que proteja a população que aguarda o transporte.

Como não existe um transporte eficiente na região e as linhas de ônibus descoordenadas atendem tão somente o interesse das empresas, conforme pode ser visto na análise feita por nosso companheiro Ronaldo nessa edição. Quem precisa ir de um canto a outro de Guaratiba, ou se não pode esperar horas por um transporte, necessariamente precisa fazer baldeação naquele ponto.

O que não entendemos é como as próprias empresas, sabendo do fluxo de passageiros e tendo a experiência de anos servindo a população não oriente a prefeitura nessas questões. Deveria ser assunto de grande importância para as companhias oferecer conforto aos seus usuários, inclusive no que se refere ao local onde a população espera para ser transportada.

Vamos torcer para que uma alma generosa e com espírito público, em especial aqueles que são responsáveis por esse assunto leiam o Portal Guaratiba desta semana.

| 13.12.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Van da Habitação estará em Pedra de Guaratiba e Sepetiba.

A van da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa do Rio, que está cadastrando pessoas interessadas em participar do programa "Minha Casa, Minha Vida" do Governo Federal, estará, na segunda-feira (14/12), na Comunidade do Muquiço, em Deodoro, zona Norte do Rio. Na terça-feira (15/12), o veículo seguirá para a Estrada da Matriz, na Praça do Rodo, em Pedra de Guaratiba. Na quarta (16/12), a van estacionará na Estrada do Piaí, em frente ao mercado Poli Super, em Sepetiba. Na quinta (17/12), o serviço segue na Estrada do Piaí, mas, dessa vez, em frente ao posto de gasolina A Bomba. Durante todos esses dias o atendimento será realizado entre 9h30 e 17h.

Os interessados em entrar em contato com a comissão também podem fazê-lo pelo Disque Habitação (0800 282 8891). O atendimento telefônico também está recebendo denúncias sobre pessoas que tentam enganar quem quer se cadastrar. O "Minha Casa, Minha Vida" é uma iniciativa do Ministério das Cidades e tem como meta a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até dez salários mínimos.

| 13.12.2009 | Informações também podem ser obtidas pelo site www.alerj.rj.gov.br/habitacao.

Ronaldo de Andrade do portal da Pedra faz uma análise do transporte urbano da região de Guaratiba.

Texto de Ronaldo de Andrade

A Prefeitura do Rio de Janeiro comprovou mais uma vez, sua grande inexperiência e desconhecimento de questão em relação ao Transporte no RJ, mais notadamente a única coisa que pensam conhecer, ou seja, o sistema de ônibus.

O Prefeito informou na imprensa há 3 meses passados que iniciaria os processos de "licitação" de linhas de ônibus na cidade e esse passo começaria por Guaratiba, a zona mais carente em todo o município. Agora, a população de Pedra de Guaratiba, que teria sido o primeiro bairro beneficiado pela tal "licitação" se limitou a por novamente em funcionamento através de microônibus, linhas que haviam sido EXTINTAS por FALTA DE PASSAGEIROS já que estes haviam sido absorvidos para as kombis do transporte alternativo.

As Kombis "alternativas" tornaram-se em nossa região, um mal necessário já que apesar do perigo e desconforto prestam um serviço melhor do que os ônibus já que funcionam 24 horas em curtos intervalos e se hoje algumas empresas de ônibus funcionam em regime igual, deve-se a essa concorrência pois a Lei do funcionamento 24 horas antes existia e as empresas não a respeitavam. O último ônibus que passava na Pedra, por exemplo, em direção ao Centro (Castelo) passava em torno das 9 horas da noite.

Foram reativadas há dois meses passados a linha 888 (Piraquê/Santa Cruz - Via Sepetiba) e há um mês a antiga linha 860 (Santa Cruz/Pedra) que agora recebe a "bandeira" Santa Cruz/Piraquê e é mais uma linha com o número 882.

Assim existem 4 linhas da mesma empresa com o mesmo número, que praticidade! Vejamos lá:

 

Linha 882 - Barra da Tijuca / Santa Cruz (via Rio-Santos)

Linha 882 - Barra da Tijuca / Santa Cruz (via Pedra)

Linha 882 - Barra da Tijuca / Pingo D´Agua

Linha 882 - Barra da Tijuca / Sepetiba

e como se não bastasse,

Linha 882 - Santa Cruz / Piraquê.

A primeira linha "licitada" (888 - Santa Cruz/Pedra) começou a ser operada pela empresa "Costeira", os moradores da Pedra alegraram-se ao saber que poderiam finalmente frequentar a Praia da Brisa, sem ter que esperar os carros da "Pegaso" para Sepetiba, que passam de hora em hora. Infelizmente não houve uma consulta popular sobre o itinerário correto da linha para a cobertura da real necessidade da população e dois meses após iniciada, a LINHA DEIXOU DE CIRCULAR por falta de passageiros. A solução seria se essa linha ao invés de terminar no Piraquê, fosse estendida até Barra de Guaratiba (passando pela Estrada da Matriz e Largo da Ilha de Guaratiba). Teria sido uma grande solução já que Guaratiba teria finalmente uma linha que percorreria todo o seu litoral dando chance aos seus passageiros de integrarem-se a outras linhas e outros meios de transporte gastando pelo menos uma passagem a menos já que o trecho Barra de Guaratiba/Santa Cruz seria feito com o uso de apenas uma linha de ônibus.

A segunda linha "licitada" (882 - Santa Cruz/Piraquê) entrou em operação há um mês, mas já no terceiro dia de funcionamento teve o trajeto através da Estrada do Catruz, extirpado do itinerário por falta absoluta de passageiros, dado ao mesmo motivo da anterior, ou seja, estes foram absorvidos pelas kombis. O trajeto da linha 882 (Piraquê/Santa Cruz) já é feito há anos por outra linha da mesma empresa (882 - Barra da Tijuca /Santa Cruz). Só não é de todo uma linha desnecessária devido ao fato de a empresa Pégaso depois de por em funcionamento a linha Barra da Tijuca/Pingo D´Agua, retirou nos horários de rush mais da metade dos carros que passavam pela Pedra para fazer a viagem Barra - Santa Cruz direto pela Avenida das Américas, uma medida até aceitável dada a necessidade dos passageiros de final de linha terem uma viagem mais rápida.

A linha 882 (Piraquê / Santa Cruz) seria um bom serviço de utilidade pública em Guaratiba se partisse do Largo do Correia até Santa Cruz (cerca de 5 minutos depois do atual ponto final - Piraquê).

Infelizmente o que constatamos nessa história toda é que a Prefeitura do Rio, o Secretário de Transportes (que a gente nem sabe pra que que serve) e seja lá mais quem for não teve a intenção em beneficiar a população e sim fazer "pirraça" com as kombis do transporte alternativo e essa "picuinha" de nada vai beneficiar a população de Guaratiba que ao que parece, nessa administração terá que aprender a resolver sozinha seus problemas de transporte, sem ciclovia, sem VLT, sem BRT, sem Metrô, sem duplicação da Avenida das Américas, sem Túnel da Grota Funda, sem linha para o Centro Via Linha Amarela e sem um monte de outras coisas que só sabe quem mora por aqui.

| 13.12.2009 |

Pavilhão de Guaratiba só ficou no papel e nas placas indicativas na estrada.

Sergio Mello, editor do Portal Guaratiba dá sua opinião pessoal.

Quando nos avisaram que haveria uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social na segunda feira às 10:00 hs para tratar do assunto Polo Gastronômico, ficamos desconfiados que seria perda de tempo. Na verdade tudo que se decide e se propõe para Guaratiba que envolva trabalho ou realizações da Prefeitura é brincadeirinha, pura perda de tempo.

Os projetos que encontramos para Guaratiba são Blá,Blá,Blá, é semana disso pra cá, semana daquilo pra lá, é dia comemorativo disso e daquilo, datas oficiais, etc..., nada, absolutamente nada que favoreça realmente nossa população. Os projetos não passam de projetos. Ainda há pouco tempo, nem tão pouco assim, ficamos contentes com a proposta de um Pólo de Plantas Ornamentais na descida da Serra da Grota Funda. Chegamos até a entrar em contato como Instituto Pereira Passos para conhecer detalhes do projeto, mas em pouco tempo soubemos que era mais uma lorota.

Outro projeto, semelhante a esse para o qual estão convocando a reunião de segunda feira, era o Pólo Gastronômico e Turístico de Guaratiba que foi baseado em um plano de divulgação e de desenvolvimento integrado e sustentável da Costa Oeste do Município.

No projeto da Riourbe estava prevista a construção do Pavilhão de Guaratiba (perspectiva ao lado), que teria uma área construída de 2.605 m2 e mais 3.042 m2 de área verde.

O pavilhão ficaria entre a Estrada da Matriz e a Avenida das Américas, no terreno da Fazenda Modelo. A proposta era incentivar o potencial local, recuperando a vocação rural, turística e gastronômica da região.

Orçada em R$ 3,1 milhões, a obra incluiria boxes para exposição e venda de produtos da Costa Oeste, uma praça de alimentação, estacionamento para 160 veículos e um centro de informações turísticas. A Prefeitura chegou até a instalar a sinalização viária e turística que ainda vemos por aí, mas o "projeto" parou nisso.

| 13.12.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Acidente entre uma van e um caminhão na Estr. Roberto Burle Marx.

Acidente demonstra como é importante dirigir com prudência nessa estrada.

Na última quarta feira por volta das 14:00 hs, a van do Marcelo dirigida pelo motorista Marquinho, ao ultrapassar um caminhão com reboque da Prefeitura (foto ao lado) que estava parado na pista da direita, colidiu com um caminhão da Coca Cola que vinha em direção contrária.

Segundo testemunhas, no local não havia sinalização adequada e o motorista não teria diminuído a marcha na ultrapassagem, ocorrendo dessa forma o acidente que resultou em 5 feridos, inclusive o motorista da van que se machucou bastante.

Este acidente demonstra mais uma vez o que vimos constantemente alertando no portal sobre a necessidade de se dirigir com muita prudência na Estrada Roberto Burle Marx, que além de sinuosa é estreita e possui inúmeros buracos e desníveis na pista sem acostamento.

| 13.12.2009 |

Motoqueiro do Mercado São Sebastião da Barra de Guaratiba se acidenta na estrada.

Na última quinta feira, dia 10, por volta das 9:00 hs da manhã, o motoqueiro do Mercado São Sebastião da Barra de Guaratiba saiu para entregar umas compras. Mais adiante na Estrada da Barra de Guaratiba não tinha andado nem dois quilômetros o pneu da roda da frente estourou, e carregado como estava, perdeu o equilíbrio e caiu ralando as pernas no meio fio, quebrando uma em dois pontos e a outra em um. Sidney Mello, 25 anos foi internado no Rocha Faria para implantação de pinos e passa bem.

Infelizmente o acidente demonstrou como faz falta a ambulância de Barra de Guaratiba. Os bombeiros ficaram a postos e como anjos prestaram toda a assistência possível ao rapaz, entretanto a nossa ambulância como sempre não estava no posto e o socorro demorou a chegar.

Um outro aspecto que deve ser visto é o da segurança, e com relação a isto nada melhor do que ler a postagem no Blog do Doutor Lino Guedes que disponibilizamos no final deste artigo.

| 13.12.2009 | Cultura de Segurança no Trânsito

CEPAG encaminhou pedido para construção de Estação do BRT na Grota Funda.

Segundo informações do CEPAG o Subsecretário ficou surpreso ao ser informado da população residente nos bairros de Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba. O Sr. Subsecretário Rômulo Orrico não só recebeu cordialmente a comissão do CEPAG como garantiu que teremos a Estação Grota Funda para atender esses bairros, afirmou ainda que não via dificuldades em implantar bicicletários nas estações de Guaratiba.

Sendo um intelectual com doutorado e especialista em políticas públicas, mostrou-se preocupado com a falta de políticas de desenvolvimento local, comprometendo-se a conversar com o Secretário de Desenvolvimento da Economia Solidária para colocar em pauta o estudo de viabilidade do Mercado do produtor Rural, já solicitado pelo CEPAG.

| 13.12.2009 | Pedido formal entregue ao Subsecretário