PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Horta Comunitária na Fazenda Modelo.

Agricultura Urbana Familiar capacita nova turma.

- A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promove na segunda-feira, dia 16 de fevereiro, a aula inaugural para os 70 alunos da nova turma do curso de Agricultura Urbana Familiar. O evento acontece às 9h, no Centro Municipal de Segurança Alimentar e Agricultura Familiar, localizado na Fazenda Modelo, à Estrada da Matriz, 4.445, em Guaratiba.

Durante a cerimônia, a equipe de agrônomos e zootecnistas do Núcleo de Inclusão Produtiva da SMAS apresentará a proposta do curso e falará sobre a agricultura como caminho de inclusão social e desenvolvimento estratégico para a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, os novos alunos serão conduzidos em visita guiada para conhecer os espaços de cultivo e criações.

Ao longo dos próximos 3 meses, esses beneficiários serão capacitados em produção de hortaliças e criação de pequenos animais com foco no desenvolvimento sustentável e segurança alimentar. Todos os alunos estão perto da linha de vulnerabilidade social e receberão R$260 de bolsa-auxílio mensal enquanto participarem da iniciativa municipal.

O curso de Agricultura Urbana Familiar é desenvolvido pela SMAS em parceria com o Governo Federal. Criado em maio de 2005, o Centro Municipal de Segurança Alimentar e Agricultura Familiar já formou 690 alunos.

| 15.02.2009 |

Esgoto a céu aberto em Guaratiba.

Morador desabafa e denuncia desleixo das autoridades com a Saúde Pública.

Texto e fotos de Osvaldo Lima Júnior

Venho denunciar o estado de abandono em que se encontra a Avenida Campo Mourão, em Guaratiba, onde há três anos existem diversos pontos de esgoto vazando a céu aberto e até mesmo trânsito em meia pista, causando um grande transtorno e até acidente. Pessoas pegaram doenças por causa dessa água que corre na porta de nossas casas.

É esse caos, pois aqui os políticos só aparecem nas eleições e ainda usam esse absurdo para fazerem promessas de campanha e depois desaparecem. Alguns deles até foram eleitos vereadores e prefeito. Um já foi secretário municipal de obras, mas nada fez, a não ser campanha política milionária, na qual se elegeu vereador mais uma vez. E como se não bastasse, elegeu também um filho. É uma vergonha. Basta! Chega de roubalheira e farra com nosso dinheiro. Vamos continuar cobrando.

| 15.02.2009 |

Só faltava essa.

Ladrões ecológicos adotam armamento verde.

E os ladrões do Rio estão cada vez mais criativos. Durante um assalto esta semana, os ladrões resolveram deixar o armamento de lado e utilizar um chuchu. Sim, isso mesmo, um taxista foi assaltado por dois bandidos que usaram o legume por baixo da camisa.

Após a ação dos malandrões, a polícia foi chamada e iniciou uma perseguição até a detenção dos bandidos que foram levados para a delegacia de Bangu. Chegando lá, a "arma" foi apreendida e os bandidos presos. Bem que todos os bandidos poderiam agir assim! Imagina os traficantes armados com melancias

| 15.02.2009 |

Cabral e Paes assinam protocolo para ampliar sistema metroviário até a Barra .

O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio assinaram na manhã desta quinta-feira, um protocolo de intenções visando à ampliação do sistema metroviário até a Barra da Tijuca.

A cerimônia é no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, com a presença do governador Sérgio Cabral e do Prefeito do Rio Eduardo Paes.

Na ocasião, a Prefeitura do Rio se comprometerá a enviar ao Poder Legislativo Municipal um Projeto de Lei para a recuperação do potencial construtivo de terrenos remanescentes do metrô do Rio.

São áreas que sobraram da construção de estações e túneis ao longo de todo sistema, muitas delas de alto potencial imobiliário.

No acordo, o Governo do Estado se comprometerá a utilizar os valores arrecadado com a venda dessas áreas na extensão da Linha 1 até a Barra da Tijuca.

| 15.02.2009 |

Equívoco do Portal Guaratiba precisa ser esclarecido.

Christine Wollowski explica porque órgãos de turismo não puderam ajudá-la e faz um alerta.

Email de Christine Wollowski para o Portal Guaratiba

Olá Portal Guaratiba!

Somente hoje depois de voltar da minha viagem consegui entrar no site do Portal Guaratiba:

Vocês realmente conseguiram entender o tom da reportagem, parabéns.

Porém aconteceu um equívoco grave, é preciso corrigi-lo:

Como já foi conversado durante a minha estada em Guaratiba, reafirmo que não é verdade que os representantes da Riotur e do Rio Convention Bureau não conhecem Guaratiba. Pelo contrário:

Foi através de uma representante do Rio Convention Bureau que descobri Guaratiba. Os dois órgãos somente afirmaram não poder me dar apoio na reportagem por não terem associados em Guaratiba. Nesta como em outras ocasiões me receberam muito bem e não esconderam nem negaram a beleza de Guaratiba. Os órgãos de turismo não divulgam mais Guaratiba pelo simples motivo de não terem parceiros entre os empresários locais. Aparentemente estes não pensaram até a presente data em se associarem e se beneficiarem das vantagens oferecidas pela Riotur e pelo Rio Convention Bureau – com certeza uma ferramenta produtiva para divulgar seu destino turístico.

Despeço-me com a certeza que publicarão mais este e-mail em seu Portal e fico na esperança de revê-los na próxima oportunidade que me levará até o Rio.

Um grande abraço.

Christine

| 15.02.2009 |