PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Veterinários de plantão diariamente na Fazenda Modelo.

Atendimento, vacinação e castração de cães e gatos.

Desde Novembro está funcionando na Fazenda Modelo em Guaratiba um plantão veterinário para atendimento de toda a população de bichinhos de estimação do Rio de Janeiro.

O Plantão Veterinário é uma iniciatriva da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais que disponibiliza o serviço à população na sua sede, em Guaratiba, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados até às 15:00 hs.

No plantão são atendidas todas as necessidades dos animais, desde vacinação, atendimento médico veterinário e até cirurgias. No local também funciona um canil e um gatil para acolhimento dos animais.

| 19.04.2009 |Conheça um pouco mais sobre a SEPDA e a Fazenda Modelo

Feira de Artesanato de Guaratiba.

Associação de Moradores da Ilha de Guaratiba formaliza pedido para interdição da área e realização do evento.

Algumas coisas já estão definidas para o início de funcionamento da Feira de Artesanato de Guaratiba. Em princípio, se as barracas padronizadas da Prefeitura forem entregues em tempo hábil, a Feira deverá iniciar já no segundo sábado de Maio.

Ficou definido que o evento acontecerá, na Rua Lateral do Largo da Ilha de Guaratiba, entre o Posto de Saúde e a Loja Italin Material de Construção, a cada segundo sábado do mês, devendo iniciar às 15:00 hs e terminar às 22:00 hs.

As 24 artesãs cadastradas estão esperançosas e confiantes no acolhimento que todos os moradores da Ilha darão a esse evento cultural.

Esta semana o Sr. Tenil Nunes, presidente da Associação de Moradores da Ilha de Guaratiba, compareceu à XXVI R.A. de Pedra de Guaratiba para entregar o ofício em que o grupo de artistas, com a concordância de todos os comerciantes da área, pedem oficialmente a autorização da Prefeitura para o início de funcionamento da Feira.

O Sr. Salomão Pedregal, Administrador da XXVI R.A. recebeu o documento com a promessa de encaminhamento urgente aos órgãos responsáveis.

| 19.04.2009 |

Morador de Barra de Guaratiba reclama de buracos.

Na foto abaixo Marcio, Salomão Pedregal (Administrador) e Bandeira (Assessor).

Realmente a Rua Almirante Carlos Tinoco e a Estrada da Bica em Barra de Guaratiba estão completamente esburacadas, e por serem subidas com um aclive acentuado, obrigam a que os motoristas tenham necessidade de acelerar um pouco mais para conseguir subir.

Os buracos no meio dessas ruas são enormes e sacrificam por demais os veículos.

Segundo Marcio, de acordo com informações que obteve de funcionários da Prefeitura responsáveis por tampar buracos, é de que por ser uma subida acentuada os caminhões com asfalto não podiam subir, o que deve ser resolvido usando outros meios.

"Os buracos são enormes, e as vezes não dá tempo de desviar, podendo inclusive causar um acidente." Desabafa Marcio com toda razão.

| 19.04.2009 |F

Mercado de Peixes da Pedra de Guaratiba.

Parece até sabotagem, mas não é. Comercio de Peixes continua na rua devido a burocracia.

Na foto abaixo o Sr. Johnson Administrador do Mercado de Peixes

Questionado sobre a demora no início de funcionamento do Mercado de Peixes da Rua Barros de Alarcão, o Sr. Johnson, Administrador do Mercado, esclareceu que a demora acontece por conta da burocracia necessária.

"Imagine que todos devem estar de acordo com as normas e parâmetros traçados pela fiscalização sanitária, todos devem ter CNPJ, Alvará e toda a documentação necessária e exigida pela Prefeitura e Órgãos de Fiscalização."

É muita burocracia e papelada". Afirma o Administrador.

Os próprios ambulantes pagaram a conta de R$ 10.000,00 da Light e agora esperam que a Prefeitura que prometeu a máquina de gelo, pague a promessa.

| 19.04.2009 |

Capela Magdalena - um orgulho para Guaratiba.

Sítio São Pedro de Guaratiba - Residência do Maestro Roberto de Regina.

Textos e fotos retirados do Site da Capela Magdalena

Como todos os jovens de sua geração, Roberto de Regina estudou piano. Porém, em suas descobertas musicais, apaixonou-se por Bach e daí em diante pelo cravo, pela música coral e antiga. Construiu o primeiro cravo brasileiro e gravou os primeiros discos de música antiga e cravo no Brasil.

A Capela Magdalena é uma capela, em estilo medieval, pintada com pintura bizantina pelo próprio maestro, local onde ele realiza concertos de cravo. Possui ainda um lago e um castelinho. Tudo em estilo dos séculos XVI e XVIII. Há uma programação onde são incluídas as apresentações - com pessoas vestidas com roupa da época - e um elegante jantar com vinho, servido por staff em trajes de época, ao som de música renascentista, após concerto de cravo . Em seguida é realizada uma visita ao Museu do Transporte, todo confeccionado pelo próprio Maestro..

Informações e reservas - Ronaldo - Telefones: 2410-7183 / 3406-9927 / 8154-8692

| 19.04.2009 | Site da Capela Magdalena

Inércia Social, a Síndrome da Ignorância.

A cada minuto o Brasileiro fica mais pobre no Brasil.

Texto: Cezar Liper

Todos sabemos que o Brasil é um dos países que mais cobra impostos. De tudo que ganhamos com o nosso trabalho, na teoria "SÓ" 40% nós pagamos ao governo, isto é, em cada 10 (dez) meses nós trabalhamos 4 (quatro) para o governo, mas na verdade é mais ou menos o dobro, abaixo entenderão o porquê. Isso é vida?

Nos países desenvolvidos que têm uma carga tributária quase perto da que é cobrada no Brasil, o cidadão tem acesso a compra de moradia, boa educação, hospitais funcionando e segurança pública.

No caso dos brasileiros, caso ele deseje que seu filho possa concorrer nesse nosso mundo globalizado, ele tem que pagar tudo o que o Estado não oferece, logo nós brasileiros pagamos muito mais do que os 40% oficiais.

Dentro deste percentual tributário nós pagamos os maiores salários para os políticos do mundo também. O brasileiro ainda não se conscientizou de que o pagamento desse salário altíssimo não representa eficácia ou eficiência no serviço que estes oferecem. O brasileiro controla se a sua empregada está roubando mantimento em casa, mas acha que não é sua obrigação controlar o dinheiro público ou que outras pessoas farão isso por ele, também alegam que não têm tempo ou que não sabem fazê-lo. Isso é devido a uma doença grave que os brasileiros contraíram: INÉRCIA SOCIAL, a síndrome da ignorância!

A cada minuto o brasileiro fica mais pobre no Brasil, enquanto os governos mais ricos.

"O Brasil está no G20 porque exporta carros de primeira para o consumidor exigente do 1º mundo e usa internamente os" rústicos "... e a sua enorme produção de soja, frango, frutas, café etc..., sempre em volumes crescentes. Além disso, também usa a nossa população consumista de quase 200 milhões de pessoas que, embora pobre e, por isso mesmo sub-consumidora, mas que consome mais comida e produtos, como carne, sabonete, roupa etc... do que países ricos como a Suécia que tem em torno de 12 milhões de habitantes ou a Finlândia , que tem mais ou menos seis milhões, embora o povo sueco e o finlandês tenham alto padrão de consumo e segurança social".Fundamento fornecido pelo professor, o grande sociólogo Acyr de Oliveira.

Esses países consomem produtos que os brasileiros produzem, mas não consomem, porque ganham para produzir um salário de subsistência.Aí está a diferença de ser empregada doméstica no Brasil e na Europa, pois lá a empregada ganha um salário que a possibilita ter casa, carro e acesso a tudo que no Brasil a classe média só tem acesso porque paga serviços privados.

Outro exemplo: operários brasileiros que moram na Rocinha, em outras favelas ou periferia, constroem aptos de luxo que não podem comprar porque ganham pouco, pois a remuneração da mão-de-obra no Brasil é muito injusta em relação aos países desenvolvidos.

O Brasil está precisando urgente de políticos que saibam e queiram resolver esses problemas e não apenas "denunciar" (o que está "na cara") para se elegerem e enriquecer a si e seus filhos (como Lula e o seu Lulinha).

Por que a inércia social mata mais do que o câncer ou a aids? Porque ela permite que a roubalheira, os desvios e o mau uso do dinheiro público continue, aí está também o dinheiro que serviriam para também atender ao combate destas doenças, de todas as outras e todas as deficiências sociais.

O que um cidadão pode fazer para sair da INÉRCIA SOCIAL?

  • Ter consciência de tudo isso e olhar para a sua carteira de dinheiro e ver que o dinheiro acaba sem que sejam feitos gastos supérfluos;
  • Entender que se ele não tem problema financeiro, mas todos a sua volta têm, ele terá que se tornar um presidiário dentro da sua própria casa, ele se tornará um condenado por justa causa pela sua INÉRCIA SOCIAL, a sua síndrome da ignorância!
  • Identificar os seus pares, isto é, de cada área da sua vida:
  • Os aposentados roubados pela PREVIDÊNCIA SOCIAL;
  • Aqueles que pagam aluguel e gostariam de morar em casa própria ou ainda, aqueles que moram em favelas ou comunidades carentes, conforme queiram chamar e que desejam ter casa própria;
  • Aqueles que pagam escola particular ou que os têm seus filhos em escolas públicas que não funcionam;
  • Descobrir as pessoas que têm plano de saúde e que gostariam de ter tudo que têm no plano de saúde nos hospitais públicos;
  • Aqueles que têm medo de sair de casa com medo de morrer assassinados em função de assalto, bala perdida, guerra do tráfico, etc...
  • Descobrir se já existe alguma associação que lute em prol destes objetivos específicos e fazer contato, dizendo, por exemplo, eu anotei o nome e contatos de 50, 100, 10, 500 pessoas que estão querendo mudar essa situação, por isso estou fazendo contato. Quero saber o que a associação está pleiteando e como está fazendo, quais os resultados alcançados e o que falta? Vamos nos unir? Vamos definir uma pauta e fazer uma reunião? Nós queremos que, por exemplo, que o hospital que tem perto da minha casa funcione perfeitamente, isso pode ser feito em cada bairro ou região. Vamos fazer uma devassa nesse hospital? Quero saber qual é o efetivo de funcionários: administrativos, médicos, enfermeiros, limpeza, número de ambulâncias funcionando, ano de fabricação de cada carro, verbas recebidas do governo, gastos e como tudo é contabilizado. Vamos dividir a tarefa? Vamos formar grupos para estudar cada área específica? SEMPRE lembrando de que o que é público é nosso!
  • Definido isso, já com toda a pauta definida e os grupos organizados, convoca-se os vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, prefeito, governador, secretários, o diretor do hospital, etc..., Além da imprensa e se fala, nós queremos que esse hospital funcione, queremos apurar todos estes dados em cada setor deste hospital, precisamos ajuda de todos vocês e transparência, pois não queremos pagar mais PLANO DE SAÚDE particular.
  • O mesmo deve ser feito em cada área citada, como escolas, secretarias de habitação, CEF, delegacias, Batalhões da PM, etc..., Além de outras, como a defesa do meio ambiente (praias, lagoas e canais poluídos), a exploração na cobrança das passagens, da gasolina, IPVA, combate à pedofilia, etc..., A internet facilita tudo e pode-se abrir grupos de discussão sobre cada tema, é preciso que o brasileiro saia desse marasmo, dessa INÉRCIA SOCIAL!
  • Este método pode ser aprimorado, mas precisamos nos organizar, começar, nos unir, para mudarmos esse país. Uma forma de se otimizar tudo isso, buscando maior aprimoramento é dividindo o problema em pedacinhos, implantando a ORGANIZAÇÃO GOVERNAMENTAL DISTRITAL, que pode ser complementada com a implantação do RECALL POLÍTICO no Brasil, que é o direito do eleitor eleger e cassar o político corrupto, ladrão, inerte, omisso, mediante provas concretas, como já existe em alguns outros países.

    Chega de só reclamar e não se fazer NADA!

    Imagine o quanto sobrará do seu salário se você não tiver que pagar plano de saúde, escola, aluguel e puder sair para se divertir sem os riscos que acontecem nas grandes cidades e que se continuar chegarão até nas pequenas cidades!

    Se o povo não tomar a iniciativa, nada acontecerá! Não fique esperando o seu vizinho fazer alguma coisa, todos têm que fazer em paralelo para haver uma convergência grande, participação, pois só a união faz a força!

    "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil, que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

    Bertolt Brecht (1898-1956)

    | 19.04.2009 |

    Ato Público para a Lona Cultural de Guaratiba.

    Iniciativa do CEPAG levou 300 pessoas à Praça do Rodo

    Hoje, domingo, dia 19 de abril, entre 300 e 400 pessoas, moradores de Guaratiba se mobilizaram num ato público em prol da construção de uma Lona Cultural em Guaratiba, mais precisamente em pedra de Guaratiba.

    Alexandre Pantaleão, membro do CEPAG, afirmou que não existe padrinho político para a iniciativa e que o CEPAG, está juntando todos os documentos, inclusive aqueles produzidos neste evento para encaminhar pedido a Secretaria de Culturas, para entrada no orçamento daquela secretaria o projeto da lona cultural.

    Durante a manifestação, emissários da Prefeitura, ou prepostos de uma Vereadora, compareceram com um documento assinalando já existir um Projeto para a Lona Cultural, entretanto conforme alertou o Sr. Alexandre, a Lei é apenas "autorizativa", ou seja autoriza o poder executivo a executar a obra, mas não destina recursos para isso.

    Segundo o representante do CEPAG, apesar de não haver padrinho político para o projeto, quem se interessar em abraçar a causa, terá o agradecimento de todos os Guaratibanos, e que seja benvindo para unir forças.

    | 19.04.2009 |