PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Comunidade da Itapuca necessita de intervenção da Secretaria de Habitação.

Todos nós, moradores de Guaratiba, estamos abandonados pelos órgãos públicos, entretanto fica evidente que o abandono que nós reclamamos são necessidades menores diante da extrema necessidade dos nossos irmãos da comunidade da Itapuca em Barra de Guaratiba.

Ali não se fala em melhores condições de tráfego, calçadas e ruas asfaltadas, lonas culturais ou centros olímpicos, ali, diante da extrema pobreza em que vivem, os habitantes da Itapuca reclamam urgente intervenção municipal ou estadual, no sentido de oferecer melhores condições de higiene e habitação para a comunidade.

O CEPAG como instituição única na região a tratar de forma séria e equilibrada as demandas dos habitantes por melhores condições de vida, acompanhou o Sr. Cláudio da Secretaria de Habitação a uma visita na Itapuca, onde foram recebidos por Tia Dê, representante da comunidade por reconhecimento de seu serviço comunitário.

A Secretaria Municipal de Habitação atua na urbanização e regularização de favelas e loteamentos, buscando principalmente garantir o acesso à moradia legal e à infra-estrutura urbana à população de baixa renda como direito social básico

Como sempre, foi prometido pelo Sr. Cláudio enviar relatório ao grupo técnico da secretaria e fazer levantamento de projetos anteriores que se encontram arquivados.

A demanda pelos serviços foi proposta em reunião anterior na comunidade.

| 19.10.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Prefeito recebe jovens do Projeto Plataforma dos Centros Urbanos da Unicef.

Em Guaratiba os Grupos de Articuladores Locais estão se reunindo para levantar as necessidades das comunidades.

Segundo os objetivos do projeto, a Plataforma dos Centros Urbanos contribui para que todas as crianças e todos os adolescentes das cidades possam crescer e se desenvolver com saúde, aprender mais, ter acesso à cultura, se divertir, praticar esportes e estar sempre protegidos contra qualquer tipo de violência. Ou seja, busca garantir que meninos e meninas que vivem nas comunidades populares dos centros urbanos tenham todos seus direitos realizados, de acordo com o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dessa maneira, a Plataforma espera reduzir as desigualdades entre quem mora nessas comunidades e quem vive em outras regiões da cidade, o que especificamente o caso de Guaratiba. A iniciativa está sendo desenvolvida em ciclos com duração de quatro anos (2008 a 2011) e já está sendo implementada em Guaratiba.

A iniciativa dá prioridade às crianças, aos adolescentes e às famílias que vivem em comunidades populares (favelas, assentamentos irregulares, cortiços, periferias) afetadas pela falta de acesso a estruturas básicas e serviços essenciais e pela segregação, que resulta em fragmentação social e territorial e gera tensões, preconceitos e novas violências.

No final de 2008 e início de 2009, o UNICEF convidou todas as comunidades das cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Itaquaquecetuba para participar da Plataforma dos Centros Urbanos. Cada comunidade precisou formar um Grupo Articulador, que se inscreveu formalmente na Plataforma e se comprometeu a participar ativamente da iniciativa por um período de três anos (2009 a 2011).

Os Grupos Articuladores têm a função de organizar as atividades da Plataforma dos Centros Urbanos nas suas comunidades. São eles que fazem as coisas acontecerem, com a ajuda de todas as pessoas que conseguirem mobilizar e com o apoio do UNICEF e de seus parceiros.

No próximo dia 24 de outubro no horário de 8 às 17 horas acontecerá o Fórum Comunitário de Guaratiba na Fazenda Modelo onde o Grupo de Articulação Local Esperança Jovem estará trabalhando.

| 19.10.2009 |

Grupo de Articulador Local Esperança Jovem convida para Fórum de Guaratiba em 24 de outubro na Fazenda Modelo.

Texto retirado do Blog Esperança Jovem

São parceiros do GAL Esperança Jovem: Pastoral da criança , CEPAG , CEPAZO , CAS Maria Vieira Bazane , Associações de moradores , UNICEF , Cedaps , Escolas , Posto de saúde e todos que quiserem colaborar.

O que o GAL Esperança Jovem já fez ?
- Inscreveu-se ;
- Foi selecionado ;
- Participou da 1ª capacitação ;
- Foi ao lançamento nacional da PCU no palacio das Laranjeiras ;
- Escolheu seus jovens comunicadores ;
- Recebeu capacitação para fazer pesquisas ;
- Apresentou-se para a comunidade ;
- Os jovens fizeram seu 1º fanzine ;
- Os jovens distribuiram fanzine na comunidade ;
- Os adolescentes estão entrevistando as crianças do bairro ;
- Os adultos do GAL estão entrevistando os moradores , escolas e instituição local ;

O Fórum que se realizará na Fazenda Modelo será o dia todo de 08:00 hs às 17:00 hs e deve ser um centro articulador de todas as demandas da região entre o Campo do Saco ao Guimarães. Participe.

| 19.10.2009 |Blog da Plataforma de Centros urbanos

Celebridades mudam de hábitos.

Guaratiba é a bola da vez.

Assim como Ana Paula Arósio, Cláudia Abreu é outra que volta e meia também vai dar pinta longe do circuitão. Ela gosta de frequentar os restaurantes de Guaratiba. "O caminho até lá é lindo e no Tia Palmira como uma peixada deliciosa, com um preço ótimo. E, além disso, nunca vi pararazzi por aquelas bandas", conta a atriz.

"Já estamos atentos para essa nova região. Depois da Barra, onde três paparazzi fazem rondas diurna e noturna, expandimos para a Prainha e Grumari com uma ronda diária. Também apostamos na Lapa e, numa dessas incursões, flagramos Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert sambando", entrega o fotógrafo Felipe Panfili, da AG. News, a maior agência de paparazzi do Rio. Não adianta correr, eles estão por toda parte.

| 19.10.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Capela de Santo Antônio da Bica um patrimônio de Guaratiba.

Texto retirado do Blog do Sítio

A Capela de Santo Antônio da Bica está situada no Sítio Roberto Burle Marx na Estrada Roberto Burle Marx (antiga Estrada da Barra de Guaratiba) n.º 2019.

Está localizada ao lado da casa ocupada por Burle Marx. Foi construída no século XVII e restaurada pelo paisagista, com assessoria de Lúcio Costa e Carlos Leão. Tombada pelo patrimônio estadual, a Capela ainda hoje é utilizada pelos habitantes da região para cerimônias religiosas administradas pela paróquia de Guaratiba.

O Sítio Roberto Burle Marx é hoje uma unidade especial pertencente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura. Foi residência particular de Roberto Burle Marx, de 1973 até em 1994, ano da morte do mais famoso paisagista brasileiro.

Até o século XVII, o sítio chamava-se Fazenda da Bica, pois na parte mais alta do terreno existem fontes de água que eram canalizadas e aproveitadas pelos moradores da região numa bica acessível a todos, junto à estrada. Em 1681, a fazenda pertencia a um senhor que mandou erigir, naquele ano, ao lado da casa principal, uma capela dedicada a Santo Antônio. A partir daí, passou a ser conhecida como Sítio Santo Antônio da Bica.

| 19.10.2009 |Veja Blog do Sítio Burle Marx

Casal sequestrado em Pedra de Guaratiba é encontrado morto em Santíssimo.

Um casal que havia sido sequestrado por volta das 11h desta sexta-feira foi encontrado morto por volta das 12h15 em Santíssimo, na zona oeste do Rio.

O bombeiro do Gmar (Grupamento Marítimo) de Sepetiba, sargento Vanderlei Oliveira dos Santos, 43, e a mulher dele, Maria Serrano Melo, foram rendidos por criminosos em casa, na estrada da Pedra, em Pedra de Guaratiba.

"O grupo armado os rendeu em casa. Depois, abandonou um veículo roubado e fugiu com as vítimas no carro delas. Ainda não sabemos o que foi levado", afirmou à Folha Online o delegado titular da 43ª DP (Guaratiba), Renato Soares Vieira.

O Corpo de Bombeiros informou que o sargento estava de folga nesta sexta. A assessoria da corporação afirmou que o caso será investigado.

Policiais da 35ª DP (Campo Grande) trabalham com a hipótese de latrocínio --roubo seguido de morte. As vítimas foram assassinadas com vários tiros na cabeça.

| 19.10.2009 |Fonte: Folha online

O triste fim do Sítio do Picapau Amarelo.

Excelente artigo de Anna Luiza Santiago para Bairros.com

Texto e foto de Anna Luiza Santiago para Bairros.com

Visitar o local onde eram gravadas as cenas do "Sítio do Picapau Amarelo", de 1977 a 1986, em Barra de Guaratiba, é fazer uma melancólica viagem ao passado. Em vez do belo sol nascente, dos rios de prata e do voo sideral pela mata, descritos na canção de Gilberto Gil que ficou eternizada como tema de abertura da série, as imagens são de abandono e vandalismo. Uma fonte de água se transformou em depósito de aparelhos de TV velhos, a entrada da caverna de Cuca virou lama e o varandão de Dona Benta é só lixo e limo.

Para entrar no sítio, é preciso vencer um caminho cheio de lama e mato. O cenário piora à medida em que se avança. As paredes laterais do casarão estão pichadas e a pintura, envelhecida. A estrutura que cobria a varanda já não existe, deixando o imóvel bastante exposto às chuvas. A maioria das janelas não tem mais vidros. Em seu lugar, há tábuas de madeira sobrepostas.

Os azulejos de cor laranja na entrada da casa e a janelinha no alto, próxima ao telhado, são os detalhes que sobraram da pomposa estrutura montada pela Rede Globo nos anos 70. Na época, a emissora alugou o imóvel e o remodelou para que tivesse as características descritas por Monteiro Lobato em sua obra.

Atualmente, vive no local um senhor chamado Nivaldo da Cruz, de 70 anos. Ele conta que o pai, já falecido, alugou o local para as filmagens.

— Hoje, não tenho dinheiro para cuidar da casa — diz.

Segundo os vizinhos, depois do falecimento dos proprietários, os filhos não se interessaram pela manutenção do imóvel. Eles contam ainda que o local já foi invadido por desabrigados da região, que só aumentaram sua deterioração.

| 19.10.2009 |Fonte: Bairros.com