PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Churrasquinho Radar.

Radar da Prefeitura deu nome ao bar na Av. das Américas.

Cansada de trabalhar em Shoppings, querendo uma vida mais calma e com qualidade, a Empresária Márcia decidiu junto com seu marido e filhas se mudar para Guaratiba e abrir um negócio aqui.

Com experiência no atendimento a uma clientela mais exigente, Márcia desenvolveu produtos com a característica da região, isto é, produtos que já vinham sendo comercializados pelo antigo proprietário do bar que comprou.

Coloca mais uma cebolinha aqui, mais umas ervas aromáticas ali, novos produtos vão surgiho a partir do gosto local.

São sanduíches, pastéis, churrasquinhos bem temperados e com excelente preço, e não poderia ser diferente, que de tão bons, a vontade é comer gulosamente vários desses petiscos.

Seja benvinda Marcia, você e toda sua família que trabalha no bar Churrasquinho Radar na descida da Grota Funda.

| 22.02.2009 |

Lixo prejudica a pesca em Pedra de Guaratiba.

A reclamação dos moradores é que a pesca é afetada.

A pesca em Guaratiba vem sendo prejudicada pelo lixo que vem do mar na baía de Sepetiba. A reclamação dos moradores é que a pesca é afetada. A produção, que já foi de quatro toneladas em 1999, hoje atinge apenas de 600 a 700kg por dia.

Outra reclamação dos pescadores é o tamanho do píer, que com 150 metros não é suficiente para evitar que os barcos atolem. As condições da maré e o lixo acumulado são os culpados.

A Rio-Águas, órgão da Secretaria Municipal de Obras, informou que obras de saneamento em Sepetiba e em Pedra de Guaratiba estão previstas. O objetivo é diminuir a chegada de esgoto à Baía de Sepetiba.

Será construída ainda uma estação de tratamento em Pedra de Guaratiba. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim deste ano.

| 22.02.2009 |

O Carnaval de Pedra de Guaratiba.

Em 2009 existirão duas "frentes" de Carnaval.

A primeira na Rua Barros Alarcão (rua da praia) no Largo do Coqueirinho com animado Coreto, Barracas, Bares e Restaurantes com preços especiais e tudo aquilo que a gente gosta (cervejas geladíssimas, refrigerantes, churrasco, cachorro quente, pizza, caldos, sopas e muito mais).

Estacionamento na Rua Saião Lobato, parte da Rua Barros Alarcão e adjacentes.

A segunda frente de Carnaval, será no Rodo (Praça Raul Capello Barrozo), apenas a 2 quilômetros da primeira, com animado Coreto, Brinquedos infantis, Barracas, Bares e Restaurantes com preços especiais e tudo aquilo que a gente gosta (cervejas geladíssimas, refrigerantes, churrasco, cachorro quente, pizza, caldos, sopas e muito mais).

Estacionamento fácil na própria praça e dezenas de ruas adjacentes.

Haverá Carnaval até 4a.feira, sempre a partir das 18:00 horas.

| 22.02.2009 |Fonte: Ronaldo Andrade Inácio - Portal da Pedra

Café da Manhã Vida Feliz.

Realizado no Sítio Cantinho é Nosso.

Foi realizado no dia 13/02/2009, o primeiro café da manhã do ano 2009, da Vida Feliz, homenageando os aniversariantes do mês.

A Vida Feliz - Associação de atendimento, apoio, valorização e orientação à terceira idade conta com 140 membros, com idade superior a 60 anos e funciona diariamente, das 8 às 10 horas, no Sítio "O cantinho é nosso", situado à Av. Gaspar de Lemos, 35, Ilha de Guaratiba.

O Professor de Dança de Salão pede voluntários (do sexo masculino - não é necessário saber dançar) para participar de suas aulas, sempre às quintas-feiras, das 8 às 10 horas.

| 22.02.2009 |

Guaratiba se enfeitou para festa.

Ilha de Guaratiba está toda prosa enfeitada para a festa.

A praça da Ilha de Guaratiba está toda enfeitada para o Carnaval. Ao fotografarmos a decoração preparada pela Associação de Moradores, flagramos o cavaleiro que nos mostra como a região convive com os extremos.

De um lado o Rio de Janeiro com suas mazelas e facilidades vem "se achegando" como diz o homem simples do campo, de outro a Guaratiba faceira e rural, quase agreste, que nos brinda os olhos com esse ar interiorano. Esperamos que este carnaval seja tranquilo e alegre para que nossas crianças e jovens possam se divertir em paz.

| 22.02.2009 |

Presidente da Associação de Moradores da Barra de Guaratiba desabafa com o Portal.

Edvan Costa enviou email para o Portal Guaratiba

Recebemos um e-mail do Sr. Edvan Costa, presidente da Associação de Moradores de Barra de Guaratiba onde reclama da falta de compreensão dos comerciantes com relação à sua iniciativa de instalar um coreto no início da praia e organizar um baile à noite.

A reclamação não traz especificamente o problema, tentamos contato para esclarecermos a questão mas não conseguimos. Ao que parece alguns comerciantes boicotaram sua idéia; em todo caso transcrevemos seu e-mail como forma de chamar a atenção de todos para o seu empenho de ajudar a comunidade. Não entramos no mérito da questão pois desconhecemos os fatos, entretanto ficamos felizes quando alguém se importa conosco. A seguir transcrevemos o e-mail do Sr. Edvan na íntegra:

- "Gostaria de colocar aqui minha denúncia sobre o que realmente está acontecendo em Barra de Guaratiba. Como presidente da Associação de Moradores venho há anos fazendo o carnaval do bairro,como sempre fiz, legalizado pela prefeitura e demais órgãos competentes. Esse ano resolvi mudar para melhor, revivendo o passado, colocando um bloco à noite e o palanque no começo da Praia Grande como era antigamente. O que eu não sabia era que a Barra era dividida pelo comercio onde muitos só querem para si, não pensando na comunidade, e, mais uma vez o povo que se dane, vou correr atrás dos meus direitos afinal tenho o meu carnaval legalizado"

| 22.02.2009 |

Pólo Siderúrgico ameaça vida de pescadores da Baía de Sepetiba.

Os pescadores da Baía de Sepetiba vivem uma situação desoladora desde 2006, quando começou a ser instalado o consórcio empresarial da CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico). Os graves danos ambientais provocados pela obra ameaçam a vida de oito mil famílias.

O Consórcio Empresarial TKCSA, formado pela empresa Alemã Thyssen Krupp e pela Companhia Vale do Rio Doce, está sendo financiado pelo BNDES com 1.480 milhões de Reais (R$ 1.480.000.000,00). Os graves danos ambientais provocados pela obra ameaçam o modo de vida da gente que vive no entorno da Baía.

"A situação está cada vez pior. Não temos treinamento para procurar trabalho em outro lugar, nem condições econômicas para nos mudarmos", afirma o pescador artesanal Ivo Soares, que preside a Associação de Aquacultores e Pescadores de Pedra de Guaratiba. O pescador tem 13 irmãos, 12 dos quais trabalham na pesca. "Não está dando como sobreviver, há muita contaminação. O governo deveria tomar uma atitude e voltar-se a favor das classes menos favorecidas", reclama.

Em atitude de protesto, mais de 150 organizações sociais e personalidades assinaram uma carta de apoio aos pescadores. A carta seriai entregue no dia 17/02 no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. No documento as organizações sociais denunciam as ameaças de morte sofridas pelos pescadores da região. No último dia 13, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo receberam a carta e, segundo informações do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), se comprometeram a investigar.

| 22.02.2009 |