PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Eduardo Paes visita Guaratiba.

Anuncia o início de obras de urbanização na comunidade de Areal em Guaratiba.

Na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes passou a manhã recebendo moradores, comerciantes e líderes comunitários no seu gabinete itinerante, instalado na sede da Subprefeitura em Campo Grande. Ele também anunciou o início de obras de urbanização em três bairros da região, em um investimento superior a R$ 20 milhões. Serão beneficiadas as comunidades de Areal (Guaratiba), Catiri (Bangu) e Vila João Lopes (Realengo).

As obras, financiadas pelo Programa Pró-Moradia, da Caixa, com recursos do FGTS, prevêem implantação de redes de água, esgoto e drenagem, pavimentação e iluminação pública. Em Areal, serão beneficiados 746 domicílios. No local, além das obras de saneamento básico, está prevista a complementação da pavimentação da Estrada General Pessoa Cavalcanti, que dá acesso à comunidade, e a canalização do córrego que atravessa a localidade.

| 24.05.2009 |

Virada Cultural de Guaratiba.

Acompanhando o movimento anunciado pela Prefeitura.

O Rio de Janeiro importou de São Paulo a “Virada Cultural” que acontece naquela cidade desde 2005, ocasião em que se promove uma verdadeira maratona cultural. Este tipo de evento foi inspirado na Nuit Blanche que acontece em Paris.

No Rio de Janeiro a Virada cultural acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho e contará com cerca de trezentas atrações entre shows, blocos de carnaval e cinema. Os eventos serão gratuitos ou oferecidos a preços populares.

É claro que Guaratiba não será beneficiada por nenhum show ou atividade, assim, tentaremos organizar em nossa região um evento cultural com artistas locais, resgatando um pouquinho de nossa auto-estima.

Ao longo da semana estaremos solicitando às autoridades competentes a autorização para realização do evento na Ilha de Guaratiba de 18 às 22:00 hs no dia 6 de junho. Nossa virada cultural só não acontecerá se não conseguirmos autorização ou se chover muito.

Já temos a presença confirmada de alguns músicos, cantores, poetas e escritores da região:

A dupla de músicos com teclado e voz da "Eclético Soul" com Urbano Mena no teclado e Gustavo na Guitarra.
O cantor Sergio Lujegon com seu violão.
A cantora Lady Sú, Guaratibana que abrilhanta casas noturnas e shows com músicas da MPB.
Valdeir do Cavaco, morador de Santa Clara, se apresentará interpretando chorinhos.
O músico Bhira Simpatia (teclado e voz) da Pedra de Guaratiba estará dando uma colher de chá.
Os escritores e poetas Severino Honorato (Dom Severo) e Francisco Alves Siqueira (Chiquinho) estarão presentes para falar sobre Guaratiba e declamar poesias. Na ocasião estarão autografando seus livros que serão vendidos na Barraca do Portal.
Na ocasião da virada cultural para abrilhantar ainda mais o evento estaremos com uma edição especial da Feirinha de Artesanato de Guaratiba. Vai ser um sucesso!

Estamos ainda convidando outros artistas da região e na próxima edição do Portal estaremos publicando toda o programação de 4 horas.

| 24.05.2009 |

Fundação de Xuxa é invadida e assaltada.

A sede da Fundação Xuxa Meneghel, instituição beneficente mantida por Xuxa em um sítio em Pedra de Guaratiba foi assaltada, segundo o jornal "O Dia" deste sábado (23). De acordo com a publicação, os assaltantes invadiram o local na madrugada de sexta-feira (22).

A instituição, criada em 1989, atende crianças carentes da região. Funcionários que trabalham na Fundação informaram que foram roubados um macaco hidráulico e um alto-falante de um dos veículos.

Os policiais conseguiram recuperar o alto–falante, que foi deixado em um local próximo. Os assaltantes utilizaram uma escada junto a um muro, mas foram surpreendidos pelo disparo do alarme.

Um caseiro acionou a Polícia Militar, mas os criminosos não foram encontrados. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) foram na manhã de sexta ao sítio. Com base no depoimento de um dos vigias do centro, o delegado Renato Soares acredita que a intenção do criminoso seria roubar uma van estacionada na instituição.

A assessoria da apresentadora confirma que houve o roubo, mas não quis se pronunciar sobre o assunto.

| 24.05.2009 |

Favela do Rio Piraquê cresce apesar dos Ecolimites.

Reportagem do Globo denuncia que 21 das 33 favelas do Rio de Janeiro crescem horizontalmente apesar dos Ecolimites. Denuncia que as pilastras de concreto e os cabos de aço definindo os limites da favela, hoje sem manutenção servem até como suporte de varal.

Toma como exemplo um pedreiro chamado Gonçalo Soares de 60 anos que na favela do Rio Piraquê construiu três casas além dos limites definidos pela Prefeitura no início da década.

A reportagem fala ainda que a Secretaria de Meio Ambiente perdeu o controle sobre as barreiras e que a três anos não há fiscalização. Os ecolimites foram colocados quando o atual Prefeito Eduardo Paes era Secretário do Meio Ambiente em 2001 e não surtiram efeito devido à falta de fiscalização.

| 24.05.2009 | Leia reportagem completa no Globo Online

Democracia, o que é isso mesmo?

Artigo de Alexandre Pantaleão, Sociólogo e Diretor do Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba (CEPAG)

O que é ser um representante público? Ora, representante segundo o Dicionário Michaelis é: adj. m. e f. Que representa; representador. S. m. e f. 1. Pessoa que representa outra. 2. Ministro plenipotenciário. Fem. P. us.: representanta. E público é: adj. 1. Relativo a um povo ou ao povo. 2. Que serve para uso de todos. 3. Comum. 4. Relativo ao governo do país e suas relações com os cidadãos.

Logo fica fácil deduzir que o representante público é aquele que representa o povo e se for eletivo, nomeado por uma eleição, portanto haverá um tempo determinado por mandato.

Então, vereadores e deputados são representantes públicos eletivos, representam o povo e para isso são eleitos.

O vereador representa o povo de um determinado município e não apenas de um bairro. O deputado representa o povo de uma federação, Estado, e não apenas de um determinado município e muito menos de um bairro.

Os representantes têm que ter em seus propósitos o interesse do povo e não o seu. E dentro desses propósitos estão incluídos: a fiscalização das contas públicas, a execução do orçamento, a vigilância para o cumprimento das leis, propostas estruturais para a população etc. Não é o que acontece. Vemos diariamente legisladores montar estruturas para concorrer com a coisa pública, em vez de brigar, pelo menos, para o bom funcionamento do que já existe. Mas, parece ser conveniente para alguns que a coisa pública seja depredada: os postos de saúde, as escolas, as concessões públicas, os hospitais, os desvios de verbas públicas por contingenciamento.

Muitos parlamentares se prostituem com suas cestas básicas, massa asfáltica, sabão, pontos de iluminação, medição de pressão arterial, fisioterapia, propostas de compra de voto e de pessoas para trabalharem para eles. O ideal é que o legislador tivesse apenas direito a um mandato com possibilidade de concorrer somente a outro após o segundo pleito eleitoral ao término do seu mandato, não dando tempo da compra do voto e um tempo para análise popular para o seu retorno como nosso representante.

Na verdade isso acontece porque ainda não temos constituído o povo, temos uma grande massa e todos esses cabos eleitorais são pessoas que querem resolver os seus problemas financeiros em um período eleitoral. Mas política não é isso.

Haveremos um dia de considerar a pobreza um crime repugnante, tanto quanto a tortura e a escravidão. E a política é o único instrumento capaz de resolver questões como estas. Muito embora achem que a política termina no ato de elegermos os nossos representantes, não é verdade, esta é apenas uma etapa, a verdadeira política está no exercício da democracia, como nos mostra a peça Suplicantes, de Ésquilo, encenada por volta de 468 a.C.:

- A população de Argos a "demo" - decide conceder asilo ("kratos", o poder de decidir) às Danaides que haviam assassinado seus maridos na noite de núpcias. Foi a primeira vez que os dois termos aparecem unidos. Já em Atenas no fim do século V a.C o vocábulo era defino como regime.

Demos são instituições da sociedade civil organizadas em sindicatos, partidos, empresas, associações etc.-. Democracia é o governo da parcela organizada da sociedade, não do povo em geral se fosse seria laocracia, de laos, povo.

Portanto, participe! Só assim estaremos realmente exercendo a Democracia.

| 24.05.2009 |

Embrapa Agroindústria de Alimentos recebe Conselho Assessor Externo em audiência.

Na última sexta-feira (22/05), a Embrapa Agroindústria de Alimentos realizou a Reunião Anual do Conselho Assessor Externo (CAE) em caráter de audiência pública.

Durante a manhã foram apresentadas ações e resultados de 2008/2009 e duas palestras: “Desafios científicos e tecnológicos para o agronegócio”, com Luis Fernando Vieira, da Embrapa, e “Segurança Alimentar: importância dos laboratórios de análises”, com Aldo Baccarin, da Food Intelligence.

À tarde, os membros do CAE reuniram-se com chefes e supervisores para discutir o planejamento da Unidade. A Embrapa Agroindústria de Alimentos fica na Av. das Américas, 29.501, Guaratiba, Rio de Janeiro-RJ.

| 24.05.2009 |

CEPAG solicita à Secretaria de Ação Social a criação de um Conselho Tutelar em Guaratiba.

Facsímile do documento entregue à Secretaria de Ação Social.

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2009

Carta Oficio CEPAG /26/09

Senhor Secretário

Cumprimentando-o, O Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba - é uma entidade sem fins lucrativos voltada para a busca de soluções dos problemas da região de Guaratiba. E, portanto solicitamos a criação do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Guaratiba. Nesse sentido, gostaríamos de nos justificar:

O Grupo Temático de Desenvolvimento Social do CEPAG baseado em dados do Instituto Pereira Passos e em reuniões abertas na Região de Guaratiba identificou a necessidade real de uma atenção diferenciada a população infantoadolescente de .Guaratiba em relação a de Campo Grande.

Guaratiba é a quinta maior região da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e apesar de ser populosa com uma população estimada em 160.000 habitantes com projeção para 2015 de 263.300, segundo o IBGE, é ainda pouco povoada. Essa geografia demográfica tem dificultado muito o acesso dessa população aos grandes centros econômicos e porque não do próprio Estado de Direito. Centenas de fammas estão no lado marginal da sociedade sem, se quer, ter a possibilidade de mobilidade para a busca de uma renda mínima devido a péssima política de transporte na região, a média hoje de mobilidade casa x trabalho x casa em nossa região são de 3 horas e 30 min.. E, ainda, que 24,5% da população tem menos de 19 anos e 60% dos chefes de famma recebem no máximo 2 salários mínimos com média de 5 membros residentes por domicilio.

De acordo com o Art. 3° Estatuto da Criança e do adolescente "A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteçao integral de que trata esta Lei, assegurandose- lhes, por lei ou por outros, meios, todas as oportunidades e facilidades, a.fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Atenciosamente,

(assinado) Neli de Almeida Cabral

Presidente do CEPAG

Ao Ilustrissimo Senhor Secretário

Fernando Wiliam

Secretário Municipal de Assistência Social

| 24.05.2009 |