PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Idosos convocados para vacinação contra gripe.

Atendimento nos Postos de Saúde de Guaratiba.

Na foto o Sr. Geraldo tomando a vacina contra gripe no Posto de Barra de Guaratiba

Por um inverno sem mal-estar, coriza e dores pelo corpo – ou seja, sem gripe – começou este sábado, e vai até 8 de maio, a 11ª Campanha de Vacinação do Idoso, que tem o slogan “Deixe a gripe na saudade”. Todos os postos de saúde do estado abrem das 8h às 17h. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% da população brasileira com mais de 60 anos, o que significa 20 milhões de pessoas.

A vacina consegue diminuir o número de mortes e de internações causadas pela gripe. Só não pode ser tomada por quem tem alergia a ovo e por portadores de doenças neurológicas. Pessoas com gripe ou sintomas de dengue devem esperar melhorar. Para quem ainda tem receio das reações que a vacina possa provocar, o pneumologista José Teixeira, diretor do Sindicato dos Médicos do Município do Rio, avisa que apenas 2% das pessoas vacinadas têm algum tipo de reação, que desaparece em, no máximo, três dias.

Estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e em 39% a 75% a mortalidade global. No estado do Rio, o objetivo da campanha é vacinar 1.614.343 pessoas com mais de 60 anos. Quem estiver impossibilitado de comparecer a um dos postos de vacinação deve solicitar à Secretaria de Saúde de seu município uma visita de um agente para fazer a vacinação em casa.

| 26.04.2009 |

Início da Feira de Artesanato de Guaratiba dia 9 de maio.

Esta semana já foram encomendadas onze barracas e três tendas pelos artesãos que irão expor seus produtos na Feira de Artesanato de Guaratiba que irá acontecer todo segundo sábado do mês ao ar livre na rua lateral do Largo da Ilha de Guaratiba entre 15 h e 22 h, começando já no dia 9 de maio.

Ao todo já confirmaram presença 20 artesãos em 11 barracas e 3 tendas. São artesãos e artistas plásticos da região de Guaratiba que agora tem oportunidade de mostrar seu trabalho.

O Portal Guaratiba estará disponibilizando a partir de hoje uma página com o título "Artesanato de Guaratiba" na seção de Pólo Turístico com todos os dados para contato e produtos dos artesãos participantes da feira

Numa etapa adiante, cada artesão terá sua página pessoal no Portal para divulgar seus produtos pela Internet. O artesão que ainda não se cadastrou ainda tem tempo enviando um email para o portal, que encaminharemos seu pedido para a Coordenação da Feira.

Abaixo relacionamos as artesãs e artistas que já confirmaram presença.

ArtesãoBarracaProduto
01 - ANDRÉA DOS SANTOS RUFFIERBarraca 01BOLSAS E ACESSÓRIOS
02 - FLAVIA DOS SANTOS RUFIERBarraca 02DECOUPAGEM EM GESSO
03 - ROSA BARBOSA RIGHETTIBarraca 03BIJUTERIAS
04 - NAYMAR DA COSTA CARDOSOBarraca 04PINTURA EM TECIDO
05 - MARGARETH OLIVEIRA DE CASTROBarraca 04DECOUPAGEM
06 - EVA BENTO DA SILVABarraca 05PRODUTOS EXOTÉRICOS
07 - GLAUCIA MOURA DE SOUZABarraca 06VELAS ,SACHES, MODA PET
08 - MARIA DA GLORIA DE SOUZABarraca 06BISCUIT, MEIA DE SEDA, REC.
09 - ANTÔNIA MARQUESBarraca 07CÂMERA DE PNEU, JORNAL
10 - MARIA DE LOUDES DE A. GAMABarraca 07CÂMERA DE PNEU, JORNAL
11 - INÊS DOS SANTOS RODRIGUESBarraca 07CROCHÊ,PET,JORNAL E MS.
12 - ZILMA MORAIS DA CRUZBarraca 08PINT. EM TELA,AZULEJO
13 - ANA MARIA DEMORAIS BARROSBarraca 09ARTESANATO INFANTIL
14 - ADRIANA DE SOUZA ARMSTRONGBarraca 10ARTESANATO DA 3ª IDADE
15 - MARGARETH MATTOSBarraca 11ARTES. PALHA - TABOA
16 - NANCI FURTADO DA COSTATenda 1ARTES. PALHA - BANANEIRA
17 - SELMA FLORENTINO DE OLIVEIRATenda 1ARTESANATO EM TECIDO
18 - URBANO MENATenda 2PINTURA, AQUARELA, ARTES.
19 - FANNY CRISTINA MENEZESTenda 2ENF. EM GESSO E CERÂMICA
20 - ACHILES DELGADO BARBOSA DA S.Tenda 3FIGURAS EMOLDURADAS

| 26.04.2009 |

Balões nesta época do ano ameaçam nossas matas.

Na foto abaixo balão preso às árvores no Morro de Guaratiba.

Pairou durante cerca de meia hora e em seguida mergulhou entre as árvores. Não sabemos se ainda estava aceso e a humidade decorrente das últimas chuvas impediu o incêndio ou se já estava apagado. O fato é que esses balões enormes são um perigo em potencial.

Nesta manhã de domingo, um enorme balão carregado de explosivos sobrevoou a Ilha de Guaratiba produzindo enormes estrondos que reverberaram por todo o vale.

A Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em sua Seção II, que trata dos crimes contra a flora, estabelece as penas para quem solta balões:

"Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena – detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."

| 26.04.2009 | Leia no Site dos Bombeiros sobre o "Risco de Soltar Balões"

Mundo tenta se organizar para evitar pandemia da gripe suína.

Países da Ásia e da Europa estão em alerta após mortes no México.

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que foi acionado o Gabinete Permanente de Emergência, formado por representantes da pasta, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para acompanhar os casos de gripe suína detectados na América do Norte.

Em nota oficial, o ministério afirma que o grupo irá se reunir todos os dias em Brasília para acompanhar a evolução da doença. Segundo o ministério, não há evidências da circulação desse vírus em pessoas no Brasil.

O monitoramento dos passageiros vindos do México e dos Estados Unidos foi intensificado nos aeroportos brasileiros. A tripulação das aeronaves deverá orientas os viajantes, ainda durante o voo, sobre os sintomas, como febre acima de 39 graus acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, nos músculos e nas articulações.

O texto da nota do Ministério da Saúde ressalta que o "consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas".

| 26.04.2009 |

Fonte: Leia reportagem completa

Guaratiba se uniu em torno de uma idéia.

Lona Cultural é um pedido da população de Guaratiba.

Alexandre Pantaleão, representante do CEPAG faz questão de frizar que apesar do evento ter acontecido em Pedra de Guaratiba, as ações coordenadas pelo Centro visam benfeitorias e benefícios sociais para toda a região de Guaratiba.

Como não poderia deixar de ser, o CEPAG como coordenador da ação em prol da Lona Cultural procurou um espaço congruente para todos os bairros da Região de Guaratiba - Correia, Cabuçu de Baixo,Santa Clara, Jardim Maravilha, Ilha, Barra e Pedra de Guaratiba, e ficou decidido que deveria ser construída na bifurcação da Av. das América com a Matriz e Mato Alto.

Assim, o Centro defende a construção da Lona Cultural no encontro das Estradas do Mato Alto, Matriz e Av. das Américas - (nas proximidades da Fazenda Modelo e do Trevo dos Artistas)

| 26.04.2009 | Veja galeria de fotos do evento

Homem é assassinado em um Bar na Ilha de Guaratiba.

Um homem identificado como Raimundo Ribeiro da Silva, de 53 anos, foi assassinado num bar, localizado na Estrada da Ilha 3007, Ilha de Guaratiba. Segundo testemunhas, dois homens usando capuzes entraram no estabelecimento e disseram que se tratava de um assalto, mas em seguida efetuaram dois tiros contra a vítima. O dono do bar alegou que se abaixou no balcão e não viu como os criminosos fugiram. O caso foi registrado na 43ªDP (Guaratiba).

| 26.04.2009 |

Jornal O Globo denuncia guerra de milícias na Zona Oeste do Rio.

A guerra entre milícias está provocando um aumento nos índices de assassinatos e impondo a lei do silêncio na 39 Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que agrupa oito bairros - Campo Grande, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba - onde vivem cerca de 800 mil pessoas. O acirramento dos conflitos entre paramilitares na região pode ser mensurado pelo crescimento de 22% no número de homicídios dolosos registrados no primeiro trimestre deste ano: foram 83 casos. De janeiro a março de 2008, as duas delegacias da área - 35ª DP (Campo Grande) e 43ª DP (Guaratiba) - contabilizaram 68 assassinatos.

No rastro das mortes, cresce o medo entre os moradores, que evitam comentar os crimes.

No primeiro trimestre do ano, foram registrados 63 homicídios dolosos apenas na 35ª DP. A delegacia de Guaratiba contabilizou, de janeiro a março desse ano, 20 homicídios dolosos. No mesmo período de 2008, foram registrados 14 assassinatos. As duas unidades atendem a AISP 39, uma das mais populosas do estado.

| 26.04.2009 | Fonte: Leia reportagem na ìntegra

................................................................Leia também: Coronel diz que batalhão da PM não combate milícia