PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Prefeitura abre mercado de peixe na Pedra de Guaratiba.

O novo local recebe o nome de Neco Russo.

Na foto o Administrador do Mercado Sr. Jhonson, O Administrador da XXVI Salomão Pedregal e mais atrás o Presidente da Associação de Moradores da Ilha de Guaratiba Sr. Tenil Nunes

Nesta quinta-feira, 28 de maio, às 8 hs, começou a funcionar o mais novo entreposto de pescados da cidade. Por sugestão da comunidade local, o novo Mercado de Peixe de Pedra de Guaratiba Neco Russo homenageia, no nome, o pescador Manoel Quirino de Mello, morto em agosto de 1986, por agentes do Exército quando pescava em águas próximas à faixa militar da Restinga da Marambaia.

O Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Henrique Costa, entregou aos outrora ambulantes locais o Termo de Permissão de Uso do Mercado de Peixe Neco Russo e as carteiras da Vigilância Sanitária, trazendo para a economia formal uma atividade marcada pela precariedade, a insalubridade e a informalidade.

Os velhos isopores ao longo da Rua Barros de Alarcão, na orla da Pedra de Guaratiba, não terão mais serventia. A oferta da boa variedade de pescados a preços de beira do mar poderá ser encontrada diariamente, das 7 hs às 19 hs, nos 18 boxes de 5,73 m2, especialmente preparados para a venda de peixes e crustáceos.

Além de trazer para a formalidade 40 postos de trabalho, o novo mercado vai permitir alavancar a economia local. Enquadrados no estatuto do MEI (Micro Empreendedor Individual), figura legal que leva o selo do governo Eduardo Paes, os comerciantes vão poder realizar festivais, campanhas e promoções de pescados a preços até 60 % mais baixos que os praticados em supermercados e feiras livres.

É importante acrescentar que segundo apuramos junto às autoridades presentes na inauguração, os ambulantes não pagarão aluguel e que só concorrerão com as despesas de custeio.

Fica aqui nossa esperança que a administração do mercado zele pela integridade e permanente manutençao do prédio, tendo em vista que a Prefeitura ao abrir mão do aluguel certamente se eximirá da obrigação dessa manutenção.

| 31.05.2009 |

Quem foi Neco Russo, o homenageado pela comunidade.

Família ainda chora ausência do marido, pai e avô.

A esposa, Sra. Maria Amália, e as irmãs insistem em dizer que Neco era bastante cuidadoso e não se aproximava muito das águas proibidas. Ficaram surpresas com a fala oficial de que Neco estaria em águas proibidas.

A desculpa de que os tiros seriam apenas para assustar não coadunam com a verdadeira versão dos fatos, pois o barco e Neco foram alvejados com cinco tiros, quantidade quase iverossímil quando se fala em tiros de advertência.

É voz corrente entre os pescadores que naquela época, em 1986, quando o fato aconteceu, o então responsável pela ordem de disparo, Coronel Rogério, costumava dar ordens para atirar na direção dos barcos.

Apesar do pescador estar de posse de todos os documentos, ao entregar o corpo, a lancha do exército notificou como corpo de desconhecido, o que revoltou a família na ocasião.

A homenagem e as lembranças foram feitas, mas segundo apuramos, a esposa e os cinco filhos que Neco deixou, até hoje nunca receberam nenhuma indenização pelo erro cometido pelo exército. Enquanto supostos prejudicados pelo regime militar se refestelam em pensões milionárias.

| 24.05.2009 |

Revista Fator de São Paulo e site AmoBarradeGuaratiba falam das trilhas de Barra de Guaratiba.

O Portal Fator Brasil descreve com minúcias as trilhas de Guaratiba. destaca as belezas da região e convida para uma caminhada:

Em Barra de Guaratiba, a oeste da cidade do Rio de Janeiro, estão localizadas as praias menos freqüentadas da cidade. Essas praias podem ser avistadas da Praia de Grumari, porém, somente podem ser alcançadas por trilhas a oeste da cadeia de montanhas da Pedra Branca. As praias são localizadas dentro de uma APA: Área de Proteção Ambiental, onde tem um bonito projeto de Reflorestamento com árvores nativas da Mata Atlântica.

A trilha tem início em Barra de Guaratiba com duração de, aproximadamente, 60 minutos até o nosso destino: Praia do Perigoso e a Pedra da Tartaruga. Deste ponto é possível estender a caminhada até a Praia do Meio, que fica a 45 minutos da Praia do Perigoso. Esta praia tem 200 metros de extensão de areia e está mais afastada da praia de maior concentração de pessoas.

A caminhada até a Praia do Perigoso, sem incluir a Praia do Meio, é de intensidade leve-moderada, com dois pequenos trechos íngremes (no início e final da trilha), e sem muitas variações na maior parte do seu percurso. É obrigatório o uso de roupas leves e tênis, além de levar no mínimo dois litros de água. Também, é aconselhável roupa de banho, lanches, boné, protetor solar e repelente.

Já o nosso amigo Edson do site AmoBarradeGuaratiba enviou um email que traduz seu amor pela região. Edson é repórter fotográfico nas horas livres, e clicou todos os ângulos das praias de Guaratiba.

Enviou-nos um email emocionado: O link PRAIAS agora está completo com as 8 praias que temos. Abraços ainda estou emocionado...

| 31.05.2009 |Veja link (Praias) das 8 praias fotografadas por Edson no AmoBarradeGuaratiba

Mutirão do Reflorestamento no Parque Municipal Ecológico da Prainha.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou, no Parque Municipal Ecológico da Prainha, na Estrada Estado da Guanabara, o projeto Mutirão do Reflorestamento. Uma parte da área já foi limpa para o plantio das mudas.

O capim-colonião vai ser substituído por espécies nativas da Mata Atlântica, e o trabalho visa evitar incêndios. Serão plantadas no local cerca de sete mil mudas de ipê-roxo, ipê-amarelo, andá-açu, embiruçu, aroeira, capororoca, araçá-da-praia e cássia-rosa, entre outras espécies características da Mata Atlântica. Um morador da região, Raul Pires de Campos Filho, é encarregado do reflorestamento.

| 31.05.2009 |