Notícias de Guaratiba

Serra da Grota Funda não deverá fechar em Junho

Publicado em 01.06.2010

Nesses últimos dias corria o boato que a Avenida das Américas na Serra da Grota Funda seria fechada por dez dias em junho. Fomos verificar e obtivemos a informação que não existe nenhuma previsão de fechamento da estrada. A Geo-Rio esclarece que a Estrada da Grota Funda não ficará fechada para obras. As intervenções em andamento continuarão a ser executadas sem que haja interrupção total do trânsito na via. As pedras que estão sendo removidas das laterais da pista são rachadas e removidas em blocos com técnicas que não prejudicam o tráfego no local. Vez por outra o trânsito precisa ser desviado para permitir a remoção dos entulhos pelos caminhões que se encostam aos tapumes das obras. A Geo-Rio está investindo R$ 5,4 milhões nas obras de contenção.

Muitos usuários da via reclamam do horário em que estão sendo feitas essas remoções e desvios do tráfego, no horário do rush em que o trânsito é intenso, mas segundo a Geo Rio, as obras de contenção são de caráter emergencial e visam reduzir as situações de risco em caso de chuvas, o fechamento da via só se dará em caso de chuva muito forte. O tipo de obra que está sendo realizada, em muitos pontos a mais de 50 m de altura, consiste na retirada das camadas de terra e rochas soltas e são intervenções que não podem ser realizadas à noite. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o prazo máximo para conclusão das obras é de seis meses.

Um fato novo que tem provocado retenções no alto da serra, e aumentado o engarrafamento em direção ao Recreio, pela manhã, é a utilização de um caminho alternativo utilizado por alguns motoristas para driblar o trânsito de subida. Entre 06h00min e 08h30min, quando é maior o trânsito, dezenas de carros, inclusive vans de transporte alternativo, utilizam a antiga Estrada da Grota Funda que inicia no Largo da Ilha e termina no alto da serra. Muitos não respeitam a preferencial da avenida e forçam a entrada em fila dupla provocando retenções em ambos os sentidos e riscos de acidente ao retornar para a via principal.

O tráfego intenso na Serra da Grota Funda aponta para a urgente construção do túnel, que se transforma agora na única alternativa viável para a região. Independentemente dos deslizamentos ocorridos nas últimas chuvas de abril, ou mesmo da acanhada estrutura viária, projetada e construída na ocasião para um número muito pequeno de carros, esse tráfego, teve um aumento exponencial por conta das iniciativas governamentais e por um crescente aumento da população da baixada de Guaratiba e bairros circunvizinhos. Hoje, tornou-se imprescindível e inadiável a construção do túnel e melhoria da estrutura viária que liga a região de Guaratiba ao Recreio dos Bandeirantes.

Compartilhe essa notícia