Notícias de Guaratiba

COMLURB aponta serviços de limpeza no Jardim Garrido

Publicado em 01.06.2010

Em resposta ao Sr. José Carlos Leitão, morador do Jardim Garrido que enviou a matéria da coluna "Fala Cidadão" em nossa última edição (17/05), o Gerente Adjunto da COMLURB, Sr. Carlos Cunha enviou-nos um email muito gentil explicando a real situação do bairro relativamente aos serviços executados pela COMLURB. Em seu email o profissional destaca que o logradouro necessita de saneamento básico, entretanto os serviços de limpeza necessários à manutenção do local são realizados pelo órgão periodicamente segundo a seguinte tabela:

A Escola Municipal Emma D'Ávila é roçada mensalmente;

A Praça Verde Que Te Quero Verde, Praças I e II são roçadas bimestralmente;

A Avenida Alto Maranhão é roçada com o trator ceifadeira em torno do valão;

É roçada uma rua de 2 em 2 semanas;

O bairro é atendido com remoção mecanizada uma vez por semana;

A coleta de lixo é feita toda 3ª, 5ª e sábado a partir das 19h.

Tentamos localizar o documento que o Sr. José Carlos teria mencionado em seu texto publicado na coluna Fala Cidadão na edição de 17/05/2010 e conseguimos localizar talvez a fonte das expectativas do morador. Realmente um dos documentos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, faz referência especificamente a saneamento, e chama-se PAC - Saneamento. Trata-se da Ação 1001 do programa com o objetivo específico de preservação do meio ambiente e melhorias das condições de habitabilidade das diversas regiões através da implantação do sistema coletor de esgoto sanitário. Para ter acesso ao documento acesse o link "spl.camara.rj.gov.br/spl/spl_docdown?id=11557"

Entre tantas outras obras previstas para Guaratiba o documento relaciona especificamente as seguintes obras a serem realizadas no Jardim Garrido:

1) DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DOS LOGRADOUROS AVENIDA ALTO MARANHÃO, ESTRADA DA CAPOEIRA GRANDE, RUA MORRO DO PILAR, RUA PEDRA DO INDAIA, RUA RIBEIRÃO DO SUL, RUA SERRA DA SAUDADE, RUA DOM VIÇOSO, RUA CÓRREGO DANTAS, RUA INIMUTABA, RUA VÁRZEA DA PALMA, RUA X, RUA P, RUA Y, RUA Z, RUA B1, RUA B2, RUA T, RUA V, RUA C1, RUA C2, RUA A1, RUA DAS ORQUÍDEAS, RUA DAS PÉROLAS, TODAS LOCALIZADAS NO BAIRRO JARDIM GARRIDO, EM PEDRA DE GUARATIBA, NO ÂMBITO DA XXVI REGIÃO ADMINISTRATIVA.

2) ILUMINAÇÃO À VAPOR DE SÓDIO NOS LOGRADOUROS AVENIDA ALTO MARANHÃO, ESTRADA DA CAPOEIRA GRANDE, RUA RIBEIRÃO DO SUL, RUA SERRA DA SAUDADE, RUA DOM VIÇOSO, RUA CÓRREGO DANTAS, RUA INIMUTABA, RUA VÁRZEA DA PALMA, RUA X, RUA P, RUA Y, RUA Z, RUA B1, RUA B2, RUA T, RUA V, RUA C1, RUA C2, RUA A1, RUA DAS ORQUÍDEAS, RUA DAS PÉROLAS, TODAS LOCALIZADAS NO BAIRRO JARDIM GARRIDO, EM PEDRA DE GUARATIBA, NO ÂMBITO DA XXVI REGIÃO ADMINISTRATIVA.

São tantas as obras previstas para Guaratiba no documento que chegamos a duvidar de sua realização, ainda mais agora que sabemos que o governo federal maquiou balanços para encobrir um mega-atraso nas principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento, de acordo com a reportagem de Eduardo Scolese e Ranier Bragon publicada pela Folha de S.Paulo no mês de março.

Confrontando o primeiro balanço do PAC com os seguintes, houve atraso em 75% das obras, algumas cujo cronograma foi estendido mantiveram carimbos com a palavra 'adequado'. Há metas que passaram de conclusão da obra a 'entrega do projeto' e ações atrasadas que sumiram de balanços.

Vamos aguardar e sonhar, de resto é cobrar da Dilma Rousseff (PT), que gerenciava o programa.

Compartilhe essa notícia