Notícias de Guaratiba

Finalmente notícias sobre o Túnel da Grota Funda

Publicado em 01.06.2010

Finalmente no último dia 27 de maio foi publicado no Diário oficial do Município o edital de concorrência para construção do Túnel da Grota Funda e implantação da Transoeste. É bem verdade que se trata ainda de um edital de Pré-qualificação. A fase de pré-qualificação prevista pela Lei nº 8.666/93 no seu artigo 114 é a verificação prévia das condições das firmas, consórcios ou profissionais que desejam participar de determinadas e futuras concorrências de um mesmo empreendimento.

D.O. 27 de maio de 2010

40/001148/2010 - Edital de Concorrência Pública nº 01/2010 - SMO - Objeto: Edital Concorrência nº 01/2010 e seu respectivo Edital de Pré-Qualificação nº 01/2010 que tem por objeto execução de obras e serviços para "IMPLANTAÇÃO DO TRANSOESTE/GROTA FUNDA - CORREDOR EXCLUSIVO DE BRT ENTRE A BARRA DA TIJUCA E SANTA CRUZ" - Valor: R$ 631.121.000,00.

 

D.O. 31 de maio de 2010

Art. 1.º Fica declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel localizado no Lote 35, da Quadra 2, situado na Servidão da Passagem nº 2 do PAL 19170, no Recreio dos Bandeirantes, necessário à implantação do Trecho 4 do Anel Viário - Duplicação da Avenida das Américas, com a interligação das Baixadas de Jacarepaguá e de Guaratiba através do Túnel da Grota Funda.

Vereador Carlo Caiado

Uma outra notícia divulgada semana passada é que o Vereador Carlo Caiado, presidirá a Comissão Parlamentar que fiscalizará as obras. A Comissão Especial tem por finalidade acompanhar o andamento e as desapropriações de imóveis para a construção dos corredores Transoeste e do Transcarioca e as mudanças relacionadas ao trânsito e ao sistema de transportes, e segundo o site da Câmara já se reuniu pela primeira vez no último dia 26/5, para traçar as diretrizes do trabalho, quando ficou decidido que os integrantes irão fazer uma visita para verificar o trajeto da obra.

A Transoeste ligará a Barra da Tijuca à Guaratiba, incluindo também a abertura do Túnel da Grota Funda e a Transcarioca que ligará a Barra da Tijuca ao bairro da Penha. A proposta da Comissão é fiscalizar e apurar as ações do Poder Executivo, de forma que o mesmo cumpra o seu dever de entregar as obras no prazo estipulado.

O vereador Carlo Caiado afirma que as obras terão que ser vistas de perto, já que envolvem decisões importantes para a cidade como a desapropriação de 3600 imóveis, a construção de um corredor de ônibus biarticulados BRT - Bus Rapid Transit e a abertura do túnel da Grota Funda. A criação das vias faz parte do programa de melhoria da rede de transportes para as Olimpíadas de 2016. O Transcarioca vai ligar a Barra da Tijuca à Penha e o Transoeste, a Barra a Santa Cruz

Compartilhe essa notícia