Notícias de Guaratiba

Escola Municipal Ana Neri em Barra de Guaratiba sem condições de funcionar

Publicado em 01.06.2010

A Escola Municipal Ana Neri em Barra de Guaratiba funciona em um prédio existente há mais de 80 anos e recebe crianças até a quarta série do ensino fundamental que, segundo informações passadas ao Portal, tem sido alvo de inspeções do CREA (Conselho Regional de Engenharia) e da Defesa Civil.

Os engenheiros do CREA identificaram muitas infiltrações e em certos locais, partes do reboco do teto e das paredes estão caindo, oferecendo risco de acidentes. Os profissionais recomendaram a interdição dessas instalações mais precárias, o que determinaria o fechamento de algumas partes da escola como salas e banheiros.

"- A escola Ana Neri em pleno funcionamento e com todas as salas sendo utilizadas já é uma escola pequena para a quantidade de alunos matriculados", aponta o pai de um aluno.

A escola, na época em que foi aberta, começou a funcionar precariamente e adaptada de uma antiga residência, e essa situação emergencial ficou até os dias de hoje. Com essa redução das salas recomendada pelo CREA, fica inviável seu funcionamento.

Em seguida àquela visita do CREA, a Escola passou por uma vistoria da Defesa Civil que também recomendou a interdição de parte do imóvel, inclusive o refeitório. Dessa forma, num esforço da direção para não permitir que as crianças ficassem sem aulas, todas as turmas tiveram o horário de aulas reduzido em 1 hora e meia diariamente.

Há aproximadamente um mês e meio os pais foram convocados para uma reunião onde foram informados que seria alugado outro imóvel nas redondezas para acomodar as salas de aula enquanto a escola passaria por uma reforma a ser feita pela Prefeitura. Ontem, dia 31 de maio, outra reunião sobre o assunto, onde mais uma vez foi falado sobre as condições dos alunos, da escola, das intenções, mas efetivamente, nada até hoje foi resolvido.

Caso a Prefeitura venha a fazer obras em um espaço reduzido como o da Escola Ana Neri com as crianças estudando, isso pode se transformar num risco desnecessário, e porque não dizer, uma temeridade tendo em vista que crianças do ensino fundamental são por natureza alegres e irrequietas e não convém estarem em meio a entulhos e material de construção. As mães dessas crianças de Barra de Guaratiba que estudam na Escola Ana Neri esperam com ansiedade uma solução da Prefeitura.

"- Afinal não podemos deixar a Escola Ana Neri cair de produção e sim ajudar para que nossos filhos tenham uma escola completa sem perigos", desabafa uma mãe aflita que não quis se identificar.

Compartilhe essa notícia