Notícias de Guaratiba

Encontrado pingüim na Praia de Barra de Guaratiba

Publicado em 02.07.2010

Nem bem começou o inverno e um pingüim com menos de um ano de idade, habitante da Patagônia ao sul da Argentina, veio visitar Barra de Guaratiba. A ave resgatada pelos bombeiros do grupamento de Barra de Guaratiba foi levada primeiramente para o Parque Chico Mendes, para onde normalmente são levados os animais silvestres capturados, entretanto devido ao seu estado foi entregue a um centro de recuperação de animais selvagens em Vargem Grande.

"Ele chegou aqui aparentando uma lesão muscular e com pouca gordura. Ele prefere ficar deitado, com olhos fechados, e ainda não se mexe muito", afirmou o veterinário ao examinar o animal.

Segundo alguns estudiosos e ambientalistas essas aves costumam aparecer em praias do litoral brasileiro no mês de julho, por conta das correntes marítimas. Em agosto de 2008 publicamos matéria sobre nove pingüins achados na praia de Barra de Guaratiba (Leia matéria)

Alguns especialistas dizem acreditar que o excesso de pesca força os pingüins a nadarem mais longe para conseguir comida "o que os deixam em uma posição mais vulnerável, para serem pegos por correntes oceânicas fortes."

Compartilhe essa notícia