Notícias de Guaratiba

Caminho do Portinho em Ilha de Guaratiba será urbanizado

Publicado em 02.07.2010

Em um pequeno trecho de rua na Ilha de Guaratiba, entre a Estrada da Ilha de Guaratiba e a Rua Brandt Hora, serão realizadas obras de pavimentação e calçamento, saneamento básico, iluminação pública e drenagem. A verba virá do Programa Saneamento Para Todos, abrangido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em cumprimento das disposições da Lei 11.445 de 05 de janeiro de 2007, que estabeleceu diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Em 19 de julho de 2009, o CEPAG enviou-nos uma relação na qual constavam 210 ruas em Guaratiba com pedidos de urbanização e os respectivos números de processo, são duas centenas de ruas que esperam as benesses da Prefeitura, ou melhor, o olhar atencioso das autoridades para nossos problemas. Dentre os pedidos de urbanização constava o do Caminho do Portinho - Processo 10/354.120/05 - apresentado pelo CEPAG em 2005.

A partir da publicação dessa matéria no Portal Guaratiba (Edição de 19/07/2009), outras mídias passaram a dar atenção ao problema. Na ocasião o Jornal Extra enviou o famoso personagem "João Buracão" a nossa região para verificar as reais condições de nossas ruas, e diretores do CEPAG ciceronearam a equipe de reportagem (veja matéria no Portal Guaratiba edição de 12/08/2009)

Mas, porque o Caminho do Portinho foi escolhido dentre as 210 ruas que necessitam de pavimentação e drenagem? Essa pergunta pode ser respondida pela alta concentração de moradores em uma comunidade de baixa renda que vive no local. Pela lógica de investimentos do governo são priorizadas áreas com alta concentração populacional de forma a atender um maior número de pessoas. Talvez esta seja a resposta que milhares de moradores de Guaratiba esperam receber por suas expectativas de verem também suas ruas pavimentadas.

O CEPAG, no entanto solicita à população o acompanhamento do processo junto à Secretaria de Obras, demonstrando sua preocupação e interesse, devido à possibilidade de contingenciamento (suspensão) da obra pela prefeitura para remanejamento da verba para obras emergenciais, "o que historicamente vem acontecendo em nossa região", afirma desolado Alexandre Pantaleão, diretor de Assuntos Institucionais do CEPAG.

Publicado em 30/06/2010 no Diário Oficial do Município:

06/370.425/2010 - Na forma do que dispõe o artigo 7º, parágrafo 2º, inciso I da Lei nº 8.666/93, aprovo o Projeto Básico/Termo de Referência, considerando que o mesmo foi aprovado pela O/SUBOCP/CGO, sendo assim, autorizo a abertura de licitação na modalidade de TOMADA DE PREÇOS por esse Órgão, do agrupamento de itens nº 2010/2550, no valor estimado de R$ 620.875,92 (seiscentos e vinte mil, oitocentos e setenta e cinco reais e noventa e dois centavos), cujo objeto refere-se à execução das "OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO, DRENAGEM E SANEAMENTO NO CAMINHO DO PORTINHO, EM GUARATIBA, NA ÁREA DA O/SUBOCP/CGO/4ªGO - XXVIªAR - AP 5.3". Com base no Artigo 23 Inciso I da Lei nº 8666 de 21/06/1993 e suas alterações.

Compartilhe essa notícia