Notícias de Guaratiba

Homenagem póstuma a Fernando Xavier da Silva

Publicado em 03.08.2010

A missão de um homem nem sempre é tão evidente e não tem ele tanta certeza do caminho que se disponha a percorrê-lo sem medo de errar. Podemos ficar com a impressão que em algum ponto de nossa vida deixamos passar o verdadeiro objetivo pelo qual nascemos e vivemos. Para que isso não aconteça devemos aproveitar o momento, e viver segundo os preceitos cristãos preconizados pelo evangelho de Jesus. Jactar-se de toda arrogância e egoísmo e penetrar no sagrado mundo das boas obras, dobrar os joelhos e com humildade entregar-se ao trabalho do Cristo quando for chamado. E é assim que vemos o Dr. Fernando Xavier da Silva, médico pneumologista que por muitos anos clinicou no Hospital de Bonsucesso. Nessa época, não conhecia ainda o destino que o aguardava.

Devido a um AVC isquêmico em 1983, ficou sem andar por dez anos. Surdo mudo, após anos de fisioterapia e tratamento, voltou às suas atividades, mas agora não como antes. A doença e incapacidade superada com dificuldade e força de vontade despertaram nele a necessidade de dedicar sua vida aos irmãos mais necessitados. E assim aconteceu pelo resto de sua vida, inicialmente trabalhando no PAM Comari em Campo Grande como voluntário, implantando cursos e programas de tratamento preventivo como diabetes, hipertensão, etc...

Na vontade de ajudar o semelhante começou a se relacionar com pessoas de mesmo objetivo, e foi assim que em 2003 conheceu a Sra. Celeste Chaves quando ambos decidiram abrir uma Instituição denominada Grupo de Apoio Dr. Bezerra de Menezes (hoje - ABEBM) na Estrada do Mato Alto 959, desde esse dia trabalharam incansavelmente em Guaratiba no atendimento médico espiritual de centenas de pacientes.

Apesar de sua saúde debilitada passava mais de 12 horas de pé atendendo os pacientes que procuravam a casa espírita para tratamento médico espiritual. Seu mentor espiritual e médico do plano astral Dr. Hammed era procurado por centenas de pessoas de todos os bairros do Rio de Janeiro quando as esperanças na medicina convencional já haviam acabado. Durante todo esse tempo ainda atendia a moradores da cidade de Valença e arredores na Associação Espírita Sementes do Bem, quando se deslocava uma vez por mês nestas viagens cansativas, a despeito de sua saúde frágil.

A partir de dezembro de 2008, aconselhado pelo seu mentor Hammed, afastou-se das lides trabalhadoras da casa (ABEBM), permanecendo na sua presidência até seu desenlace no dia 11 de julho próximo passado. A seu pedido foi sepultado no cemitério da Ilha de Guaratiba, terra que o acolheu nos últimos anos de vida. Fica aqui a eterna gratidão ao Dr. Fernando Xavier que contribuiu para a criação da ABEBM (Associação Beneficente espírita Bezerra de Menezes) e sem o qual não existiria essa Casa do Caminho que acolhe centenas de pessoas em busca de conhecimento e tratamento para suas dores físicas e morais

Site da ABEBM

Compartilhe essa notícia