Notícias de Guaratiba

Detalhes do Projeto da Transoeste e Túnel da Grota Funda

Publicado em 03.08.2010

Desde que publicamos a matéria sobre o lançamento das obras da Transoeste/Túnel da Grota Funda, recebemos muitos emails com dúvidas dos leitores, sobre trajeto dos ônibus BRT, desapropriações, planta da rodovia e alças de acesso e estações BRT.

Resolvemos buscar e tornar público uma publicação da Prefeitura com todos os aspectos técnico-operacionais da obra e do Projeto BRT (Ônibus de Tráfego Rápido) que percorrerá a Avenida das Américas transportando a população de Guaratiba para a Barra da Tijuca.

A linha de ônibus irá integrar a região de Guaratiba, mais precisamente a Estrada da Pedra a estação terminal do metrô que está sendo construída na Barra da Tijuca (Jardim Oceânico). Segundo pode-se observar o BRT não irá até Santa Cruz, sendo necessário um ônibus de integração para esse bairro.

Serão 8 estações BRT do terminal Tijucamar (Jardim Oceânico) até a Alvorada. Da Alvorada até a estação antes do Túnel na altura da Amoedo serão 18 estações, praticamente uma a cada esquina do Recreio. Da Amoedo até a Estrada da Pedra aqui em Guaratiba serão 4 estações.

A transoeste está sendo projetada de maneira a interferir o menos possível com as áreas ocupadas e segundo o próprio Prefeito Eduardo Paes por ocasião do lançamento da obra, os imóveis que seriam desapropriados praticamente já foram indenizados e 90% dos terrenos já são da Prefeitura.

Leia aqui sobre o Projeto da Transoeste com todos os detalhes ou faça download da publicação para consulta futura.

Compartilhe essa notícia