Notícias de Guaratiba

Comitê a Baía de Sepetiba pede socorro

Publicado em 05.03.2010

Golfinhos encontrados mortos na Baía de Sepetiba

Em 2009, assistindo várias intervenções na Baía de Sepetiba que poderiam concorrer com sua degradação ambiental e conseqüentemente um prejuízo sócio econômico para a população do entorno da Baía, várias organizações correram a formar um comitê para defesa desse patrimônio de nossa região. Entre outras organizações, fazem parte do comitê: o MST, Movimento Fé & Política de Sepetiba, o Instituto de Políticas Alternativas do Cone Sul (PACS), a Associação de Pescadores de Pedra de Guaratiba, SEPE, Pastorais Sociais da Zona Oeste, Pastoral do Trabalhador, Central de Movimentos Populares, Núcleo Socialista de Campo Grande. Este grupo recentemente formado se reúne em diversos lugares no entorno da Baia de Sepetiba.

O comitê através do Portal Guaratiba como forma de divulgação e chamamento para o problema, convoca todos os professores das escolas no entorno da Baia de Sepetiba a incluírem o tema: "A Baia de Sepetiba Pede Socorro" nas suas agendas das Feiras de Ciências.

Outro ponto importante que estará sendo trabalhado pelo comitê será a discussão através de audiência publica na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro sobre o Porto Sudeste da LLX (leia-se: Eike Batista) a ser construído na Ilha da Madeira.

Outras ações importantes estão sendo preparadas pelo comitê, entre elas um encontro de acolhimento e confraternização com os atingidos pela Companhia Vale do Rio Doce em Sepetiba dia 12 de abril. Quem quiser maiores informações sobre o comitê e suas ações entre em contato por email com PACS - Sandra Quintela sandraq@pacs.org.br.