Notícias de Guaratiba

Embrapa de Guaratiba coloca na Web livretos com recomendações nutricionais

Publicado em 05.03.2010

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população brasileira ingere quantidades mínimas de frutas, verduras e legumes, mais precisamente a terça parte do que necessita para uma vida saudável, apesar de o Brasil ser um grande produtor de frutas e hortaliças.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo diário por pessoa de 400 gramas de frutas e legumes, correspondentes a cinco porções. Um estudo realizado em 2008 apontou que esse consumo vem diminuindo paulatinamente, os hábitos alimentares do Brasileiro vêm sendo transferidos de alimentos saudáveis como cereais e derivados e de frutas e hortaliças para alimentos de baixo teor nutricional, como biscoitos e refrigerantes.

Diante desse fato, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com outras instituições, vem desenvolvendo desde 2007 um projeto, nas suas instalações de Guaratiba, que pretende subsidiar ações em comunidades atendidas pelo Programa de Saúde na Família para promover o consumo de frutas, legumes e verduras.

Como resultado das ações - que se concentram em empresas, escolas, creches, pontos de venda de frutas e hortaliças e em famílias de bairros da zona oeste carioca (Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz) - a equipe do projeto elaborou uma série de livretos e cartilhas, disponíveis gratuitamente na internet, para incentivar o consumo de vegetais. Os livretos trazem recomendações nutricionais, quantidades a serem ingeridas e dicas de preparo.

Já estão disponíveis no site da Embrapa (www.ctaa.embrapa.br/index.php?id=18) os livretos 12 passos para uma alimentação saudável, Promover o consumo de frutas e verduras - estratégia de saúde da família, Promover o consumo de frutas, legumes e verduras - Programa de alimentação escolar, Promover o consumo de frutas, legumes e verduras - Escolas e creches, além de outras publicações de interesse público.

MAIS INFORMAÇÕES - Embrapa Agroindústria de Alimentos - Av. das Américas, 29501 - Guaratiba/RJ - CEP 23020-470 - Telefones: (21) 3622-9613 ou 21) 3622-9600 - E-mail: projetoflv@gmail.com - Pesquisadora Virgínia Matta - Embrapa Agroindústria de Alimentos - Telefones: (21) 3622-9613 ou (21) 3622-9600

FONTE: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Soraya Pereira - Jornalista - Telefone: (21) 3622-9739

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina