Notícias de Guaratiba

Recente deslizamento de terra na Grota Funda chama atenção para a fragilidade das nossas encostas.

Publicado em 05.03.2010

Com topografia e características geológicas semelhantes a toda região da Costa Verde, Guaratiba é tão frágil como Angra dos Reis onde ocorreram recentemente desastres com deslizamentos e mortes que chocaram o país.

Um deslizamento ocorrido na Grota Funda nesta Quarta Feira, quando o trânsito ficou caótico na Avenida das Américas, demonstra com exatidão do que estamos falando. Tanto assim que a Prefeitura do Rio muito acertadamente vem executando há meses uma importante obra de contenção na serra. Obra esta que está sendo realizada de forma a prejudicar o mínimo possível o trânsito intenso naquela região, mas que podemos ver o enorme esforço para conter o barranco ameaçador.

Na Estrada da Barra de Guaratiba , assim como em outras regiões, ao olharmos para a encosta vemos construções no alto a serra e imaginamos se foram tomadas as medidas necessárias para contenção das encostas, se técnicos da GEORIO foram chamados para avaliar a segurança das construções. Se essas construções não oferecem perigo aos próprios moradores, aos transeuntes e casas abaixo. O Sr. Paulo Roberto Paes de Moraes morador da Estrada Roberto Burle Marx 1080 é proprietário de um sítio no alto da serra onde tem uma plantação de bananas e afirma que algumas construções têm sido feitas em cima de nascentes e caminhos tradicionalmente usados pelos antigos posseiros da região.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina