Notícias de Guaratiba

Comemorações no aniversário de Guaratiba - 431 anos (1579 - 2010) .

Publicado em 05.03.2010

A referência histórica mais consistente que nos permite comemorar o aniversário de Guaratiba no mês de março remonta ao ano de 1579 quando Manoel Velloso Espinha recebeu do rei de Portugal a carta de sesmaria. Foi mais ou menos assim:

A convite de Mem de Sá, Manoel Velloso Espinha que na época residia em Ilhéus, participa da fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565 e auxilia Estácio de Sá nas lutas para manutenção da cidade e das terras do entorno como Cabo Frio, ganhando a confiança da coroa portuguesa por ter colocado em risco seus bens na empreitada.

Quando as lutas terminaram, Manoel foi morar em Santos, São Paulo, entretanto por estar empenhado na defesa da soberania de Portugal da terra descoberta, recebeu em 3 de março de 1579, do rei de Portugal Cardeal D. Henrique por Carta de Sesmaria na capitania de São Vicente, a terra denominada Guaratiba pelos índios Tupinambás, para viver com sua família, ascendentes e descendentes sem tributo algum, somente o dízimo a Igreja conforme orientação do rei.

Comemorando o aniversário de Guaratiba neste mês de março teremos uma caminhada ecológica ao Sítio dos Siqueira e Pedra do Telégrafo no dia 06/03/2010 realizada pelo Grupo Frade. A concentração será em frente ao bar Três Guaratibas em Barra de Guaratiba. O Sítio fornecerá frutas da época com água nascente no próprio sítio. Os caminhantes deverão levar sua própria comida e bebida. Saída 08h00min - Duração da caminhada - 45 minutos. Maiores informações: Chiquinho e Fogaça tel 9279 3336 ou 2410 8095 e Nilson - 9815 9012. Se chover, a caminhada ficará para o sábado seguinte.

Vamos conferir alguns eventos organizados pelo CEPAG:

1º Evento - Domingo dia 07/03 - Local: Sitio Cata Vento - Caminho do Telegrafo - Santa Clara - Horario: 09-12 horas - Palestra sobre saude - Verificação de pressão - Preventivo - Auriculoterapia

2º Evento - Sabado dia 06/03 - Local: Campo da Covanca - Estrada da Matriz - Prox. a Igreja Salvador do Mundo - Horario: 18:00 horas - Banda Musical - Feira de Artesanato - Apresentação do Grupo da Terceira Idade - (para esse evento se estiver chovendo as atrações serão transferidas - para outro dia)

3º Evento - Domingo dia 07/03 - Local: Campo da Covanca - Estrada da Matriz - Prox. a Igreja Salvador do Mundo - Horario: 18:00 horas - Apresentação Teatral - Feira de Artezanato - Apresentação de Artes marciais - Bolo (para esse evento se estiver chovendo as atrações serão transferidas para outro dia)

Algumas palestras foram organizadas nas escolas da região, confira a programação enviada pelo CEPAG.

Varias comunidades religiosas estarão fazendo uma oração por Guaratiba e por seus moradores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina