Notícias de Guaratiba

A Guaratiba rural que poucos conhecem

Publicado em 06.04.2010

O Rio de Janeiro é tradicionalmente a cidade do samba, carnaval e futebol e há muito tempo os cariocas deixaram de olhar seu município como um potencial produtor de alimentos e oficialmente o Rio não tem mais área rural.

Entretanto aqui em Guaratiba existe uma atividade agrícola intensa que fez com que no ano de 2005, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (EMATER – RJ), com 21 produtos produzidos (6 frutíferas e 15 tipos de hortaliças), tenha alcançado o décimo terceiro lugar em área colhida e produção (quilos de alimentos) quando comparado com os demais municípios do Estado, e quando comparado com os 17 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, Guaratiba atingiu o terceiro lugar em área colhida e o primeiro lugar em produção.

Já em edições anteriores vimos demonstrando que a terra absurdamente fértil da região, permite uma grande variedade de cultivos, o que permite a implantação com bastante sucesso da chamada agricultura urbana.

Agricultura urbana de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação é “aquela que ocorre dentro e próximo aos limites das cidades em todo mundo e inclui produtos da lavoura comercial e criação de animais e peixes, incluindo ainda outros produtos florestais além da madeira, assim como serviços ecológicos fornecidos pela agricultura, aquicultura e silvicultura”.

O Centro de Segurança Alimentar da Fazenda Modelo, através da Escola de Agricultura Familiar ( Telefone 2410-7177 / eca@rio.rj.gov.br) promove palestras e cursos sobre o assunto com o objetivo de ensinar técnicas sustentáveis de produção de hortaliças e criação de animais de pequeno porte para consumo e geração de renda, formando agricultores urbanos cariocas e estimulando o aproveitamento de quintais e pequenas áreas de cultivo.

O Núcleo de Inclusão Produtiva da Fazenda Modelo oferece uma série de cursos gratuitos para a população além daqueles sobre agricultura urbana. A seguir listamos a programação de abril:

1.Curso de noções básicas para produção de alimentos na cidade

Inscrições de 29/03 a 20/04, informações 2410-7177, início do curso em 26/04

2.Curso de construção civil (pintor, azulegista, armador, carpinteiro, encanador e eletricista)

Local CRAS Maria Vieira Bazani, informações 2410-7669

3.Avaliação nutricional e palestra dia 15/04

Informações e inscrições 2410-7177

4.Minicurso Horta em pequenos ambientes

Informações e inscrições 2410-7177

5.Visitas guiadas

08, 22 e 29/04 Manhã e 15/04 a tarde

6.Curso sobre técnicas de venda para petshop, banho e tosa

Informações 3402-0388 (SPDA)