Notícias de Guaratiba

Prefeitura anuncia ruas que serão asfaltadas em Guaratiba

Operação “Asfalto Liso”

Publicado em 06.04.2010

O programa de recuperação das vias da cidade do Rio de Janeiro, chamado de Asfalto Liso, deverá começar pelo Centro, Zona Sul, São Cristóvão, Tijuca, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Campinho. A Prefeitura estima gastar R$ 131,5 milhões com os trabalhos. A meta do Asfalto Liso é atender nos próximos três anos o equivalente a 17,5% da área pavimentada da cidade. Como sempre, o orçamento para atender às outras regiões da cidade ainda está em análise. A previsão é que a licitação para as APs 3 e 5 (leia-se Guaratiba) aconteça ainda este mês.

“Demoramos um pouco para resolver a situação do asfalto, por que passamos um ano inteiro planejando, organizando, arrumando e identificando as vias que merecem ser trabalhadas, para na hora de licitar, termos alguma coisa direito, com preço justo”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes durante palestra na sede da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), no Centro da cidade.

De acordo com a SMO (Secretaria Municipal de Obras), a meta é que após o término do trabalho de fresagem desses locais, somente deverá ser necessário refazer outro serviço igual ou semelhante depois de dez anos. A expectativa é aumentar o tempo de conservação das vias e reduzir as operações tapa-buraco, que atualmente tem aliviado a vida dos motoristas da cidade.

No fim da palestra na AEERJ, Eduardo Paes disse que irá “colocar os pingos nos “is”" em relação às obras que o Rio fizer por meio de empresas privadas. “Quero que as empresas de engenharia do Rio de Janeiro, e também as que vierem de fora, tenham a certeza que episódios negativos que têm origem na falta de planejamento e na falta de remuneração adequada não irão mais se repetir. A prefeitura irá buscar licitar as suas obras no mesmo preço que elas tem que começar e terminar”, afirmou Paes, acrescentando que 2010 será de muito planejamento.

Paes afirmou que será severo com as empresas que “acharem que podem brincar com o Rio”. “Da mesma maneira que sou gentil com os pleitos do setor privado, serei radicalmente duro com aqueles que acharem que vão brincar com os interesses da minha cidade. Existem duas formas de me incomodar: brincar com as pessoas que são mais próximas a mim, e com os interesses do Rio. Quem me conhece sabe que se mexer com o Rio, viro “bicho” e vou até o fim”, conclui.

Estão previstos serviços de fresagem e recapeamento nas seguintes vias de nossa região:

a)Em Guaratiba a Estrada da Ilha; Avenida Dom João VI (Américas); Estrada da Pedra, Estrada da Matriz e Estrada da Grota Funda

b)No Grumari a Avenida Estado da Guanabara

c)Em Sepetiba a Estrada do Piaí e Avenida da Praia de Sepetiba