Notícias de Guaratiba

Sábado de Aleluia é dia de malhação do Judas

Publicado em 06.04.2010

Judas na Estrada da Barra

Malhação de Judas é uma tradição em comunidades católicas e foi introduzida no Brasil pelos portugueses. É realizada sempre no sábado de aleluia simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas do bairro e atear fogo, normalmente ao meio-dia

Como manda a tradição, o boneco que simboliza Judas, o discípulo que traiu Jesus Cristo, após a Santa Ceia, será queimado ao meio dia em ponto, mas os organizadores dessa “malhação” ou construtores do boneco aproveitam a ocasião para gozar seus desafetos e fofoqueiras da rua, e a vizinhança toda fica sabendo dos “podres” da turma através dos cartazes colocados ou pendurados ao pescoço do boneco ainda no início da manhã. É comum também que políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não aceitas pelo povo tenham seu nome pendurado no boneco.

Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usado até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.

Em quissamã por conta dos royalties do petróleo
Ibsen Pinheiro não podia deixar de ter seu judas, e foi assim na praça da cidade.

Aqui em Guaratiba não temos visto muitos bonecos pelas ruas no sábado de aleluia, parece que essa tradição não está sendo mais transmitida para a garotada, até porque o ORKUT tem substituído a malhação, e os desafetos são desacreditados na própria rede, mas é bem pitoresco os nomes e cartazes que a turma da velha guarda ainda coloca no Judas, flagramos o boneco que recebeu o nome de “Cheira Rola” em plena Estrada da Barra de Guaratiba.