Notícias de Guaratiba

Excesso de chuva causa desmoronamento em Guaratiba

Publicado em 06.04.2010

Em sítios elevados, quando a terra solta da encosta desliza sobre camadas sedimentares e lajes de pedra, caso seja necessário alguma contenção de barrancos para sua ocupação, devem ter seus muros de contenção construídos com técnicas de solo grampeado, tirantes ativos e passivos, concreto projetado entre outras, que os permitam fixar-se de forma segura no terreno.

Caso o terreno não possua essa possibilidade para contenção, o melhor deve ser o reflorestamento da encosta. Em todo caso, sempre que se decidir ocupar um terreno inclinado, um engenheiro especialista deve ser chamado para avaliar a possibilidade e necessidade das obras que permitam a utilização do terreno..

Obras de contenção que margeiam vias públicas devem ser submetidas a avaliação da GEO-RIO devido principalmente à possibilidade de acidentes e deslizamentos, podendo inclusive ocorrer danos pessoais como é o caso de deslizamentos em ruas e avenidas.

Nas últimas chuvas tivemos dois deslizamentos em Guaratiba sobre vias públicas que por pouco não se transformaram em tragédias. Isso deveu-se principalmente à construção de muros de arrimo sem amarração e grampos de aço, utilizando somente a gravidade da contenção de muros de pedra com pouco cimento na argamassa.

Como existem antigas residências na região, e o novo proprietário do terreno na maioria das vezes adquire a propriedade já com esses muros de contenção, sendo comum não se dar ao trabalho de uma reavaliação da obra, e com o tempo, o desgaste e infiltrações no terreno podem levar a uma tragédia.

Assim sendo, principalmente em Barra de Guaratiba onde as residências ocupam terrenos inclinados, é altamente recomendável que os proprietários façam uma avaliação periódica dos seus muros de contenção. Caso haja alguma suspeita a GEO-RIO poderá ser chamada para uma avaliação da obra. Existem algumas empresas de engenharia que prestam esse tipo de serviço pois trata-se de um serviço altamente especializado. Entretanto para algum esclarecimento e obras de pequena complexidade, anexamos a seguir dois manuais que ensinam de maneira prática a construção de muros de contenção por peso.

Obras com estrutura de contenção             Muros de contenção de peso com blocos terrae