Notícias de Guaratiba

É sempre a mesma pergunta, quando vai ser o carnaval?

Publicado em 12.02.2010

É sempre a mesma pergunta, quando vai ser o carnaval? Sempre tive a curiosidade de saber por que cada ano é em uma data diferente, e tão diferente que não guarda na maioria das vezes nenhuma referência com a data do ano anterior.

Apesar de ser uma festa em que a "CARNE NADA VALE", onde as primeiras sílabas da afirmação compõem a palavra CARNAVAL, e nos seus primórdios lá na Grécia antiga ser uma festa pagã em homenagem ao deus "Dionísio", a festa chamava-se BACANÁLIA, e a coisa era tão louca que as autoridades resolveram transferi-las para dentro dos teatros, sim, aqueles teatros gregos antigos. Ali, confinados, os foliões (palavra oriunda do Francês - "Follie") podiam se entregar à sua devassidão, inclusive usando as máscaras que ficavam por ali dando sopa, as famosas máscaras do teatro grego.

Sim, voltando a "vaca fria", apesar de ser uma festa pagã, quem decide a data certa da terça-feira de carnaval há séculos, é a Igreja Católica, que criou o cálculo para determinar a Páscoa, data mais importante do catolicismo. Diferente do nosso calendário solar, cujo ano possui 365 dias e meses com 30 ou 31 dias, a Páscoa é calculada pelo calendário lunar, com períodos de 28 dias de acordo com as fases da lua. Por conta dessa diferença é que o carnaval e a Páscoa mudam todo ano.

Senão vejamos: a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que seguir o equinócio de primavera do hemisfério Norte. O equinócio é o nome dado à posição do Sol que marca o começo da estação primaveril (a Páscoa judaica sempre esteve associada à primavera), e normalmente cai no dia 21 de março. O problema é que a lua cheia usada pela Igreja não é a lua cheia "real", mas a chamada lua cheia eclesiástica - uma série de projeções da posição do astro feitas no começo da Idade Média. Com isso, surge uma variabilidade decorrente da precisão da lua cheia eclesiástica, assim a data da Páscoa pode variar entre 22 de março e 25 de abril, a do carnaval caminha junto com ela, fixada sete domingos antes.

"Putz!!!! " Como a coisa é confusa mesmo decidimos dar uma ajudinha e simplificar, e relacionar as datas das terças de carnaval nos próximos anos:

2010: 16 de fevereiro

2011: 8 de março

2012: 21 de fevereiro

2013: 12 de fevereiro

2014: 4 de março

2015: 17 de fevereiro

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina