Notícias de Guaratiba

Etapa Carioca do Campeonato Brasileiro de Automodelismo realizada em Guaratiba

Publicado em 12.04.2010

Apesar das nuvens negras no horizonte durante toda a semana, os organizadores da etapa carioca de automodelismo por rádio controle, realizaram a prova na pista de automodelismo no belo sítio Rodeo Drive na Estrada do Cachimbau na Ilha de Guaratiba. Foram três dias de pura emoção que damos uma pequena mostra no vídeo disponibilizado ao final desta matéria.

Para quem ainda não conhece o esporte, o automodelismo por rádio controle reproduz todas as emoções de uma corrida de carros. Com modelos em escala dos carros reais, as velocidades chegam a 140 km/h na modalidade 1/8, ou seja na escala 1 para 8, cada 8 cm do carro real equivalem a 1 cm no carro em miniatura. E velocidade de 100 km/h na modalidade 1/10, ou seja o carrinho representa um décimo do carro real. Imaginem um carro com quatro metros de comprimento, o auto-modelo terá respectivamente quarenta centímetros . Veja por exemplo este link da RCMasters http://www.rcsuper.com, mas existem dezenas de links sobre o assunto na Internet.

São motores alimentados com combustível de alta performance batizado com nitrometano e simulam em tudo a mecânica de um carro de corrida, pneus adaptáveis, suspensão, etc... Tudo vira um verdadeiro circo semelhante a uma corrida de fórmula um. A Federação brasileira de Auto Modelismo por rádio controle realiza o Campeonato Brasileiro em três etapas. A primeira etapa é a etapa Carioca aqui em Guaratiba, a segunda etapa em Goiânia e a terceira etapa em São paulo. Nesta etapa carioca foram 60 carros inscritos nas categorias: 1/10 Pro Light Master (competidores com mais de 40 anos), 1/8 Pro. Foram distribuídos 10 troféus para os primeiros colocados.

Quem quiser se inteirar sobre o assunto ou fazer parte dessa turma, o telefone do organizador e Presidente da Federação Carioca, Milton Carlos é 81668852.

O Portal foi conferir a corrida no Rodeo Drive em Guaratiba