Notícias de Guaratiba

Dez quedas de barreira interditaram Grota Funda esta semana

Publicado em 12.04.2010

Foram dias de pânico e isolamento. Muitos foram surpreendidos pelos temporais dentro dos ônibus ou no meio das ruas que de uma hora para outra encheram e inundaram veículos e casas. Os telefones celulares foram extremamente úteis e as postagens nos blogs e twitter se sucederam e pouco a pouco fomos nos dando conta da tragédia.

Na Serra da Grota Funda já na terça feira, caiu uma barreira levando de roldão postes e fios elétricos. O transito foi interrompido e os passageiros retornaram em meio ao caos e à enchente. Muitos não tiveram escolha e tiveram que entrar nas águas que desciam da serra e inundavam a região. Daí em diante o morro começou a desmanchar como gelo derretido e por todos os lados via-se barro e vegetação na pista, foram praticamente quatro dias de isolamento.

Apesar da revolta da população que era obrigada a fazer aquele caminho antigo por Campo Grande, quando ainda não existia a Avenida das Américas, creditamos um bom trabalho à Prefeitura, que segundo dizem já começou a gastar ali parte dos 200 milhões que recebeu do Governo Federal para as obras de emergência. A verdade é que o trabalho foi muito bem feito e no sábado já nos tinha sido devolvida uma estrada desobstruída e limpa, lavadinha como se nada tivesse acontecido, a Prefeitura está de parabéns pelo trabalho executado.

Entretanto, apesar de solucionado o problema de acesso, o episódio nos mostra mais uma vez como é necessário a construção do túnel. Aqueles que só veem Guaratiba como recanto de lazer para bebericar e comer um peixinho de final de semana, ou mesmo como seu recanto de descanso, questionam a construção do túnel como ouvimos recentemente um senhor após bebericar todas, comentar num restaurante da estrada que a construção do túnel iria tirar a paz de Guaratiba. Questionado por nós onde morava nos disse que morava na Tijuca, ao que respondemos: - Ah! Bom!!