Notícias de Guaratiba

Uso predatório da imagem prejudicou Guaratiba durante anos

Publicado em 15.06.2010

Precisamos ter orgulho de Guaratiba e defende-la da especulação e uso predatório de suas paisagens e recantos como vem sendo feito há muito tempo. Comparamos a utilização de nossa imagem, das paisagens de Guaratiba, como a atitude de jovem mancebo que durante anos namora escondido a rapariga e quando é solicitado a dar testemunho de seu amor à família da donzela, foge ao chamado da responsabilidade, por falta de honradez de propósitos.

A rede Globo durante anos vem utilizando os recantos e encantos de Guaratiba em suas produções e nenhuma linha em sua grade jornalística aponta para o fato. Para manter a fantasia das novelas e produções, escondeu do grande público onde foram feitas as locações, por exemplo, na novela Rei do Gado, onde todos pensavam que as cenas eram filmadas no pantanal, entretanto algumas foram filmadas em nosso manguezal, e em Kubanacam por exemplo, onde as cenas aconteciam na Restinga de Marambaia e todos pensavam em uma região do Nordeste. O Prefeito Paraguaçu de Saramandaia já pisava nas areias de Pedra de Guaratiba e na ocasião somente poucas pessoas sabiam desse fato, e tantas outras que de tão vasta lista não nos cabe aqui relacionar.

Esse namoro da Globo com Guaratiba foi o que deslanchou a carreira da Tia Penha, na antiga Estrada da Barra de Guaratiba, quando fornecia comida aos seus funcionários. O Sítio do Pica-Pau Amarelo em sua primeira versão ainda esconde o encanto de admiradores por esse Brasil afora que sempre nos enviam emails perguntando sobre o local das gravações e em que estado se encontra.

Ainda hoje, mesmo com as grandes instalações do Projac, volta e meia recebemos atores Globais em nossa região para gravação de externas. Cenas de "Passione" foram filmadas na Barra de Guaratiba recentemente. Mais honesta é a Record que não só trouxe para Ilha de Guaratiba suas cidades cenográficas (soubemos que mais dois cenários estão sendo construídos), como divulga pela mídia e se orgulha desse fato. Todos já sabem que Ribeirão do Tempo está sendo filmado aqui, e nem por isso perde a magia e a fantasia com a qual nossas emissoras presenteiam seu público.

Recentemente lemos no Dia que agências de viagem estão fazendo roteiros turísticos e gastronômicos na Favela do Chapéu Mangueira, no Leme, onde segundo os organizadores, de cima das lajes das casas se aprecia uma bela vista de Copacabana, isso é chamado de passeio ecológico, e o passeio gastronômico fica por conta da visita às biroscas do morro. Esse fato lembra aquela piada que até consideramos de mau gosto com nossos irmãos Niteroienses que segundo as más línguas o que tem de bonito em Niterói é a vista do Rio de Janeiro.

Esperamos que com a inauguração do pólo Gastronômico de Barra de Guaratiba, a região unida em torno desse pólo, venha a deslanchar como destino turístico realmente ecológico e gastronômico do Rio de Janeiro.

Reportagem do Dia sobre turismo no Chapéu Mangueira

Compartilhe essa notícia