Notícias de Guaratiba

Lançado oficialmente o Pólo Gastronômico de Barra de Guaratiba

Publicado em 15.06.2010

Na terça feira da semana passada, dia 8 de junho, durante coquetel oferecido no Hotel Ernani´s Jungle em Barra de Guaratiba, foi lançado oficialmente o Pólo Gastronômico de Barra de Guaratiba, hoje composto de 21 restaurantes da região. Na ocasião estiveram presentes representantes do SEBRAE, SindRio, Fecomércio e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio. Após o lançamento, os restaurantes proporcionaram aos presentes um passeio gastronômico que bem demonstrou a já conhecida qualidade da culinária local, com seus petiscos e especialidades de frutos do mar.

Na cerimônia de apresentação do pólo, foi apresentado em linhas gerais pela atual Presidente das comissões de trabalho, Sra. Maria da Penha de Souza (filha da Tia Penha) o Direcionamento Estratégico do Pólo, suas expectativas e ações que serão desenvolvidas.

Para que o pólo possa existir, os participantes das oficinas definiram que o maior propósito era "promover o desenvolvimento sustentável da Barra de Guaratiba, através da parceria entre os empreendimentos, poder público, instituições e comunidade local, para a busca de soluções e preservação da história, da cultura, das belezas naturais e da tradição e qualidade de sua culinária".

Dentre as expectativas dos participantes e dos objetivos gerais do Pólo estão:

1. Cursos de capacitação conjunta para os funcionários dos estabelecimentos e empresários.

2. Promoção conjunta de divulgação e de eventos gastronômicos, culturais e turísticos.

3. Promoção de compras e serviços conjuntos, com negociação direta com os fornecedores e empresas fornecedoras de serviços.

4. Promoção da melhoria da infra estrutura local.

Em discurso emocionado o Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, Sr. Marcelo Costa, frisou que ao assumir a pasta existia um programa chamado Ruas do Rio que, entretanto não tinha ainda sido consolidada uma Governança (conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida) que permitisse um trabalho cooperativo. Em visita aos pólos existentes, praticamente definidos só no papel, verificou que as várias regiões do Rio de Janeiro apesar de vizinhas na mesma cidade, refletem realidades muito diferentes e devem receber tratamento diferenciado de acordo com suas especificidades. "Ipanema é uma realidade completamente diferente do complexo do Alemão", justificando que o Pólo Gastronômico de Guaratiba, apesar de ainda não ter sido ainda consolidado por uma Governança, era uma grande esperança da Prefeitura, que, segundo ele, juntamente com o Pólo de Plantas Ornamentais em fase de organização serão peças fundamentais para o desenvolvimento da região.

- "Estamos fazendo história por esse trabalho associativo, Governança só participa, mas os empresários é que fazem o pólo", recordou o secretário encerrando seu discurso.

Compartilhe essa notícia