Notícias de Guaratiba

De Guaratiba para o mundo

Publicado em 15.09.2010

Escutamos falar de um artista de renome internacional morador da Praia da Brisa chamado Urubatan, e procuramos por suas obras e sua história. Conhecer um pouco mais desse escultor de obras em bronze, madeira e pedra sabão comercializadas pela empresa Novica associada a National Geographic que comercializa obras de artistas de vários países, dentre eles está Urubatan na página dos artistas brasileiros.

"A arte é sentimento. É muito difícil para uma pessoa entender completamente o sentimento do outro. Aquilo que leva a experiência de gostar ou não gostar de uma obra de arte é exatamente o movimento das emoções", este é o pensamento do escultor que diz trabalhar com a representação das formas da natureza, animal e vegetal.

O escultor com 30 anos de carreira é pouco conhecido no Brasil, entretanto sua participação na Feira Hippie da General Osório em Ipanema aos domingos, nos anos 80 e 90, encantavam os turistas que levavam para o exterior suas esculturas. Atualmente, além de vender suas obras no Novica e fazer biojoias, Urubatan dá aulas de escultura no Ipê Estúdio, na Barra, e no Estúdio Cerâmico, em São Conrado.

Urubatan, hoje, em sua casa na Brisa

Urubatan conta que começou a desenvolver suas técnicas brincando com o barro em casa, ainda criança. Quando tentou frequentar uma escola de arte no Rio de Janeiro, para formalizar a educação, foi mandado embora.

- "A professora pediu que eu levasse uma peça. Quando cheguei lá, ela disse: 'eu ensino a fazer cinzeiros de cerâmica. Você me trouxe uma obra-prima! Não tem o que aprender aqui" - disse numa entrevista recente.

- "Um dos motivos para essa falta de reconhecimento do meu nome no país é que muitos dos meus trabalhos não são assinados. Sou contratado para esculpir as obras de outro escultor. Também deixo de dividir a assinatura das biojoias que ajudo a produzir sob encomenda de designers da Zona Sul do Rio" - conta Urubatan.

Veja página da NOVICA expondo peças de Urubatan

Compartilhe essa notícia