Notícias de Guaratiba

Obra do Túnel da Grota Funda começou nesta quarta-feira 15/09/2010

Publicado em 15.09.2010

O prefeito Eduardo Paes, junto com o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman e o presidente da CBF Ricardo Teixeira, acompanharam, a explosão que deu início a abertura do túnel da Grota Funda, na manhã desta quarta-feira. Segundo a prefeitura, a detonação na entrada do túnel marca a principal etapa da construção da Transoeste, que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz. O projeto do corredor expresso integra o pacote viário que vai preparar a cidade sede para receber a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

A construção do túnel durará 10 meses, abrindo caminho entre a Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e a Ilha de Guaratiba. Esta primeira explosão foi apenas simbólica e consumiu 25 quilos de dinamite. A expectativa da Prefeitura é que sejam feitas três detonações por dia consumindo de 900 e 1.350 quilos de explosivos, e no total da obra até meados de 2011 serão consumidas aproximadamente 400 toneladas de explosivos na perfuração do túnel.

Após o período de explosões, a Secretaria municipal de Obras começará a instalar os sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de fazer drenagens para evitar possíveis infiltrações. Parte das rochas explodidas será usada na terraplanagem dos trechos que serão alargados na Avenida das Américas. A reutilização do material vai reduzir o fluxo de caminhões retirando entulho. Durante o trabalho, a estrada da Serra da Grota Funda continuará aberta ao tráfego de veículos.

Paes reafirmou a importância do legado deixado para a população com a realização dos jogos na cidade.

"A gente faz obra para cidade. O importante da olimpíada e da Copa é o que a gente pode fazer de beneficio para cidade", disse o prefeito depois de acionar os dispositivos."É o primeiro BRT da cidade. É um exemplo daquilo que vamos receber por estarmos realizando a Copa e os Jogos Olímpicos", complementou. Ele garantiu ainda que nenhum pedágio deve ser cobrado no local.

Compartilhe essa notícia