Notícias de Guaratiba

Valão da Avenida Alto Maranhão no Jardim Garrido ameaça moradores da região

Publicado em 15.11.2010

Em 1955 a MUSA- Melhoramentos Urbanos lançava o loteamento Jardim Garrido ao pé da Serra da Capoeira Grande, e no seu prospecto na ocasião chamava a atenção dos pais que ao adquirirem um lote, seus filhos iriam agradecer por lhes legar um "teto", num paraíso segundo a contra capa do prospecto dava a entender.

"Com farta condução, bonde, ônibus e lotação, onde ruas asfaltafdas ligariam o loteamento à cidade, um loteamento ligado a Copacabana através da Av. Niemeyer". Afirmavam que os terrenos eram secos e salubres desfrutando de um clima ameno e por ai vai, conforme pode ser visto na contra capa do prospecto a seguir.

Muitos embarcaram neste sonho, e hoje quando visitamos a região podemos presenciar ruas de barro sem calçamento, falta de saneamento, e na principal rua do bairro, a Avenida Alto Maranhão, vê-se completamente assoreado e tomado pela vegetação um valão que recebe águas fluvias da Estrada do Catruz assim como de todo entorno. Juntamente com a água da chuva leva também o esgoto das casas por falta de saneamento.

O grande problema do escoamento desse fluxo d´água encontra-se no cruzamento do valão com a Estrada da Capoeira Grande, onde a pequena manilha que passa por baixo da estrada não permite o escoamento de toda água, acresce o fato que existem atualmente canos que atravessam a manilha e as ramagens soltas na correnteza ao encontrarem esse obstáculo entopem completamente a manilha, o que inunda toda a região, provocando mau cheiro e doenças na população.

O Sr. José Carlos Leitão comprou o lote em 1966, construiu sua casa, criou seus filhos e durante todo esse tempo acompanhou e sentiu na pele o abandono:

"- Como a maioria dos moradores construi minha casa e há 44 anos tenho acompanhado a cada dia o abandono da região. Foi um sonho que se transformou em pesadelo", desabafa o morador que apresenta como medida emergencial para solução do problema a colocação de uma manilha com maior diâmetro na travessia da Capoeira Grande e a limpeza do valão.

Recentemente, em 2 de setembro de 2009 a vereadora Lucinha apresentou o projeto de lei Nº 359/2009 que declarava como Área de Especial Interesse Social para fins de inclusão em programas de urbanização e regularização fundiária, a Comunidade Jardim Garrido, situada na Estrada da Capoeira Grande, Avenida Alto Maranhão, Rua Várzea da Palma, Rua Pedra do Indaiá, Rua Lagoa Dourada, Rua Dom Viçosos, Rua Córrego D'anta, Rua Carmópolis, Rua Ribeirão do Sul, Rua Serra da Saudade, e pedia providências ao poder executivo para adotar os procedimentos necessários à regularização urbanística e fundiária, da área. Veja projeto no site da Câmara

Compartilhe essa notícia