Notícias de Guaratiba

Obras de saneamento e urbanização do Jardim Cinco Marias

Publicado em 15.11.2010

Como tantos outros loteamentos da região, o Jardim Cinco Marias teve origem no parcelamento das terras de uma antiga fazenda produtora de laranjas e mangas. Tal parcelamento foi feito de forma irregular, sem nenhum tipo de urbanização ou drenagem por uma imobiliária chamada Jóia Rara pertencente a um casal de nome José Portela e Nilza Portela.

O nome da comunidade teve origem no nome das cinco filhas do antigo fazendeiro, proprietário da região: Maria da Glória, Maria da Penha, Maria da Conceição, Maria Teresa e Maria Regina.

A Imobiliária Jóia Rara sempre postergou as obras de saneamento e urbanização, pedindo a Procuradoria Geral do Estado renovação das datas para urbanização sem, no entanto nunca terem sido realizadas o que resultou numa Ação Cominatória (obrigação de fazer as obras) movida pela Procuradoria contra a imobiliária.

O loteamento Jardim Cinco Marias possui um total de 19 ruas sendo que apenas uma é asfaltada. O esgotamento sanitário vinha sendo feito por valas negras em todas as ruas. Até então não existia no loteamento galerias de águas pluviais sendo o escoamento da água das chuvas e esgoto das casas despejados no Rio Timbú, um valão na Rua das Enfermeiras, que desemboca na Praia da Brisa.

Em 2001, com um projeto de lei de autoria do vereador Sami Jorge, o Prefeito César Maia, sancionou a Lei 3.278/2001, publicada no D.O de 25 de setembro de 2001, considerando o Jardim Cinco Marias como área de especial interesse social para fins de urbanização e regularização.

Em 29 de dezembro de 2009, foi anunciada a licitação para saneamento e urbanização do bairro o que ocorreu em fevereiro deste ano. A obra faz parte do programa Bairro Maravilha lançado pela Prefeitura logo no início da atual administração de Eduardo Paes para recuperar áreas da cidade que não vinham recebendo atenção do poder público. Hoje, com investimendo no valor estimado R$ 26.234.843,26 a Prefeitura do Rio de Janeiro vem executando obras de saneamento e urbanização em 17 ruas do Jardim Cinco Marias.

Compartilhe essa notícia