Notícias de Guaratiba

Horto Florestal de Guaratiba produz 40 mil mudas mensalmentre

Publicado em 15.11.2010

Criado em 1988, o Programa Mutirão Reflorestamento da Prefeitura do Rio de Janeiro tem como objetivo a estabilização das encostas, proteção de remanescentes da floresta natural, proteção e regularização de mananciais, enfim, replantar e assegurar a permanência do que resta de vegetação nativa no município do Rio. O programa de reflorestamento usa mão de obra local empregando cerca de mil trabalhadores com participação direta das comunidades carentes beneficiadas na realização dos plantios em regime de mutirão remunerado. A restauração de ambientes naturais degradados, a recomposição da cobertura florestal do município e a ampliação da oferta de trabalho em áreas favelizadas, são basicamente, os três principais objetivos do Programa Mutirão Reflorestamento que já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.

Atualmente o programa conta com a produção de mudas em 5 hortos na cidade, em Campo Grande (20 mil mudas), Vila Isabel (20 mil mudas), Grumari (15 mil mudas), Tubiacanga (mil mudas) e o de maior produção em Guaratiba com 40 mil mudas mensais. Atualmente são plantadas no município um total de cinco mil mudas diariamente atendendo cerca de 100 comunidades. O total de mudas de árvores plantadas nos 23 anos do Programa Mutirão Reflorestamento supera os quatro milhões de pés. A parceria estabelecida entre o Poder Público e as comunidades através das associações de moradores locais é a chave do sucesso do Programa, que se reflete na recuperação de ambientes naturais degradados, na ampliação da cobertura florestal e no controle da expansão das comunidades sobre as áreas de risco, proporcionando uma melhoria da qualidade ambiental da Cidade.

Atualmente o Horto de Guaratiba é chefiado pelos Srs. Francisco Cunha e Alexandre Magno, com 40 empregados, todos moradores da região, alguns possuem 20 anos de experiência, trabalhando no horto desde o início do projeto. Segundo o Sr. Francisco é necessário mão de obra especializada e treinada para a produção desse tipo de muda (floresta nativa).

"- Gosto muito de trabalhar aqui, já trabalho no horto há 8 anos e não troco isso aqui por nada, pois faço o que gosto", afirma Eduardo enquanto cuida das mudas de Aroeira. Morador da Ilha de Guaratiba assim como os demais empregados, encontra no Horto de Guaratiba uma oportunidade de trabalho oferecido pela Prefeitura.

Segundo o Sr. Francisco, a prefeitura pode estudar parcerias com particulares ou empresas que se disponham a recuperar áreas degradadas, para tanto é necesssário que os interessados entrem em contato com a SMAC - Secretaria de Meio Ambiente (FAX 2976-2779) no escritório central da prefeitura na Cidade Nova, e ofereçam o terreno para implantação do projeto. O órgão deverá destacar engenheiros florestais para estudar a área e fazer levantamentos e estudos de viabilidade.

Conheça a história do programa no Blog de Alfredo Sirkis

Site da Secretaria sobre o programa

Compartilhe essa notícia