Notícias de Guaratiba

Prefeitura inicia Operação Verão em Barra de Guaratiba e Grumari

Publicado em 15.12.2010

No último dia 11 de dezembro (sábado) a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) iniciou a "Operação Verão" em Barra de Guaratiba e Grumari. Segundo a Prefeitura existem 650 vagas de estacionamento nas ruas de Barra de Guaratiba, e se o número de carros com acesso à pequena praia superar esse número presume-se que haverá problemas para o motorista estacionar, ocasionando diversas irregularidades como tem sido constatado durante o verão. Após a entrada desse número de veículos o acesso ao bairro estará restrito aos moradores e transporte público (Jabour e Pégaso), não sendo admitido ônibus de turismo.

Os bloqueios serão feitos na Estrada Roberto Burle Marx (antiga Estrada da Barra de Guaratiba), na altura da Avenida das Américas (Avenida Dom João VI), na subida do Grumari, no Restaurante Point do Grumari, na Ponte Velha e na Praia da Barra de Guaratiba. Outros bloqueios poderão ser montados dependendo da necessidade.

O acesso à praia de Barra de Guaratiba nos fins de semana e feriados, das 7 h às 21 h deverá ser monitorado até o final do mês de março de 2011. Fiscais da Companhia de Trânsito irão monitorar a Estrada Roberto Burle Marx em todo seu percurso da Ponte Velha até o Canto da Praia para evitar abusos. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o monitoramento da área deverá levar em conta os estacionamentos irregulares com orientação aos motoristas, podendo ser usados reboques para desobstrução da via. Caso haja necessidade, dependendo do fluxo de veículos a CET-RIO poderá adotar o mesmo planejamento durante a semana.

O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, anunciou que a prefeitura vai realizar mudanças na retirada dos veículos que forem apreendidos por reboques. Ele explicou que hoje um veículo que é apreendido no fim de semana só pode ser retirado na segunda-feira, mas a prefeitura já fez negociações com o Detran e com o sistema bancário para que o dono do veículo possa retirar no próprio depósito o documento de Arrecadação de Receitas Municipais (DARM), além de poder pagar a taxa no próprio depósito de forma on-line.

Compartilhe essa notícia