Notícias de Guaratiba

Continua "de vento em popa" a formação do Pólo Gastronômico de Barra de Guaratiba

Publicado em 17.05.2010

Comerciantes do bairro apostam nas mudanças que virão com a formação do Pólo Gastronômico. Animados pelas orientações e liderança do SEBRAE, donos de restaurantes e comerciantes do bairro se reúnem em oficinas para discutir o futuro de Barra de Guaratiba.

Numa visão otimista, até porque o sonho é o primeiro passo para a realização de um projeto, os consultores do SEBRAE levaram todos os grupos a exercitarem a imaginação e colocarem no papel as expectativas com relação ao que se pretende fazer em Barra de Guaratiba. As idéias brotaram fáceis, até porque nossas mazelas já são conhecidas e nossos petitórios são repetidos a políticos e prometidos a cada ano de eleição sem, contudo se realizarem.

Algumas sugestões, entretanto foram originais diante das novas expectativas formadas. Com relação à capacitação profissional seria necessário o treinamento de guias turísticos capacitados, mão de obra qualificada e abundante, centros profissionalizantes e mão de obra apta a receber o cliente estrangeiro.

Uma demanda antiga dos pescadores da região seria a construção de um terminal pesqueiro e uma escola de pesca com a finalidade de manter a tradição da pesca local tendo em vista que as novas gerações tendem a se afastar da atividade.

Hoje já é possível com pouco investimento criar e cuidar de um parque ecológico com manutenção das trilhas e construção de mirantes e teleféricos para as praias virgens.

Um pouco mais ambiciosas são as propostas de construção de um hotel cinco estrelas, um centro cultural e de estudos, uma usina de reciclagem e arte utilizando lixo e um Shopping gerando empregos e entretenimento, enfim sonhar não é proibido.

O grupo de estudos encarregado de apresentar propostas do marketing propôs em primeiro lugar um out-door com boas vindas ao Polo Gastronômico, divulgação da região e do pólo em agências de turismo e companhias aéreas e a criação de um calendário de eventos, com carnaval temático, com desfiles locais, festival de Inverno e festival de frutos do mar.

Compartilhe essa notícia