Notícias de Guaratiba

700 famílias de Araçatiba lutam para conseguir título das terras

Publicado em 19.07.2010

O Portal Guaratiba é apartidário e não faz campanhas políticas, mas não pode ficar omisso diante das propostas e ações de políticos que se interessam pelos problemas da região de Guaratiba e seus moradores, mesmo que isso mais tarde não venha a se concretizar, mas estamos atentos e se não cumpridas, essas promessas serão cobradas no futuro pelo Portal.

A questão de títulos de propriedade é um pesadelo que persegue uma grande parte dos moradores da região, dentre os quais estão os moradores da comunidade de Araçatiba em Barra de Guaratiba. Ocupantes de uma área pertencente ao exército, são cerca de 700 famílias que se estabeleceram na comunidade de Araçatiba em Barra de Guaratiba.

Na última terça-feira (13/07), a candidata à Câmara dos Deputados Benedita da Silva se dedicou ao debate sobre titulação da terra com estas famílias. Benedita foi ao local e ouviu líderes da Associação de Moradores no encontro que reuniu mais de 100 representantes da comunidade.

A luta vem de aproximadamente 40 anos, quando os moradores se fixaram em terrenos do Exército. Em 2005, Sérgio Andréia, secretário Executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos na gestão de Benedita da Silva, conseguiu, junto ao Ministério das Cidades, que a União retomasse as terras do Exército para doar os títulos de propriedade aos posseiros, o que ainda não ocorreu.

Os moradores confiam que, como conhecedora da luta fundiária por ter sido líder comunitária e gestora pública, Benedita poderá agilizar o processo de titulação das terras, como Deputada Federal.

Compartilhe essa notícia