Notícias de Guaratiba

Lona Cultural de Guaratiba deverá custar 3,3 milhões de reais

Publicado em 19.07.2010

No ultimo dia 13/07 o Portal Guaratiba e representantes do CEPAG compareceram a uma audiência com o Sub Secretário de Cultura Mario Del Rey na qual os representantes do CEPAG, Alexandre Pantaleão da Pedra, Sandra Callado da Barra e Sergio Mello da Ilha, indicaram três possíveis locais para construção da Lona Cultural de Guaratiba. A reunião foi solicitada depois que os arquitetos e técnicos da Secretaria de Cultura estiveram na região e não conseguiram identificar um local viável para construção da Lona.

Todos os locais sugeridos pelo CEPAG ficam próximo do trevo formado pelo entroncamento da Avenida das Américas, Estrada da Matriz e Mato Alto em Pedra de Guaratiba. O local sugerido, próximo à futura estação do BRT, foi estrategicamente indicado de maneira que todos os moradores da região e bairros vizinhos tivessem fácil acesso ao equipamento cultural. Uma outra sugestão foi o nome de Abelardo Barbosa, nosso saudoso Chacrinha, para nomear o novo equipamento cultural, no que já foi providenciado o "de acordo" da família representada por seu filho em documento entregue ao subsecretário.

O grupo foi bem recebido pelo Subsecretário Mário Del Rey e arquitetos responsáveis pelo projeto. Na ocasião ficamos sabendo da intenção do Prefeito de construir um equipamento semelhante aquele que será construído na Pavuna denominado Lona 2 a um custo de 3,3 milhões de reais. A Lona Cultural da Pavuna é um projeto do arquiteto Washington Fajardo e trará um novo conceito para as construções desse tipo, até então apoiadas em modelos transitórios com armação de lona que com o tempo se degradam facilmente. Para a Lona da Pavuna e quem sabe de Guaratiba a construção será permanente e fará uso de conceitos de eco prédio (telhado verde). A obra da Pavuna, segundo o projeto, terá três mil metros quadrados de área construída e poderá recepcionar 400 pessoas sentadas e mais 300 em pé.

O Portal Guaratiba torce para que o Prefeito Eduardo Paes consiga a verba e a motivação política necessária para presentear Guaratiba com esse equipamento cultural. (Assista ao vídeo de apresentação da Lona Cultural da Pavuna, semelhante a que será construída em Guaratiba, segundo os técnicos da secretaria)

Já na última sexta feira (16/07), os arquitetos com os quais conversamos na secretaria de cultura estiveram em Guaratiba vistoriando os locais de construção acompanhados por representantes do CEPAG.

Ofício do CEPAG entregue na Secretaria de Cultura

Compartilhe essa notícia