Notícias de Guaratiba

Cerimônia de lançamento da Transoeste e Túnel da Grota Funda

Com o objetivo de manter em arquivo republicamos em 19.07.2010 matéria especial veiculada em 08/07/2010

Na ultima quinta feira (08/07/2010) no futuro canteiro de obras que servirá a construção do Túnel da Grota Funda foi realizada a cerimônia de lançamento do corredor de tráfego ligando a Barra da Tijuca a Santa Cruz através do Túnel da Grota Funda a ser perfurado em duas galerias a uma altura de 20 metros na Serra da Grota Funda.

Ao longo dos últimos meses o Portal tem divulgado uma série de detalhes da obra e tem acompanhado toda a movimentação das autoridades e audiências públicas que foram realizadas. Denunciou a falha no projeto original que não previa a estação BRT da Ilha de Guaratiba e veio protestando e conclamando o povo e associações a protestar contra o pedágio inicialmente previsto. (Para se ter acesso a essas matérias use a janela de busca no Portal)

Durante a solenidade em discurso emocionado, o Sr. Prefeito Eduardo Paes declarou que não só a Transoeste como os outros corredores previstos para as olimpíadas serão construídos, entretanto somente a Transoeste será finalizada ainda em seu mandato, isso é ponto de honra, com que conclamou perante o público presente o empenho de seu Secretário de Obras.

Na sua fala o Prefeito enfatizou que os 32 km de rodovia serão completados ao longo de dois anos e reconheceu que a despeito de todos os esforços que a Prefeitura fará para interferir o menos possível na vida dos moradores da região, a obra trará transtornos que deverão ser superados com paciência e compreensão. "Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos", disse com bom humor. Reafirmou que o corredor não será pedagiado e que a intenção da Prefeitura é que a partir do funcionamento dos BRT´s não existirão mais linhas de ônibus para a Zona Sul e Centro da Cidade e o BRT funcionará como um metrô de superfície, quando os ônibus atuais transportarão os passageiros dos bairros e estradas vicinais para as estações do BRT, que funcionará como transporte de massa.

Existirão 30 estações do BRT, sendo que haverá linhas expressas e paradoras desses ônibus articulados. Em Guaratiba serão construídas quatro estações, uma na Ilha de Guaratiba, na descida da Grota Funda, uma no entroncamento da Estrada da Matriz com Av. das Américas, uma no entroncamento da Estrada do Magarça com Av. das Américas e na ponta da linha a estação de retorno que ficará na Estrada da Pedra.

Serão construídos dois túneis, cuja entrada no lado do Recreio dos Bandeirantes será acessada por um viaduto que passará por cima da atual estrada que dá acesso a Estrada do pontal.

Segundo o Prefeito todas as desapropriações já foram realizadas e os proprietários devidamente indenizados, dessa forma os principais terrenos das vias e acessos já são da prefeitura que está gastando 632 milhões de reais com a obra.

O entroncamento da avenida com a Estrada da Ilha será no trecho entre a Rua Teodoreto de Camargo e Av. das Américas, onde serão construídas as alças de acesso e e a Estação BRT. O atual trevo da avenida não sofrerá intervenções. A estação BRT da Pedra de Guaratiba ficará no entroncamento da Estrada da Matriz com Av. das Américas. Segundo o Prefeito, a partir dali, a Estrada do Mato Alto também será duplicada para facilitar o acesso a Campo grande. A estação Magarça ficará no entroncamento da Estrada do Magarça e a Estação onde acontecerá o retorno do BRT ficará na Estrada da Pedra.

Estamos disponibilizando abaixo o vídeo oficial da prefeitura de lançamento do projeto.

Veja vídeo oficial do projeto

Compartilhe essa notícia