Notícias de Guaratiba

Grupo (GAL) Cidadão do Futuro atua na Estrada da Itapuca

Publicado em 19.10.2010

O Grupo de Articulação Local da Itapuca em Barra de Guaratiba chamado GAL Cidadão do Futuro (Plataforma de Centros Urbanos da UNICEF), formado por Ailton Enéas (produtor de plantas), Severino Honorato (escritor/ poeta/ cordelista) e Lidiane (estudante), moradores da região veem desenvolvendo um projeto, chamado Varanda Cultural que reúne as crianças da comunidade na varanda da casa de "Tia Dê" todas as terças-feiras entre 17h50min e 19:00 hs e tem como objetivo melhorar o acesso a cultura e abrir novas perspectivas de vida. Durante a reunião são ministradas palestras sobre novas possibilidades de trabalho e de vida que não sejam aquelas de seus pais como pesca e cata de caranguejos. Na ocasião as crianças têm acesso a livros de diversos títulos, inclusive literatura de cordel.

O grupo, nas últimas semanas tem promovido reuniões com as mães da comunidade da Itapuca para ouvir as principais preocupações que envolvam suas crianças e adolescentes. A idéia é buscar soluções junto aos poderes públicos para as necessidades dessas famílias. Neste projeto o GAL Cidadão do Futuro tem como coordenadores Maria do Carmo e Severino Honorato e conta com ajuda dos adolescentes comunicadores Alana e Anderson, cuja tarefa tem sido despertar na juventude o interesse pela informação e futuro da comunidade.

Durante as reuniões foi identificado que muitas mães estão fora do mercado de trabalho por não terem com quem deixar filhos e filhas. Pelo menos 35 mães ou avós entrevistadas foram unânimes em apontar a falta de uma creche nas imediações da comunidade.

"Existem muitas crianças e muitas outras por vir" - afirma Sidneia, uma das mães presentes na reunião do dia 9 de outubro na varanda da casa da Tia Dê.

Cerca de 50 crianças com menos de tres anos ainda não estão em idade escolar conforme os padrões atuais estabelecidos pela prefeitura, e a falta de acesso a alfabetização faz com que as mães e pais se mostrem preocupados com o futuro. Outra reivindicação da população local é uma área de lazer e melhorias nas condições da Estrada da Itapuca inclusive com saneamento.

Foram entrevistadas mulheres com idade dentre 18 e 54 anos e atualmente o GAL Cidadão do Futuro busca parcerias para doações diversas, sobretudo aquelas ligadas a todas as formas de educação incluindo computadores e mantimentos, em especial que digam respeito à higiene pessoal infantil, tais como fraldas e absorventes.

Contatos do GAL Cidadão do Futuro: Severino Honorato - ds.honorato@gmail.com (21) 9752-1141 e Ailton Enéas - 9596-8551

Compartilhe essa notícia