Notícias de Guaratiba

Ajude o CEPAG e o meio ambiente doando o óleo de cozinha utilizado em frituras

Publicado em 20.04.2010

Jogar óleo de cozinha usado em frituras na rede de esgoto é um erro grave que pode trazer consequências graves para o meio ambiente, principalmente aqui em Guaratiba onde não temos estação de tratamento de esgotos nem saneamento básico. Todo esse material descartado deverá ir para o manguezal ou canais que inevitavelmente vão desaguar no mar.

Gorduras e óleos utilizados em frituras quando despejados no esgoto das residências, mesmo utilizando-se detergente e a água quente como fazem muitas donas de casa, ainda ssim provocam entupimento e mau cheiro nas tubulações. Assim que chegam ao mar, no contato com a água salgada o óleo passa por reações químicas que dão como subproduto o gás metano através da ação anaeróbica das bactérias. O metano é o principal gás do efeito estufa. As gorduras e óleos por terem densidade inferior a da água permanecem na superfície do líquido criando um cortina que impede a entrada de luz e oxigenação da água comprometendo os micro-organismos base da cadeia alimentar.

O CEPAG entra então como agente facilitador para o descarte desse material, distribuindo recipientes onde poderá ser armazenado o óleo que será posteriormente recolhido pela equipe responsável pela reciclagem. Esse óleo armazenado em vasilhames de 40 litros é encaminhado para processamento e torna-se talvez a principal fonte de recursos do órgão que luta por nossa região.

Se você ama Guaratiba entre em contato com o CEPAG e ofereça esse material que para muitos é resíduo e matéria inservível e com o CEPAG será transformado em material para cursos e campanhas para a comunidade.


Pontos de recolhimento eco-pontos ou entre em contato com o CEPAG

Estrada do Magarça, 3870-Santa Clara. sra Neli. Tel . 3384 0606

Rua Belchior da Fonseca no167, GAC-Pedra de Guaratiba. Sr Vlademir. Tel. 2417 3742

Rua da Covanca, 637 - Ilha de Guaratiba. Sra. Angela. Tel. 3427 3403

Estrada da Ilha, 637 - Ilha de Guaratiba . Bar da Dona Guida

Canto da Praia, 294 - Barra de Guaratiba. Sr Manoel Fogaça. Tel. 2410 8500.


Existem ainda outras alternativas de utilização de óleo de cozinha utilizado em frituras, e uma delas e talvez a mais simples e doméstica é fazer sabão. O Portal a seguir ensina como fazer sabão do óleo de cozinha utilizado, neste caso sugerimos sabão de erva doce, mas pode ser substituido por outra essência.


Sabão de Erva-Doce

Ingredientes:

5 litros de óleo usado e coado

1 copo americano de fubá

500 ml de detergente líquido de coco

1 litro de soda cáustica líquida

1 litro de água fervente

essência de erva doce

Modo de Preparo:

Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.