Notícias de Guaratiba

Secretaria de Saúde constrói Clínica da Família no Jardim Maravilha em Guaratiba.

Publicado em 23.02.2010

Foto: Eduardo Paes e Sergio Cabral ao inaugurar Clinica da Família

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado vem construindo centros de atendimento que fazem parte do novo modelo de gestão chamado Clínica da Família, com o objetivo de atender ao programa de saúde da família no município do Rio de Janeiro.

O novo modelo de clínica da saúde da família oferece atendimento personalizado com uma equipe de médicos e assistentes. A idéia é criar uma intimidade entre o profissional de saúde e o paciente. O horário de funcionamento das clínicas da família é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Nessas clínicas a população contará com consultas médicas para todas as idades e serviços de enfermagem e pré-natal. Poderão receber vacinas, realizar exames laboratoriais e teste do pezinho. Também estará disponível o tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase. Cada clínica da família conta com três consultórios médicos, uma sala de Saúde da Mulher, uma sala de acolhimento mãe-bebê / Saúde da Criança, além de sala de curativos, imunização e procedimentos, ambiente para esterilização completa, espaço para reunião e farmácia.

No ano passado, foram inauguradas clínicas em Realengo e no Pavão-Pavãozinho, em Copacabana e a Prefeitura do Rio pretende construir mais dez Clínicas da Família em 150 dias. Esse prazo tão curto é devido à grande inovação do projeto de construção. As clínicas são compostas de módulos, cada um medindo 5m x 2,5m, em estrutura de aço. Esse tipo de construção modular permite uma adaptação às necessidades de cada comunidade e às condições do terreno em que será construída. Detalhes como o aproveitamento de água da chuva e da instalação de jardins internos, dão um toque ecológico ao projeto cuja proposta com essas inovações é reduzir o calor e o consumo de energia.

A RioUrbe da Secretaria Municipal de Obras é responsável pelo projeto e a licitação para a construção das clínicas. As obras das clínicas de Santa Cruz e Paciência já começaram e este mês também foi dado início à construção da unidade do Jardim Maravilha, em Guaratiba.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina