Notícias de Guaratiba

Audiência Pública em Pedra de Guaratiba sobre a Transoeste.

Ficaram esclarecidos alguns pontos relevantes sobre a Transoeste na Audiência Pública realizada no ultimo dia 18/01/2010 (segunda feira).

Publicado em 24.01.2010

Mesa formada com representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro

Na última segunda-feira (18/01) foi realizada uma Audiência Pública no Clube Paradise na Rua Belchior da Fonseca em Pedra de Guaratiba. O objetivo da reunião foi a apresentação do projeto e especificações do corredor expresso chamado Transoeste, que ligará com Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), a Barra da Tijuca na altura da Rua Olegário Maciel à Santa Cruz na Estrada da Pedra.

Muitos moradores compareceram à Audiência, o que foi muito animador, pois verificamos que a população finalmente começou a participar e cobrar das autoridades a solução dos nossos problemas. A população de Guaratiba está de parabéns e vamos fazer votos que permaneça assim.

Tivemos notícias animadoras, que serão oficialmente publicadas no diário oficial, e resumimos abaixo alguns pontos que achamos ser da maior relevância.

1. Os recursos usados para construção da obra serão da Prefeitura do Rio.

2. Não haverá cobrança de pedágio.

3. As principais avenidas da Guaratiba, a saber, Estrada da Barra de Guaratiba, Estrada da Ilha, Estrada da Capoeira Grande, Estrada da Pedra, serão incluídas no projeto "asfalto liso" da Prefeitura que já está sendo licitado.

4. Serão construídos dois viadutos e duas passagens subterrâneas.

5. Um viaduto na Estrada Estrela da Tarde, um viaduto na Estrada da Barra, duas passagens subterrâneas na Salvador Allende.

6. Espera-se que com essas intervenções o tráfego flua melhor.

7. Serão construídas quatro estações do BRT em Guaratiba.

8. Uma na descida da Grota Funda, uma na Estrada do Mato Alto, Uma na Estrada do Magarça e uma na Estrada da Pedra.

9. O tráfego do BRT poderá ser "expresso" ou parador, pois as estações serão construídas para permitir essas modalidades. Haverá, portanto linha Expressa e Linha que irá parando.

10. Falou-se também em bilhete único, com integração com metro.

11. A licitação da obra começará em fevereiro, e serão licitados dois lotes, um da Salvador Allende até o canal do Rio Portinho, incluindo o Túnel e outra do Canal do Rio Portinho até a Estrada da Pedra.

12. Espera-se começar a obra em maio e concluir em dois anos.

13. Outros assuntos foram abordados na reunião que não se referem à Transoeste, mas que iremos publicar integralmente na edição desta semana.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina