Notícias de Guaratiba

Implantação do Corredor Transoeste.

Implantação viária para corredor exclusivo de ônibus ligando Santa Cruz a barra da Tijuca.

Publicado em 24.01.2010

Fonte:Folder da Prefeitura

O Corredor Transoeste foi concebido como um corredor expresso fechado, seguindo o conceito de tronco alimentador, apresentando elevada capacidade de transporte de passageiros.

Na implantação deste novo sistema está prevista a construção do Túnel da Grota Funda e a duplicação da Avenida das Américas entre a Avenida Salvador Allende e a Estrada da Pedra de Guaratiba.

Nos terminais e estações intermediárias está prevista a instalação de bilheterias e catracas para controle de acessos. Em Guaratiba estão previstas quatro estações: Grota Funda, Mato Alto, Magarça e Cinco Marias. O Corredor Transoeste será constituído por uma linha troncal expressa e uma paradora, racionalizando o transporte público atual.

As estações paradoras permitirão a parada simultânea de dois ônibus em cada sentido e as estações conjugadas (expressa e paradora), possibilitarão a parada simultânea de até três ônibus em cada sentido.

O veículo padrão das linhas troncais (expressa e paradora) deverá ser do tipo articulado. Os pontos de integração para as linhas alimentadoras serão padronizados e localizados de forma a minimizar a distância a ser percorrido pelos passageiros.

Serão construídas duas galerias no Túnel da grota Funda, duplicação da Avenida das Américas no trecho entre o Canal do Rio Portinho até a Estrada da Pedra de Guaratiba, com nova iluminação, canteiro central, pistas segregadas para o BRT (Bus Rapid Transit) e novas rótulas de acesso aos bairros da região. Duplicação das pontes sobre a Av. Vereador Alceu de Carvalho, Rio Portinho e Rio Piraquê, construção de viadutos sobre a Estrada do Pontal, Rua Estrela da Tarde e Estrada da Barra de Guaratiba.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina