Notícias de Guaratiba

Café da manhã de Natal na Fundação Leão XIII em Guaratiba

Publicado em 25.12.2010

Numa estradinha ao lado da Estrada do Mato Alto na altura da Fazenda Modelo em Guaratiba situa-se um dos cinco abrigos de moradores de rua mantidos pela Fundação Leão XIII, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

A maioria da população de rua atendida na Fundação é do sexo masculino e se encontra nesta situação de pobreza em razão de vários fatores como: extrema vulnerabilidade física, mental e social; doentes, muitos deles idosos e portadores de deficiências e que foram abandonados por suas famílias, apresentando um longo e triste histórico de vida nas ruas e asilos.

A Instituição tem como atribuição básica atuar como órgão executor das políticas de assistência social do Estado do Rio de Janeiro e no caso especifico dos moradores de rua, tem como objetivo primeiro resgatar a autoestima, a reaproximação da família e sua reinserção no mercado de trabalho, no entanto, às vezes, a reinserção na sociedade e na família de um morador de rua torna-se difícil devido a dificuldade em superar um vício, a falta de vínculos familiares, ao comprometimento mental gerado nas ruas, e, sobretudo, a falta de auto-estima, levam o indivíduo à perda de identidade, eliminando as chances de sobrevivência desse indivíduo na sociedade. Neste último caso estão os internos da Fundação.

Assim são os 152 internos da Fundação Leão XIII na unidade de Guaratiba. Dentre eles, estão 62 doentes acamados e sofrendo de vários tipos de doenças ou incapacidades de locomoção e sobrevivência. São 12 mulheres e 50 homens morando num pavilhão especial, no qual cinco cuidadoras se revezam em regime de plantão para prestar todo tipo de assistência. Testemunhamos o carinho e atenção dispensada por essas profissionais que zelosas providenciam a higiene dos pacientes, com inúmeras incapacidades, sua alimentação e remédios. Neste dia de Natal cuidavam dos idosos: Marinete, Janaina, Simone, Cristina e Jeniffer, verdadeiros anjos que nenhuma remuneração auferida pelo trabalho fora suficiente para pagar sua dedicação profissional.

Os outros 90 internos se precipitaram ao refeitório onde desfrutaram da atenção e carinho de um grupo formado por homens e mulheres da ABEBM -Associação Beneficente Espírita Bezerra de Manezes da Estrada do Mato Alto, autênticos mensageiros de Noel, nesta festa Natalina organizada na Fundação, saboreando um café da manhã diferenciado e recebendo sacolas de presente com itens de higiene pessoal, pilhas e lembranças amealhadas pelo grupo.

Todos os acamados também foram atendidos pelos voluntários da ABEBM que levaram a cada um dos internos, seu café da manhã e seu presentinho de natal, muitos desses irmãos com dificuldade de visão, de tato ou firmeza nas mãos e que tinham de ser auxiliados para receberem o presente. No entanto, a certeza da verdade contida no Evangelho permanecia na mente e no coração de todos; a dificuldade e o sofrimento desses que ali estavam, incapacitados, sofrendo as dores da carne e do abandono, nas palavras de Jesus durante o Sermão do Monte, serão recompensados no reino de Deus. "Bem aventurados os que choram porque serão consolados", este é o consolo e a esperança levada a todos os internos na Fundação Leão XIII de Guaratiba neste dia de Natal.

Compartilhe essa notícia